Thomi
Alguém tem experiência com o revelamento do Rollei Ortho 25 no Rollei RHC High Contrast para fotografia de arquitetura?
Fiz duas tentativas, sempre seguindo as instruções, mas sempre com resultados decepcionantes:
De acordo com a ficha técnica: 1+5: 4 minutos de agitação
Instruções da embalagem do filme: 1+7: 5 minutos de agitação
Fotografias de arquitetura, a medição de exposição da minha Nikon F90x funciona.
Em ambas as tentativas, os negativos ficaram extremamente escuros, praticamente inutilizáveis.
Alguém tem dicas de como melhorar o resultado?
Wolf_XL
...para fotografia artística, o revelador Rollei RHC não é exatamente a melhor opção — a menos que você goste de contrastes extremamente marcantes...
michael-kielgmxnet
Sempre revelei esse filme com RODINAL na diluição 1+2 ou 1+3. Funciona muito bem na sensibilidade nominal. Acho que o tempo de revelação era de 6 minutos na diluição 1+2. Dizem que o RODINAL em diluição alta também funciona, mas ainda não testei isso pessoalmente.
Thomi
Obrigado, vou tentar revelar o próximo Ortho 25 com RODINAL e ADONAL; já tenho o revelador em casa.
Estou fazendo algumas experiências e quero obter efeitos gráficos, por isso estou procurando contrastes realmente extremos