moritz_cine
Olá,
comprei há pouco tempo um carregador de rolos e, até agora, só recarreguei alguns
carretéis de filme já usados para testar. Até agora, tudo funcionou sem problemas.
(principalmente os cartuchos de plástico da ADOX e os de metal da Kodak) Quando dei uma
olhada online para saber quantas vezes se pode recarregar um cartucho, deparei-me com
controvérsias relativamente grandes. Alguns dizem que (por exemplo, os cartuchos antigos da Ilford) vêm sendo
reutilizados há mais de 20 anos. Outros dizem que trocam por um novo a cada 3 ou 4 vezes, no máximo.
Quais são as suas experiências com isso? Quais cartuchos são, na sua opinião, os mais adequados?
Obrigado
Moritz
Wolf_XL
...é possível usar os cartuchos com certeza mais do que três ou quatro vezes. Ainda tenho alguns cartuchos em uso que comprei na Phototec em meados dos anos 80. É só dar uma olhada mais de perto nos cartuchos de vez em quando — principalmente o estado do feltro na boca do cartucho é importante. E, claro, a tampa precisa ainda ter uma boa tensão. Fora isso, os cartuchos não vão simplesmente se desfazer de repente, destruindo todo o conteúdo — eventuais vazamentos geralmente já dão sinais antes. Então, não é nada demais...
mdeutgen
Eu mesmo ainda uso cartuchos que ganhei do meu avô há trinta anos (naquela época, ele não só fabricava e vendia carregadores de filme, mas também comercializava cartuchos “lavados”). Esses cartuchos já passaram por bem mais de 20 viagens. No entanto, antes de cada novo enchimento, eu os examino *muito* cuidadosamente e faço uma seleção rigorosa.
Entretanto, meu consumo também diminuiu bastante (não tenho mais o tempo de um estudante e as prioridades na vida pessoal mudaram visivelmente desde então) e me permito o luxo de comprar os rolos de filme já prontos. No entanto, tenho agora novamente um rolo de 30,5 m de filme à minha frente e vou usá-lo nas próximas férias.
Martin
RalfMichael
Olá, Moritz,
Quanto aos cartuchos da Ilford, também posso confirmar isso; ainda tenho muitos dos anos 70 e 80, e todos continuam em bom estado.(Não tive experiências tão boas com cartuchos de plástico dos anos 80 da RDA (Orwo) e de outros países do Bloco Oriental; embora possam ser abertos, às vezes não são totalmente à prova de luz na abertura para o filme). Atenciosamente, Ralf
mattes
Eu colo o novo filme vendido ao metro no que sobrou de um cartucho usado. Como agora tenho muitos cartuchos à disposição, posso trocá-los com mais frequência.
Mas, de modo geral, dá para fazer as contas. Por um lado, o filme em rolo não é muito mais barato do que o pré-cortado. Por outro lado, existe o risco nada desprezível de riscar o filme. Afinal, ele é movido para dentro do carregador, através do carregador e três vezes através do cartucho. Isso só valeu a pena, se é que valeu, com filmes exóticos.
Matthias