dje
Prezada comunidade de preto e branco,
Acabei de me deparar com a oferta exorbitante de filmes em preto e branco. De repente, surgem nomes de fabricantes que eu já havia dado como extintos há muito tempo. Isso me deixa perplexo...
Foma – é um nome conhecido
Ilford – tudo bem, mas eles não tinham parado de fabricá-los?
Kodak – até que ponto esse ainda é o antigo TRi-X??
Agfa APX400 – costumava ser meu filme padrão, de onde vêm os novos agora??
Depois leio que o material SCALA reapareceu??
Rollei – experimentei, mas não estou convencido – ainda mais porque a oferta é confusa
ADOX – só conheço na embalagem verde como EFKE, acho que ainda tenho alguns congelados.
Bergger Panchro 400 – material muito interessante, mas por quanto tempo ainda vai estar disponível...
A FOTOIMPEX teve a gentileza de me enviar um “boletim informativo” na semana passada – provavelmente reativaram contas inativas, o que me motivou a voltar a me dedicar à fotografia analógica em preto e branco. A oferta de filmes parece ser maior hoje do que nos anos 80/90, ou o conteúdo é o mesmo em todos os lugares?
Enquanto a Ilford e a Foma ainda oferecem o que já fazia parte do sortimento naquela época — só que, provavelmente, atualizado —, pergunto-me de onde vêm todas essas novas emulsões, já que, há dez anos, os fabricantes foram fechando suas fábricas, um após o outro.
Tenho a impressão de que marcas renomadas estão sendo compradas ou revendidas com lucro. Da mesma forma que Grundig, Telefunken e Wega, que de repente aparecem como marcas em linhas de produtos superbaratos.
A gama vai de “Superpan” a “Retropan” e “DAR-alguma-coisa” até “SilberSUPERPOWER”. Todas são super nítidas e reproduzem o espectro de cinza ideal — :@
Estou procurando um clássico ISO 400 que eu possa realizar a exposição de 200 a 800 ASA com bons resultados (o revelador será ajustado). Minha combinação padrão há muito tempo era — AP/X400 ou Tri-X em RODINAL, com exposições às vezes em 200/400 ou 800 como 120 e KB. Também gostava de usar a Fuji NP400 — ficava ótima em RODINAL!!
Nunca me adaptei ao Tmax ou ao Delta. Há anos, tentei recomeçar com o Rollei Retro ou o RPX, mas não fiquei satisfeito. Enfim, para resumir... quem pode me recomendar uma combinação que me dê flexibilidade nas viagens — sem que eu precise testar cerca de 25 emulsões?
A resposta mais fácil agora seria, claro: use o APX ou o Tri-X atuais e não nos incomode, mas desculpem!!
No APX e no RODINAL (ADONAL ou R09?) já não há mais nada da AGFA há muito tempo — além disso, não encontro o APX no formato 120.
Espero que me perdoem e me deem uma ou duas dicas boas — Abraços, Dirk
landpfarrer
Olá, Dirk,
Aqui vão algumas dicas rápidas que espero que te ajudem:
Foma: eles continuam produzindo ativamente. Acabei de usar (pela primeira vez) o Fomapan 200, pois precisava de um filme econômico em embalagens de 24 fotos para um projeto escolar. Nada mal, bons tons de cinza — com o revelador da Foma, para 11 rolos valeu a pena. Mas provavelmente não seria minha escolha padrão. Ainda não experimentei o 400.
Ilford: eles também produzem bastante. E para outras marcas também. Assim, o Rollei RPX 100/400, o Apfaphoto APX 100/400, o Kentmere 100/400 e o CHM 100/400 da FOTOIMPEX são produzidos pela Ilford e devem ter a mesma emulsão. O Kentmere / CHM 400 revela-se bem com ADONAL/RODINAL, com contrastes bastante acentuados. O ADONAL/RODINAL ou todos os outros R09 que existem no mercado utilizam (mais ou menos) a antiga fórmula do Agfa-Rodinal.
Experimentei o HP5+, mas não me agradou muito com RODINAL e Ultrafin; os contrastes eram muito fortes.
Bergger Panchro 400 – já não existe mais no formato 135, o 120 ainda está disponível; sua pergunta sobre por quanto tempo mais é válida. O manuseio é um pouco complicado, é preciso molhar antes do revelamento, caso contrário, ele fica muito denso.
ADOX: Produção própria, em Berlim e na Suíça, uma marca antiga, mas que não é usada apenas como rótulo (dá uma olhada em adox.de). Infelizmente, na produção própria, só há filmes de baixa sensibilidade. Estou esperando ansiosamente pelo CHS 100 II. Mas mesmo esse não terá o espectro que você deseja. Na faixa de baixa sensibilidade, prefiro os filmes da Adox.
Kodak: Essa é a minha combinação atual: Tri-X com HC-110. Abrange um leque bastante amplo. Por volta de 2005, a Kodak fez algumas pequenas alterações (provavelmente devido a mudanças na produção e nas matérias-primas), ajustando também os tempos de revelação (a ficha técnica indica 3,75 minutos para o HC-110, o que é geralmente considerado muito curto; eu uso 5,5 minutos). Mas, no geral, esse é o filme comprovado.
Minha humilde opinião, que não pretende ser uma regra geral ;-)
Atenciosamente, Jörg
Photux
Sinceramente, não consigo entender muito bem todo esse alvoroço. O site @landpfarrer já trouxe várias dicas úteis. Pessoalmente, sou fã da Tri-X há anos e também acho que esse é praticamente o último filme que a Kodak vai tirar de linha, então o abastecimento está garantido. Eu nunca fiz o processo de “pulling” com ele, mas aumentar a sensibilidade até 1600 no D76 não dá nenhum problema. Eu não iria tão longe com o RODINAL/R09; a 400, ele fica muito bom no R09 1+50.
Falando em reveladores: o RODINAL segundo a última receita da AGFA está disponível com o anfitrião do fórum; o “RODINAL original” (chamado R09 ou algo parecido), segundo a fórmula de 100 anos atrás que já é de conhecimento geral, pode ser encontrado em vários outros fornecedores. Pessoalmente, prefiro este último por causa da maior nitidez; a granulação mais alta não me incomoda. O RODINAL (não importa qual das duas versões) provavelmente não vai desaparecer do mercado tão cedo. E se isso acontecer, dá para fabricá-lo em casa, se for preciso...
Pessoalmente, nunca testei outros reveladores além do D76 ou do RODINAL de forma mais detalhada, porque tenho um volume de trabalho baixo e, portanto, preciso de prazos de validade longos (com o RODINAL, praticamente eternos; com o D76, um ano é perfeitamente possível). Além disso, ambos têm a vantagem de oferecer resultados pelo menos bons com praticamente qualquer filme. Até mesmo com filmes de cristal plano, embora eu também não goste muito deles.
O Ilford HP5 é certamente equivalente ao Tri-X e deve permanecer no mercado por muito tempo; qual dos dois se prefere é, em última análise, uma questão de gosto.
Se for para algo mais barato, também acho o Kentmere/CHM 400 realmente bonito e, acima de tudo, de grão muito fino e perfeitamente adequado para push. No entanto, em tudo o que a Ilford produz para outras marcas, surge sempre a questão de quanto tempo permanecerá no mercado exatamente dessa forma e se é realmente 100% idêntico. Também seria possível que as emulsões fossem ligeiramente adaptadas aos desejos do respectivo cliente, mas isso dificilmente pode ser afirmado com certeza.
dje
Obrigado pelo feedback,
O Tri-X é um velho conhecido — há alguns anos, tive o problema de que os negativos antigos eram difíceis de digitalizar. Hoje, acho que devo revelá-lo de forma um pouco mais suave.
Depois de pesquisar um pouco nos buscadores, li que até mesmo a “Ferrania”, após uma “campanha ambiciosa concluída com sucesso”, relançou seu P30 no mercado — ainda que em quantidade limitada. Será que em breve veremos novamente filmes da “Perutz” e da “Tura”? — não me surpreenderia se ainda tivessem “Made in Germany” escrito neles; como vi na Rollei R3. Nos EUA, o “Ultrafine-Extreme” está em alta no momento — ninguém sabe ao certo de onde ele realmente vem —, mas parece ser uma versão simplificada do Delta (provavelmente).
Outro exemplo é o “JCH StreetPan 400”, que de repente está sendo aclamado como a reencarnação do Neopan.
JCH StreetPan 400 é o renascimento do filme de vigilância para fotógrafos de rua — o JCH StreetPan 400 não usa uma emulsão recém-inventada — na verdade, é um antigo filme de vigilância descontinuado que Hunt está trazendo de volta à vida. (É um “filme renascido”, diz Hunt, “não um filme rebobinado”).
Cada um faz o que quer...
Acho que vou voltar a usar o Tri-X. Na verdade, eu achava que, na nova enxurrada de filmes, haveria algum que tivesse o potencial de tirar o Tri-X do pedestal e atender às minhas exigências.
Saudações e agradecimentos, Dirk
P.S.: Se alguém encontrar um “TURA pan 160” novo antes de mim, por favor, me avise.
Wolf_XL
… em certa medida, voltei ao ponto em que já estive nos anos 80... Na faixa de 100, com o Ilford FP4 ou o PanF — só na faixa de 400 é que, depois de muito hesitar, acabei optando por um filme de cristais planos: o TMax 400. Mas também gosto de usar o HP5 de vez em quando. Quanto aos reveladores, mantive os tradicionais — D-76, HC-110 e o revelador TMax são meus clássicos. Normalmente, o Rodinal também estaria nessa lista — mas, infelizmente, por aqui há muitos Rodinals que querem ser todos originais. Mas, sinceramente, acho muito chato ter que pesquisar qual deles é o mais próximo do original — por isso, o RODINAL já foi riscado da minha lista...
No entanto, nunca me adaptei muito bem aos filmes Foma. Isso se deveu principalmente ao fato de que todos os Fomas, nas soluções que usei, nunca atingiram a sensibilidade indicada — mesmo nos reveladores Foma...