paufina
Olá,
com qual revelador é possível aumentar a sensibilidade do Fomapan 400 em
2, ou talvez até 3, stops? Que revelador vocês
me recomendariam para esse filme em geral
(mesmo quando não for usado com aumento de sensibilidade)?
E qual é o mais adequado para o Fomapan 200?
Talvez não seja totalmente irrelevante: prefiro revelar
em rotação, ou isso não faz sentido (em termos de nitidez nas bordas, etc.)?
Desde já, obrigado
paufina
Roman
Olá!
Vamos ver o que o pessoal da FOTOIMPEX tem a dizer, mas, pessoalmente, eu não recomendaria aumentar a sensibilidade do Foma 400, e isso pelo seguinte motivo:
Esse filme está muito aquém dos 400 ASA anunciados. Já testei esse filme em rolo tanto no formato 120 quanto no 35 mm com diversos reveladores (RODINAL 1+50, Microphen, ID11 1+1, Fomadon LQN 1+14), e a 200 ASA dá certo por pouco; para obter um bom detalhe nas sombras, talvez seja necessário realizar uma exposição a 125–160 ASA. (E eu não sou, de forma alguma, um fanático por zonas que realiza a exposição de todos os filmes 1 ou 2 pontos acima... eu configuro meu HP5 por padrão entre 640 e 800 ASA!). O filme simplesmente tem uma sensibilidade muito menor do que a indicada (embora combinada com um grão bastante fino), portanto, não é muito recomendável para push.
Que tal um HP5+ empurrado para 800 ou 1600 — fica muito bom no A49 1+1? Ou, se você fotografar em 35 mm, um Fuji Neopan 1600, com exposição a 800 ou 1000 ASA e revelado em Microphen ou A49.
Atenciosamente,
Roman
Gast
Olá a todos
Concordo com o Roman: o Foma 400 com certeza não tem 400 ASA; eu o exponho como se fosse 320 ASA
e me dou bem com isso (revelação A49, 17 min, 1:2). Mesmo assim, eu aumento a sensibilidade do filme quando quero mais ASA, e tenho obtido bons resultados com isso.
No caso do Foma 400, quando empurrado para 640 ASA, dou ao filme um tempo de revelação de 23 min em A49 1:2; empurrado novamente para 1280 ASA, dá uns bons 31 min (experimentar é melhor do que estudar). Mas, na minha opinião, aí está realmente o limite do filme.
Com o T200, aliás, acontece exatamente a mesma coisa. Ele tem apenas 160 ASA (mais ou menos!), os tempos de revelação são os mesmos, já que também revelo o T200 em A49.
Ah, sim, tudo isso se refere à revelação por inclinação; revelação por rotação não é minha especialidade.
Atenciosamente,
Michael
MirkoBoeddecker
Olá,
Nossa opinião é praticamente a mesma dos outros.
O filme 400 não tem uma sensibilidade real de 400, assim como a maioria de seus concorrentes de grão fino.
Mas aumentar a sensibilidade não significa necessariamente que se queira realmente preservar os detalhes nas sombras. Se você aumentar a sensibilidade do Foma para 800 ou 1600, obtém-se tons de cinza médios muito bem diferenciados (compressão de tons de cinza) e luzes finamente delineadas.
As sombras ficam apagadas, mas em muitos motivos isso pode ser muito atraente.
Esse efeito está muito bem documentado no livro “Chaos”, de Koudelka.
Aqui em Berlim, temos muitos clientes que realizam a exposição do Fomapan a 1600 e realizam a revelação em F09.
Diluição 1+200 e 20-35 minutos, dependendo do tipo de rotação.
Isso produz um efeito próprio.
Às vezes, mesmo em fotos de teatro, as sombras não são tão importantes.
Portanto, cada um deve decidir por si mesmo.
Dicas de revelação: A49 diluído em 1+1 ou 1+2 e, em seguida, prolongar o tempo em 1,333 vezes por stop e somar o fator de diluição (1,5 para 1+1 e 2,0 para 1+2).
Alternativamente, F09 como acima (experimentar com diferentes diluições).
Mirko Bödecker