Oldschool
Olá a todos, após uma longa pausa na fotografia analógica, decidi retomar a atividade abordando logo o interessante tema do revelamento reverso em preto e branco. Após duas tentativas frustradas com receitas encontradas na internet, consegui resultados satisfatórios logo de cara seguindo o manual da Ilford.
No entanto, sempre tenho uma névoa cinza no início do filme não exposto, que, felizmente, mal se nota nas fotos, mas se estende por todo o rolo. Nesse aspecto, não percebo diferença entre o Ilford HP4+ e o Delta 100.
Sobre o meu procedimento:
Uso um tanque de revelação Jobo 1510 e encho-o com 250 ml de solução.
No primeiro revelamento, inclino o tanque quatro vezes a cada 15 segundos e, em seguida, bato-o na mesa para liberar as bolhas de ar. Dependendo da temperatura, tenho então um tempo de revelação de 12 minutos a 20 graus (9 minutos a 23 graus).
Após a lavagem intermediária com o Jobo Cascade (2 min), encho o banho de branqueamento com uma solução de permanganato de potássio e ácido sulfúrico. Aqui, a Ilford exige um movimento contínuo do frasco. Ou seja, inclino o frasco continuamente por 5 minutos e, ocasionalmente, bato-o na mesa.
Com o banho de clarificação, após a lavagem intermediária, procedo da mesma forma que no primeiro revelamento: 4 inclinações a cada 15 segundos, acompanhadas de um empurrão.
Na segunda exposição subsequente, passei a expor por 1 minuto de cada lado, debaixo d’água, em uma tigela branca de cereal. Lâmpada de mesa de 60 W a cerca de 20 cm de distância. Nas minhas primeiras tentativas, tive a impressão de que exagerei um pouco, o que se percebia, em parte, pelas faixas pretas entre as imagens, que pareciam um pouco desfiadas. Nesse caso, trabalhei com 2 lâmpadas de 60 W, quase sem distância entre elas, e por quatro minutos.
No segundo revelamento e na fixação, o procedimento é o mesmo: 4 inclinações a cada 15 segundos.
Enxágue final com o Jobo Cascade por 3-5 minutos a 20 graus e 30 segundos de banho de agente wetting 1:400 em água desionizada.
Como revelador, uso o Ilford PQ Universal, conforme sugerido; como fixador, o Tetenal SuperFix; e como banho de agente wetting, o Tetenal Mirasol. Adotei todas as proporções de mistura do documento da Ilford.
Aguardo ansiosamente suas sugestões de melhorias
Atenciosamente
Benjamin
P.S.: Anexei duas fotos para ilustrar o problema. É interessante notar também que a questão sempre ocorre na área do filme que fica voltada para o fundo da lata.
AndreasD
Olá, Benjamin,
Há muitos anos venho revelando o Fomapan R100 e o Adox SCALA 160 com os produtos químicos da Foma
para obter diapositivos. Às vezes também o Ilford 100 Delta, mas esse não me agrada muito com os produtos da Foma.
No entanto, ainda não tive o fenômeno que você descreveu. Ainda assim, aqui estão algumas das minhas experiências:
- O Delta 100 e o HP não têm um suporte transparente como o Fomapan R100 e o SCALA 160. Por isso, há basicamente uma leve opacidade em todo o filme.
- Eu agito todas as etapas do processo continuamente, com calma, mas sem parar
- Sempre inclino de forma que o revelador também seja bem misturado
- As tonalidades na exposição intermediária ficam diferentes
- Nunca revelo acima de 20 °C devido ao risco de descolamento da camada
Pergunta:
- O filme está bem encaixado nas ranhuras das bobinas (sem sobreposição)?
- O banho de branqueamento está ok (não dura muito depois da mistura de peróxido de potássio + ácido)?
Atenciosamente, Andreas
Oldschool
Olá, Andreas,
Eu nunca inclino a minha lata de cabeça para baixo, mas apenas a 45 graus; será que o erro está aí?
O filme entra na bobina muito bem; nunca tentei com um filme de teste sob luz, mas, na verdade, parece estar perfeito.
Eu sempre adiciono o ácido ao permanganato de potássio pouco antes de usar.
Atenciosamente,
Benjamin
AndreasD
Olá, Benjamin,
45° é definitivamente muito pouco. Inclinar significa girar 180°. Só assim os produtos químicos são bem misturados, permitindo que ocorra uma reação uniforme na superfície do filme. Se as manchas nos seus filmes estão sempre na parte de baixo, tudo indica que a mistura não está sendo suficiente.
Atenciosamente, Andreas
Oldschool
Ok, então acho que vou ter que comprar uma nova tampa para a minha Jobo, essa aqui não é muito hermética :(
Atenciosamente
Oldschool
Olá a todos,
Infelizmente, a inclinação de 180 graus não fez diferença. Desta vez, usei um Iford Pan F.
Será que há algum problema com o fixador?
Obrigado e um abraço,
Benjamin
Oldschool
Olá a todos, preparei uma nova solução de Tetenal SuperFix na concentração mais baixa permitida. O tempo de clarificação está atualmente em 2 minutos. Mas, infelizmente, não houve nenhuma mudança na imagem.
Acho que não vou ter outra escolha a não ser retirar um rolo de filme após o clareamento. Não gosto de fazer isso, mas não deve afetar o processo. Talvez o problema esteja aqui ou no banho de clarificação.
Atenciosamente