Wolfgang
Olá,
Hoje usei o Calbe R 09 pela primeira vez. É normal que o revelador tenha essa coloração marrom-escura em um frasco novinho em folha?
No caso do Agfa RODINAL, essa descoloração só começa a aparecer depois de algumas semanas!
Ah, e mais uma coisa: alguém conhece uma alternativa mais barata ao Kodak Tri-X-Pan?
Atenciosamente,
Wolfgang
Gast
Olá, Wolfgang
Sim, a coloração escura do R09 é totalmente normal, e o melhor é que esse material dura uma eternidade, mesmo na garrafa aberta, pelo menos se você adicionar algumas “gotas”
de Protectan.
Uma alternativa ao Tri-X…
Acho que, com perguntas desse tipo, você pode desencadear verdadeiras “guerras de crenças no fórum”.
Existem algumas alternativas clássicas legais na faixa dos 400: Foma 400, HP5, APX400; o
Fuji400 deve ser bem legal; eu mesmo vou escrever mais um post sobre o Forte 400, pois
ainda não o conheço.
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Olá, Wolfgang,
O RODINAL da Agfa é tão transparente no início porque é engarrafado sob atmosfera de nitrogênio.
Após a primeira abertura, ele fica marrom.
O R09 tem validade de décadas — mesmo marrom como está e, na verdade, até mesmo sem Protectan.
O Classicpan é o filme da nossa própria linha que mais se aproxima do TRIX.
O Fomapan tem grãos muito finos e é mais claro que o TriX.
As alternativas mencionadas pelo Michael também são válidas, mas não são mais baratas.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá!
Mais uma pergunta sobre o R09: para ele, os tempos são sempre indicados para diluições como 1+40, 1+80, etc., enquanto para o RODINAL são 1+25, 1+50, etc.
Até que ponto os dois são idênticos? Se eu preparar o R09 não em 1+40, mas em 1+50, posso simplesmente usar os tempos da Agfa?
Motivo: descobri a melhor combinação de sensibilidade, diluição e revelação para alguns filmes, ainda tenho um frasco de R09 guardado e gostaria de continuar usando-o, se não precisar testar tudo de novo...
Roman
Gast
Roman,
esses reveladores são muito semelhantes em seu funcionamento. O R09 é o RODINAL original. A Agfa modificou e aperfeiçoou tecnicamente o seu RODINAL. Em particular, aumentou-se a concentração.
Sua suposição está correta: o AGFA 1+50 corresponde, em certa medida, ao R09 1+40.
No entanto, os resultados não serão 100% idênticos.
O que, porém, não é um grande problema com um revelador que funciona de forma tão equilibrada.
Mirko