berlinerfotografie
Oi,
Encontrei recentemente na casa de um amigo meu algumas fitas de filme ORWO NP 20 SL (12 fotos, preto e branco, com validade expirada em 1992). Estão na embalagem original e foram guardadas em local bem fresco.
Alguém sabe se ainda posso fotografar com elas e, se sim, onde ou como eu poderia revelá-las (ou mandar revelar)?
Também gostaria de saber o valor dessas fitas (já que elas não são mais fabricadas).
Não encontrei nada sobre isso nas minhas pesquisas na internet.
Seria muito legal saber mais sobre isso! :D
Abraços,
Adrian
landpfarrer
Olá, Adrian,
O cartucho SL era o equivalente (do Leste) ao cartucho Agfa Rapid, mas, ao contrário deste, não transmitia informações sobre o filme para a câmera. O filme nele contido é idêntico ao filme ORWO NP 35mm, podendo, portanto, ser revelado da mesma forma. Se você mesmo fizer o revelamento, tem a chance de salvar a cartucho; se mandar revelar (em laboratórios comuns, nosso simpático anfitrião certamente também faria isso de bom grado), é muito provável que a cartucho seja destruída.
Para fotografar, é preciso uma câmera feita para esses sistemas (havia vários modelos, como a Beirette SL ou a Agfa Rapid) e uma cartucho vazia. Como essas câmeras eram do segmento de baixo custo, elas têm um equipamento bastante básico. Dá uma olhada no que você consegue encontrar nas plataformas de leilão. Lá você também pode se informar sobre os preços a que esses filmes são negociados; pelo que tenho observado, a oferta supera claramente a demanda.
Atenciosamente, Jörg