Rolf-Werner
Quero voltar a revelar em cores. Nesse caso, eu revelaria no tambor.
€
Aqui estão sendo oferecidos um kit da ADOX e outro da Tetenal. Ambos os kits são adequados para isso? No da Tetenal diz que é para máquina. Por isso o Rapid? O da ADOX é equivalente ou melhor para o revelamento em tambor?
€
Talvez alguém conheça os dois por experiência própria, então agradeço todas as dicas!
€
Rolf
€
Rolf-Werner
Hum. Ninguém sabe, ou vocês já estão todos no meio da correria do Natal? :rolleyes:
?
Rolf
Wolf_XL
Dá uma olhada...
?
http://www.ars-imago.ch/pdf/auto/ars-imago-000176.pdf
?
ou
?
https://www.macodirect.de/media/pdf/TCR15K_datenblatt_d.pdf?
- Espero que o servidor do Mirko não exploda com esse link... ;-)
?
Nos produtos químicos da ADOX está explicitamente escrito
: “O processamento deve ser feito a 35 graus Celsius. O tempo de revelação e fixação é, então, de 45 segundos cada.”
?
Seja em tambor ou em máquina, para os produtos químicos não faz diferença — desde que a temperatura seja mantida dentro do padrão.
Rolf-Werner
O segundo link não funciona. Mas agradeço desde já pelo primeiro. Isso significa, então, que se eu quiser revelar manualmente no tambor à temperatura ambiente, preciso encontrar os produtos químicos da Tetenal destinados a isso. Certo? E eles não estão disponíveis aqui, pois o kit oferecido foi concebido para 35 graus.
?
Rolf
Wolf_XL
...pelo que sei, não existe mais nenhum processo RA-4 que produza resultados satisfatórios à temperatura ambiente. Suponho que, por falta de demanda, não valia mais a pena.
€
O link já deve estar funcionando:
https://www.macodirect.de/media/pdf/TCR15K_datenblatt_d.pdf
Rolf-Werner
Ah, ótimo, isso significa que dá para contar com 30 graus, o que já torna a coisa bem mais viável.
€
Obrigado pelo link!
€
Rolf
Wolf_XL
...também é possível realizar um processo de alta temperatura sem controle de temperatura. Antigamente — quando tudo era melhor — existia um processo de impressão da FTK Kleinschmitt, posteriormente comercializado também como Dilucolor e Diluprint.
€
O procedimento era o seguinte:
€
O produto químico era colocado no tambor a 38 °C; após um ou dois minutos (não me lembro exatamente), a temperatura era medida. A temperatura medida determinava então, com a ajuda de uma tabela, o tempo de revelação restante.
€
Em princípio, é bastante lógico — pois, por um lado, para um revelamento correto, o produto de temperatura x tempo deve ser sempre igual e, por outro lado, o resfriamento ocorre linearmente em função da temperatura ambiente — ou seja, o fator de prolongamento é diretamente proporcional ao resfriamento por unidade de tempo... A constante de resfriamento fornece, por assim dizer, o fator de prolongamento...
jonny
€
É verdade que não existe mais nenhum kit explicitamente anunciado como sendo para “temperatura ambiente”. Mas isso não significa que não seja possível. Os produtos químicos Kodak Ektacolor RA, por exemplo, funcionam sem problemas a 35, 30, 25 e até 20 graus. Desvantagem: embalagens maiores a partir de 5 litros. É necessário um pequeno ajuste na filtragem. Quanto a outros conjuntos de produtos químicos, não posso me pronunciar por falta de experiência.
jonny
Gast
O tópico já é um pouco antigo. Mesmo assim, vou aproveitá-lo por causa do título certeiro.
Será que a variedade de produtos químicos para RA4 está diminuindo?
Segundo a Maco, o Digibase RA4 não está mais disponível; aqui na FOTOIMPEX, o kit ADOX RA4 já não pode ser encomendado há algum tempo.
Ambas ainda têm o kit Tetenal à venda.
Será que isso é um problema temporário ou a UE proibiu mais uma vez alguns produtos químicos, de modo que agora “apenas” os estoques restantes estão sendo vendidos?
Por que, na verdade, não existem soluções em pó na área de RA4 que tenham uma vida útil mais longa?
MirkoBoeddecker
Há mais consolidações do lado dos fornecedores (matérias-primas). A UE não tem nada a ver com isso. Embora haja uma recuperação no mercado, os preços de todos os produtos análogos continuam tão baixos que qualquer empresário sensato, ao fazer suas contas, acaba virando as costas, balançando a cabeça. Idealistas como nós fazemos isso mesmo assim e ganhamos nosso dinheiro em outro lugar ou nem ganhamos nada, mas quando se trata dos grandes produtores do setor químico, muitas vezes são empresas que também podem fazer outras coisas. Aí é tudo ou nada. Se um produto não gera um certo retorno mínimo para cobrir os custos, ele simplesmente deixa de ser fabricado.
Nós mesmos poderíamos fabricá-lo, mas não vale a pena. Por isso, o que a Tetenal oferece atualmente já é bom. Se isso deixar de existir, nós estaremos aqui.
Gast
Então vou recorrer ao Tetenal. É uma pena que eu tenha que jogar fora metade do produto.
É possível congelar parte dos produtos químicos?
Sandro
Não sei te dizer agora, mas eu também já pensei em congelar isso.
Magirus
Isso não deve funcionar, pois estraga o produto químico; dá uma pesquisada no Google.
(Li algo sobre isso, mas não é a verdade absoluta...)
Já testou o Tetenal como revelador de uso único?
O produto químico original permanece puro e tem maior durabilidade.
Atenciosamente, Bernd
Wolfgg
Já congelei com sucesso os reveladores E6 e C41 como solução de trabalho a -18 °C; eles duram pelo menos 12 meses. O RA4 não é muito diferente; há boas chances de que isso também funcione com ele. Portanto, não hesite, teste (mas não use garrafas de vidro).
€
Atenciosamente, Wolfgang
Gast
Isso não deve dar certo, pois a composição química fica prejudicada; dá uma pesquisando no Google.
(Eu li algo sobre isso, mas não é a verdade absoluta...)
?
Como não vou usar todo o kit mesmo, vou fazer o teste de congelamento com uma parte dele. Depois posso contar aqui o que deu.
?
?
Já testou o Tetenal como revelador de uso único?
A solução química original permanece pura e tem maior durabilidade.
?
De qualquer forma, só faço uma preparação parcial, não preciso de um litro para o tambor.
HenningH
Houve uma vez uma experiência publicada na revista Hobbylabor sobre o congelamento de produtos químicos, e os produtos químicos para pintura foram os únicos que não se danificaram ao serem congelados.
Rolf-Werner
Isso também me interessa — por que congelar a mistura e não os produtos químicos originais? Afinal, o volume é bem menor. Nosso freezer já está lotado mesmo :)
€
Não, falando sério, se eu sei que preciso sempre dos produtos químicos originais para 500 ml de mistura, posso congelar as quantidades correspondentes. A menos que haja algum impedimento técnico...
€
Atenciosamente,
Rolf
Ewald
O segundo link não funciona. Mas agradeço desde já pelo primeiro. Isso significa, então, que se eu quiser revelar manualmente no tambor à temperatura ambiente, preciso encontrar os produtos químicos da Tetenal destinados a isso. Certo? E eles não estão disponíveis aqui, pois o kit oferecido foi concebido para 35 graus.
€
Rolf
Eu sempre uso Tetenal e revelo a 35 °C em bandejas abertas ou, a partir do formato 25x30, no tambor Jobot. Em temperaturas mais baixas, não consigo obter cópias repetíveis e sem distorção de cor.
€
Horst
Wolfgg
Rolf-Werner:
Quando se congela a solução química original, pode ocorrer a formação de precipitados que, ao descongelar, são difíceis ou impossíveis de dissolver novamente. Basta pensar nas substâncias que precisam ser dissolvidas em uma determinada ordem para que todas entrem em solução. Provavelmente por isso a Kodak sempre indicava uma temperatura mínima em muitos concentrados (no E6, por exemplo, +5 °C). Mas também aqui vale a regra: a prática leva à perfeição.
É claro que também é mais prático e rápido simplesmente tirar o frasco para 1 filme do congelador, descongelar e aquecer até a temperatura adequada, e pronto, já dá para começar. Assim, nem mesmo erros de diluição podem mais ocorrer. Pois eles acontecem facilmente quando, após uma longa sessão fotográfica, cansado e com fome, a gente lê a marca da graduação...
Atenciosamente, Wolfgang
€