Rolf-Werner
Para as férias, preciso de revelador para papel e, na verdade, queria encomendar o Adotol Konstant, mas ele não está disponível. Acabei de dar uma olhada nas fichas técnicas e parece que nenhum dos reveladores líquidos para papel tem uma vida útil muito longa depois de preparado. Não posso fazer um novo pedido lá no local, então vou ter que desistir.
O NEUTOL Eco parece ser o que tem menor durabilidade. Se for para ser uma alternativa ao Adotol Konstant, a solução de trabalho teria que durar pelo menos 3 semanas na garrafa e poder ser reutilizada sempre que preparada.
O que vocês me aconselhariam? Qual outro revelador se aproxima mais do Adotol Konstant? O que vocês acham do Dektol? Antigamente, eu gostava de usar o Eukobrom, então essa seria minha próxima opção.
É claro que tudo isso também se aplica ao fixador, já que o Adofix P também não está disponível no momento. Mas acho que, nesse caso, a durabilidade não é tão crítica.
Obrigado por todas as dicas!
Rolf
Gast
No caso do Moersch Eco 4812, a solução de trabalho deve durar 8 meses na garrafa:
https://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/moersch-eco-4812-papierentwickler-ohne-gefahrstoffe-1000-ml-konzentrat.html
O Dektol é muito semelhante ao Adotol Konstant e é um clássico no revelamento de papel (Ansel Adams!)
No que diz respeito ao fixador, não vejo grandes diferenças na durabilidade.
Atenciosamente,
Wolfgang
Rolf-Werner
Obrigado pelas dicas!
Então, o Dektol seria uma boa alternativa. Vou esperar mais alguns dias para ver se o Adotol e o Adofix voltam a estar disponíveis; caso contrário, vou encomendar outra coisa. Talvez o Mirko também entre em contato e saiba mais detalhes...
Atenciosamente,
Rolf