highscore
Oi, pessoal
Quero digitalizar meus negativos e criar um arquivo.
Estou procurando um programa de arquivamento com uma função de busca abrangente.
Ou seja, que permita inserir vários termos de busca ao mesmo tempo, intervalos de tempo etc.
Também não estou procurando um programa com recursos avançados de edição de imagens.
Para isso, posso usar o Photoshop a qualquer momento.
Seria bom se fosse gratuito ou shareware.
Prefiro investir meu dinheiro em filme e papel.
Meu scanner: Epson V200, infelizmente só serve para 35 mm.
(geralmente uso 600 dpi para digitalizar)
Atenciosamente,
Marcus
Renate
Olá,
Eu também já tive essa ideia, mas há muito tempo a descartei. É tudo extremamente demorado e os programas têm vida útil muito curta para serem arquivados. Isso vale tanto para programas gratuitos quanto para os pagos. Quando procuro uma foto, folheio as folhas de contato. É mais rápido e eficaz.
Atenciosamente,
Renate
Urnes
Olá,
Tenho que concordar com a Renate: só para encontrar um negativo em uma das pastas (já que, com 600 dpi, não pode ser mais do que isso), a gestão eletrônica dá muito trabalho. Já tentei digitalizar apenas as cópias de contato, mas, quando precisava de algo, acabava sempre pegando a pasta diretamente. Os negativos estão organizados tanto por ano quanto por formato (KB, MF, GF), com a cópia de contato na frente e os negativos atrás. Lembro-me tão bem da maioria das fotos que simplesmente pego a pasta. Mas isso também depende da quantidade de fotos. É claro que, para minhas digitalizações em alta resolução e arquivos de imagem digitais, uso naturalmente um banco de dados.
Se você está procurando uma solução barata, eu recomendaria o XnView. Mas você terá que preencher manualmente a tag IPCT de cada arquivo. A ferramenta é muito rápida tanto como visualizador de imagens puro — ou seja, abrir um diretório e exibir as imagens — quanto como mecanismo de busca. Como solução paga, eu indicaria o ACDSee. Ele tem alguns problemas quando se trata de arquivos de imagem grandes (200 MB). Mas, no que diz respeito a organizar e pesquisar JPGs, ele é ótimo, principalmente porque também não é preciso importar os arquivos primeiro.
Atenciosamente, Sven.
Bonderer
Com meus 1.300 a 1.400 folhas de contato, quanto tempo eu levaria para digitalizá-las? O tempo necessário seria tão longo que o resto da minha vida não seria nem de longe suficiente para concluir essa tarefa.
Nesse caso, folhear as folhas de contato é a maneira mais fácil e rápida. Assim, quando procuro algo específico, sei mais ou menos em que parte da folha está.
Não se assuste com a quantidade: há mais de 40 anos, 99,5% são apenas P&B. Mas, com essa quantidade, já faz tempo que não dá mais para ter uma visão geral. Mas é quase toda a minha vida ali, e, por isso, parece-me que olhar as folhas de contato é a melhor opção.
highscore
Sim, 1.400 negativos? Talvez 30 fotos por folha já fosse demais até para mim.
€
Meu objetivo é digitalizar os 5 a 10% dos negativos que valem a pena. São aqueles que me agradam e que talvez eu queira imprimir novamente algum dia.
É justamente esses que não quero ter que passar horas procurando.
O resto não importa.
Também gosto de riscar com caneta permanente os negativos que não me agradam quando os reviso.
Muitas vezes, assim, não sobra muita coisa de uma tira de negativos.
mattes
Ter algo assim é ótimo.
Para um arquivo, não é necessário digitalizar os negativos; dá até para fazer isso sem as folhas de contato.
Tudo se resume a organização e disciplina.
Primeiro, você precisa pensar no que deseja que esse sistema faça.
Há pessoas que fazem anotações sobre cada foto logo após a captura.
Se o filme for vinculado às anotações por meio de um número de ordem, você terá um arquivo.
Isso funciona mesmo sem nenhuma tecnologia; basta um caderno ou um fichário. Assim como em uma biblioteca, é possível aperfeiçoar tudo com um catálogo de palavras-chave.
Você pode fazer tudo isso em formato eletrônico com um programa de banco de dados.
No meu caso, os negativos são guardados em uma pasta e arquivados com um número composto pela data e um número de ordem.
Todo o resto vai para a categoria “se algum dia eu...”
Mattes
highscore
Mattes
Sim, era mais ou menos isso que eu tinha imaginado.
Só que não tenho disciplina suficiente para uma descrição puramente textual, com pastas, fichas de contato etc.
Mas acho que, com uma função de busca por palavras-chave, na qual se insere várias palavras-chave + um intervalo de tempo opcional, e depois visualiza os resultados em imagens, vou conseguir encontrar o que procuro rapidamente.
Gostaria de conseguir fazer isso com um software.
Mas, no fim das contas, tudo o que funciona está bom.
Marcus
Wolf_XL
...meu conselho sincero: esqueça isso... Só há a menor chance de dar certo se você começar do zero; caso contrário, vai ficar 24 horas por dia ocupado com a documentação. Portanto, nem tente registrar seus negativos antigos; em vez disso, defina uma data a partir da qual você quer começar a registrar seus negativos em um banco de dados. Existem programas suficientes para isso — escolha um. Mas, por favor, não cometa o erro de tentar resolver seu problema com uma planilha do Excel ou algo parecido — isso com certeza vai dar errado em algum momento... Para mim, um banco de dados relacional seria a melhor opção — ou seja, informações sobre o filme na tabela principal — e vincular o conteúdo de cada imagem à tabela principal de forma relacional. Se necessário, especificar as diferentes áreas temáticas em outras tabelas relacionais. Depois disso, é relativamente fácil encontrar as fotos procuradas por meio de uma consulta.
mattes
Por que esquecer?
Isso é o tipo de boa resolução ideal para o ano novo.
Quando, em vez de consumir mídia, a gente mantém um banco de dados de filmes, sobra
muito tempo para outras coisas.
Matthias
Urnes
Sim, mas em algum momento é preciso começar... e isso também dá certo com o “Notebook 1.0” (ou seja, em papel comum). Coloque os negativos em capas, cada uma com um rolo de filme. Coloque a cópia de contato por cima. E depois, depois de alguns anos, organize-os nas pastas. Em seguida, as capas e as provas de contato são numeradas. Também dá para prender uma nota nelas ou colocar um papel amarelo dentro, se quiser encontrar algo rapidamente. Cada pasta recebe agora uma folha de índice com os números sequenciais das capas de negativos, a data (mês e ano geralmente bastam) e o local ou evento (uma ou duas palavras são suficientes). Se você fotografou 10 rolos em um evento, eles são agrupados. Os negativos que acabam ficando esquecidos recebem o número da folha anterior e, além disso, uma letra. Acho que tenho cerca de 10.000 fotos analógicas. Cada pasta comporta cerca de 100 envelopes de negativos com contatos. Mas, na verdade, tenho todas as fotos importantes na cabeça. Quando procuro negativos para algum projeto, pego as pastas, sento no sofá, folheio as folhas de contato e marco as fotos com post-its ou uma caneta colorida. Assim, também dá para anotar o recorte etc. de uma vez. Isso é sempre mais prático do que procurar tudo no computador.
Atenciosamente, Sven.
Morte
Minha breve contribuição sobre o assunto:
Eu numerar minhas capas de negativos (1 capa = 5-6 tiras de 35 mm = 1 rolo) com um número de seis dígitos, seguindo o princípio: 150503. O 15 representa o ano (neste caso, 2015), o 05 o mês (neste caso, maio) e o 03 o terceiro rolo desse mês. Parto do princípio de que não vou usar mais do que 99 rolos por mês. Escrevo esse número na parte superior esquerda da capa do negativo, na vertical (no caso do papel pergaminho, não há problema; no caso do acetato, tenho algumas com borda de papel para arquivar; se necessário, uso um adesivo de papel). Além disso, anoto o filme, o revelador com a diluição, se for o caso, e o tempo de revelação. Se eu fizer push/pull, anoto assim: Tri-X 400@1600. Abaixo, ainda uma breve anotação sobre o local/objeto da foto, por exemplo, “Palácio de Sanssouci”. A data é desnecessária, pois fica clara pelo número do negativo.
A capa assim identificada eu encaixo em uma pasta de negativos da ADOX. Eventuais cópias de contato criadas são identificadas da mesma forma e encaixadas antes da capa.
Adquiri o hábito de digitalizar todos os negativos. Assim, tenho sempre uma cópia de contato digital de alta qualidade. Caso meu disco rígido pare de funcionar, tenho os negativos como backup. Cada filme recebe uma pasta própria, que, por sua vez, recebe o mesmo número e identificação do negativo, por exemplo, “150503 Tri-X 400 A49 Original 9min Palácio Sanssouci”. Embora seja um nome bastante longo, não importa, o principal é que o número de referência esteja no início. Assim, tenho as pastas automaticamente na ordem cronológica correta. Crio, arquivo e organizo tudo isso com o Adobe Bridge (parte da Creative Suite), com o qual também visualizo minhas digitalizações de negativos e, se necessário, as abro para edição no Camera Raw/Photoshop. Quase não uso mais o Windows Explorer para visualizar ou abrir imagens.
O Adobe Bridge também tem a vantagem de possuir uma lupa de imagens, além de funções para indexação, renomeação em lote, classificação com 5 estrelas, criação de PDF, favoritos, função de busca etc. Faço isso há vários anos e me dou muito bem. Quando seleciono uma foto no Bridge para edição na câmara escura, consigo localizar o negativo muito rapidamente na pasta de negativos usando o número do negativo, que é idêntico ao número da pasta da imagem.
Rolf-Werner
Meu conselho: comece simplesmente e veja no que dá. Talvez você precise ajustar o procedimento algumas vezes até chegar à forma que for mais prática para você.
€
Se você já tem dados digitais (de uma câmera digital), fica mais fácil atribuir palavras-chave do que com digitalizações de negativos, já que as câmeras inserem automaticamente todos os tipos de dados. Mas pode ser que a interface de digitalização já ofereça algo que você possa inserir e que depois continue... com números.
€
Como os programas, porém — como já mencionei no início — estão em constante desenvolvimento e, eventualmente, os dados terão que ser convertidos para novos formatos mais tarde, eu simplesmente configurei um disco rígido de backup com uma estrutura de pastas simples: Número de três dígitos, ou seja, 001, 002 etc., e uma descrição. Assim, tenho uma ordem cronológica e, em seguida, simplesmente as imagens por números, da forma como a câmera as forneceu. Com as digitalizações, também seria possível fazer isso.
€
No entanto, trabalho com Linux, e embora existam programas adequados para isso, devido às preocupações mencionadas acima, também não os utilizo para esse fim. Prefiro trabalhar diretamente no nível do arquivo com pastas, o que é garantidamente mais duradouro. Para selecionar uma imagem específica, uso algum visualizador como o Gwenview ou, às vezes, apenas a função de pré-visualização do gerenciador de arquivos.
€
De resto, concordo com os comentários anteriores: uma folha de contato é mil vezes mais clara; é preciso uma tela grande para conseguir o mesmo resultado. Por outro lado, as cópias de contato também não são tão nitidas a ponto de se poder reconhecer detalhes, e a exposição também não está ajustada. Às vezes, seria prático ter digitalizações individuais em alta resolução combinadas com uma miniatura de pré-visualização e com exposição equilibrada.
€
Como se faz... ;)
€
Atenciosamente,
Rolf
highscore
Oi, pessoal
muito obrigado por todas as dicas e opiniões.
Já comecei a organizar meu arquivo.
E agora estou digitalizando, aos poucos, meu material de 35 mm
Para o meu formato médio, preciso de outro scanner.
Como considero a impressão por contato um desperdício de papel fotográfico,
faço apenas uma impressão de índice na minha impressora. É só para ter uma visão geral!
Muito obrigado
Marcus
Rolf-Werner
Oi, pessoal
Como considero que a impressão por contato é um desperdício de papel fotográfico,
eu sempre faço uma impressão de índice na minha impressora. É só para ter uma visão geral!
Muito obrigado
Marcus
?
Se eu fosse digitalizar de qualquer jeito, faria assim mesmo, é verdade.
?
Atenciosamente,
Rolf