Fotofifi
Olá, pessoal,
Gostaria de comprar um ampliador usado ou, de preferência, um pequeno laboratório fotográfico completo.
De preferência para preto e branco e colorido.
Principalmente para 35 mm, talvez também para formato médio.
Com todos os acessórios.
O mais barato possível, até cerca de 250 €.
Há várias semanas venho me informando para descobrir o que é mais adequado para mim, mas os preços nesse segmento variam entre 35 e 350 €.
Estes aqui estão na minha lista de finalistas:
https://www.ebay-kleinanzeigen.de/s-anzeige/kaiser-vergroesserer-vp6000-fuer-sw-und-vcp-3505-professional-color/1086713786-245-1111
https://www.ebay-kleinanzeigen.de/s-anzeige/completa-câmara-escura-fotolabor-sw/1075162081-245-1151
https://www.ebay-kleinanzeigen.de/s-anzeige/sw-vergroesserer-dunkelkammereinrichtung/1092500307-245-2159
https://www.ebay-kleinanzeigen.de/s-anzeige/kleines-fotolabor-fuer-schwarz-weiss-entwicklung-abzugeben/1089835403-245-1091
Talvez vocês tenham mais sugestões ou outras propostas
Muito obrigado
wosis123
Eu trabalho com uma série Kaiser VCP 7000 com cabeça colorida para filtragem de gradação em preto e branco para 35 mm e 6x6.
No que diz respeito aos ampliadores, é preciso verificar se eles são compatíveis com 35 mm e MF, como se faz a configuração e se vêm com lentes para 35 mm (uma 50 mm) e MF (uma 80 mm). Como você também quer trabalhar com cores, é imprescindível ter uma cabeça de mistura de cores (aquela com três botões de ajuste para amarelo, magenta e ciano), caso contrário não vai dar certo.
[hr]
Onde você mora, afinal? Se for na região do Reno-Neckar, eu poderia te convidar para dar uma passada no nosso clube de fotografia/laboratório.
Wolf_XL
... eu tenho um Dunco 66-C — ou seja, com cabeça de mistura de cores, adequado também para cores e papéis VC — à venda... Ele é compatível com formatos que vão do Pocket ao 35 mm e até 6x6. Com lente de ampliação para 35 mm e mesa de projeção 6x6 com vidro, bem como mesa de projeção para 35 mm sem vidro, ele estaria disponível por 150 euros. Também tenho outros acessórios, como, por exemplo, moldura de ampliação, exposímetro e similares — se tiver interesse, envie-me uma mensagem privada. O aparelho está comigo desde meados dos anos 80 — estou vendendo-o apenas porque, há dois anos, ganhei o mesmo modelo quase novo de presente...
Summilux
Olá, antes de mais nada, parabéns pela decisão de montar seu próprio laboratório fotográfico.
Estou nessa área há mais de trinta anos e, por isso, talvez possa lhe dar algumas dicas. Em primeiro lugar, você deve pensar no que deseja fazer com o laboratório. No início, eu não me dispersaria e, portanto, começaria por me familiarizar com a técnica do preto e branco. Como mais tarde você talvez queira expandir para o colorido, deve escolher um ampliador que permita uma atualização. Tive experiências muito boas com ampliadores da KAISER. Por um lado, a empresa ainda existe e o fornecimento de peças de reposição e acessórios está garantido; por outro, é possível fazer um upgrade, conforme a necessidade, de 35 mm para formato médio (até no máximo 6x9 com o condensador correspondente) ou de preto e branco para cores. Infelizmente, a cabeça Vario-contraste (Multigrade) não é mais produzida. Se você tiver interesse nela, terá que procurar no mercado de usados, mas isso não será nada fácil. Recomendamos os aparelhos cuja designação termina em 05: 3505 (para formato 35 mm), 6005 (até 6x6), 7005 (até 6x7) ou 9005 (até 6x9). VP significa que é projetado para P&B e possui uma cabeça com uma lâmpada opal de 75 watts. É totalmente suficiente para P&B e também não é tão caro. VCP significa que é projetado para cores e possui uma cabeça de mistura de cores. É iluminado por uma lâmpada halógena de 100 watts, cujo funcionamento requer uma fonte de alimentação separada da Kaiser. Se isso não for oferecido junto, é complicado conseguir uma fonte de alimentação avulsa, mesmo que seja usada. Com um VCP, também é possível realizar a exposição de papel multigrade.
Uma lente de ampliação desempenha um papel decisivo para boas cópias feitas à mão. Não se deve economizar nisso. Muitas vezes, os pacotes completos incluem lentes simples de três elementos. Eu evitaria essas. Lentes boas e acessíveis podem ser encontradas usadas da Schneider-Kreuznach, na série “Componon-S”, ou da Rodenstock, na série “Rodagon”. Todas essas são lentes de seis elementos bem corrigidas, com as quais também é possível produzir ampliações grandes de até pelo menos 40x50 cm. Para o formato 35 mm, usa-se uma lente de 50 mm e, para o formato 6x6, uma de 80 mm. Quanto maiores forem as cópias, maior será a importância da abertura inicial da lente de ampliação: quanto maior a abertura (por exemplo, 1:2,8), mais fácil fica a focagem. Minha recomendação, portanto, para começar: Schneider Componon-S 1:2,8/50 mm para 35 mm. Se também for necessário ampliar negativos de formato médio, então (adicionalmente) a Schneider Componon-S 1:4/80 mm. Com uma lente de 50 mm não é possível ampliar negativos 6x6 que ocupem todo o formato; por outro lado, com uma lente de 80 mm também é possível ampliar negativos de 35 mm, mas a distância entre a cabeça e a mesa de trabalho aumenta significativamente e nem todos os formatos de papel podem ser utilizados.
Quanto aos demais acessórios para o laboratório fotográfico, você precisa avaliar o que pretende fazer e quais acessórios são essenciais para isso. É claro que você precisará (no mínimo) de uma lâmpada de câmara escura, bacias de laboratório em diferentes tamanhos, pinças de aço inoxidável para o papel, garrafas grandes para os produtos químicos, pois as bacias já comportam bastante material, e assim por diante.
Bem, espero ter conseguido dar algumas dicas úteis.
Desejo-lhe muito sucesso na montagem do laboratório e a paciência necessária para praticar esse belo hobby.
Wolf_XL
… bem, a empresa Dunco ainda existe, afinal — no ano passado, por exemplo, encomendei lá o ajuste de precisão para a minha Dunco — e, como lente de ampliação, eu acrescentaria uma Rodagon 50 mm...