Dongrappo
Olá, pessoal do Rotlicht
Chegou meu primeiro pedido de produtos químicos e, como fixador, encomendei Adofix P II para preparar 5 litros.
Parti do princípio de que poderia dividir o pó, por exemplo, em 5 partes; a embalagem pesa exatamente 500 gramas = 5 x 100 g (sem calculadora), uma divisão prática, deixando um pouco em estoque e em embalagens menores.
Mas encontrei aqui, em um tópico antigo já existente sobre esse assunto, a afirmação de que isso provavelmente funciona, mas que é melhor preparar os 5 litros de uma vez e depois distribuir em um galão ou em garrafas, pois os componentes do pó podem não ter se misturado uniformemente. Pelo menos foi assim que entendi.
Alguém de vocês tem experiência prática com pó fixador?
E isso também se aplica à nova fórmula do pó da ADOX, que é anunciada como sendo ligada por um agente especial e, portanto, não solta mais poeira e também estaria protegida do oxigênio?
Com esse novo processo, a mistura indesejada foi praticamente eliminada? Especialmente porque é embalado a vácuo e, mesmo durante o transporte no saco, não deve ter se movido muito.
Por questões de espaço e como presumo que o fixador em pó tenha uma vida útil mais longa, gostaria de armazenar o pó em porções.
Também não encontrei em lugar nenhum informações sobre o manuseio do Adofix P II. Apenas o arquivo PDF na página inicial com todas as informações de segurança e um breve parágrafo sobre a validade. Tudo muito confuso e acho que pode ser melhorado.
Muito obrigado e cordiais saudações,
Werner
KlausWehner
Olá, Werner,
É recomendável preparar os 5 litros completos e distribuí-los em 5 garrafas.
O fixador tem boa durabilidade.
Do ponto de vista físico, o fixador é uma mistura.
As misturas não são homogêneas e não podem ser separadas com segurança.
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Atenciosamente,
Klaus
Dongrappo
Olá, Klaus
Mais uma ótima resposta. Muito obrigado.
Ainda bem que ganhei várias garrafas de presente e que as limpei todas muito bem. Vou preparar uma grande quantidade e depois distribuir pelas garrafas. Para um armazenamento mais prolongado, eu deveria mudar para garrafas de vidro marrom mais tarde, não é? Agora tenho as garrafas típicas, na maioria marrons, da Kaiser, Rowi e Jobo, incluindo algumas garrafas tipo acordeão.
Ai, meu pequeno ateliê está ficando cada vez mais apertado.
Ah, sim, para testar o fixador quanto ao consumo, perguntei na minha farmácia sobre iodeto de potássio, mas só há em grandes quantidades e é muito caro.
Existe algum outro método ou meio de testar se o fixador ainda está funcionando?
Muito obrigado pelas informações e cordiais saudações,
Werner
Wolf_XL
...eu mudaria de farmácia — a minha preparou-me 250 ml de solução de iodeto de potássio na dosagem certa, numa garrafa com pipeta... Não custou nem 5 euros... Ou então, preparar você mesmo. O iodeto de potássio também não é assim tão caro...
https://www.ebay.de/sch/i.html?_from=R40&_nkw=kaliumjodid&_sacat=0&_sop=15
KlausWehner
Oi, Werner,
Garrafas de vidro servem.
Neste caso, não é necessário usar vidro marrom.
Com uma solução de iodeto de potássio, você pode testar o teor de prata dissolvida.
Esse é um método bom e eficaz.
Você deve determinar o tempo de clareamento com um pequeno pedaço de filme.
Coloque um pedaço de filme (a parte inicial cortada) na solução de fixação e determine o tempo que o filme leva para ficar completamente claro.
Esse é o tempo de clareamento (muito importante saber).
O tempo real de fixação é o dobro do tempo de clareamento.
O tempo de clareamento varia um pouco de filme para filme.
Se o tempo de clareamento (para o mesmo) filme aumentar visivelmente, o fixador está esgotado.
Não economize no fixador!
Pessoalmente, uso o fixador apenas uma vez.
Recomenda-se uma fixação em dois banhos.
Entre em contato se tiver alguma dúvida.
Atenciosamente,
Klaus
Dongrappo
Muito obrigado pelas respostas!
Bem, eu revelo filmes de vez em quando e faço isso com os tempos de clarificação também. Só que com o papel é diferente, não é? Eles precisam de tempos e misturas diferentes, ou será que posso usar pedaços de filme para o tempo de clarificação??? Acho que não, né??
Então, fiquem à vontade para dar essas dicas, pois eu só conheço algumas e é bom relembrar algumas delas! ;-)
Bom, vou perguntar a outro farmacêutico. Aqui, todos passaram por reformas nos últimos anos e provavelmente já não preparam mais as misturas eles mesmos, por isso não têm mais esses itens em estoque.
Bem, há muitas farmácias por aqui, vou perguntar por aí.
A propósito, há alguns dias eu queria comprar álcool 100% (tá, 95-99%). Eles não podem mais vender isso, porque agora parece que é considerado um biocida, ou algo assim.
100 ml duram muito tempo para mim e nada disso vai parar na água. Eu uso isso apenas para limpar certas coisas.
Ah, sim, comprei 500 g de brometo de potássio há anos, pensando no futuro. “Meu nome é Lose. Estou fazendo compras aqui!” :-D Então, provavelmente terei o suficiente disso para as próximas vidas!
Se alguém precisar de um pouco de KBr para Caffenol etc. ou qualquer outra coisa, na região de Bremen, eu tenho mais do que o suficiente e fico feliz em compartilhar.
Bom, chega de conversa
Muito obrigado por toda a ajuda e desejo tudo de bom,
Werner
KlausWehner
Normalmente, os fixadores para filme e para papel são preparados em concentrações diferentes.
Mas isso não precisa necessariamente ser feito assim.
Um teste do tempo de clarificação com um pequeno pedaço de filme também é muito útil para um fixador de papel.
Ele indica se o fixador ainda funciona de forma confiável (ou não).
Isso é especialmente importante no caso do papel, pois não é possível perceber externamente se ele está realmente fixado.
Um papel fotográfico que não tenha sido fixado adequadamente irá descolorir posteriormente e não terá durabilidade.
Esse é um grande risco e, por isso, deve-se sempre fixar adequadamente.
Recomendo uma fixação em dois banhos.
Atenciosamente,
Klaus
Dongrappo
Muito obrigado pelas dicas e informações.
Então, preparei os 5 litros de uma só vez em uma panela grande. Não conheço o antigo Adofix em pó, mas este com a nova fórmula não solta pó, dissolve-se rapidamente e sem problemas. Dividi isso agora em 4 garrafas (1 de 2 litros e 3 de 1 litro), enchi-as bem, de modo que não devia haver quase nenhum ar nas garrafas, e finalmente fiz as primeiras ampliações, revelei e fixei.
Como funciona esse sistema com os dois fixadores? Isso funciona mesmo?? :-D
Como usei uma mistura de ácido cítrico como banho de parada e o revelador Rollei RPN, bem, fiquei realmente surpreso por ter “cheirado” muito menos do que eu esperava. Só a folha decorativa preta que prendi na janela exala bastante solvente, plastificante ou o que quer que seja.
Mas foi barato, se encaixa perfeitamente e não deixa passar luz.
Até aí, tudo bem.
Só queria dar uma atualização rápida e agradecer pela ajuda.
Atenciosamente,
Werner
KlausWehner
A fixação em dois banhos é um método muito seguro e eficiente.
Utilizam-se dois fixadores consecutivamente. O tempo de fixação é distribuído uniformemente entre os dois fixadores.
Essa combinação pode ser utilizada até que o primeiro fixador esteja completamente esgotado, pois o segundo fixador garante sempre uma fixação segura e completa.
Quando o primeiro banho se esgota, o segundo banho passa para a primeira posição e o segundo banho é preparado novamente.
Dessa forma, é possível aproveitar melhor os fixadores do que na fixação normal de um único banho.
Graças ao segundo banho, relativamente novo, tem-se sempre a certeza de que os negativos ou papéis estão completamente fixados.
Cumprimentos cordiais,
Klaus
Dongrappo
Klaus Wehner escreveu:
“A fixação em dois fixadores é um método muito seguro e eficiente.
Utilizam-se dois fixadores consecutivos. O tempo de fixação é distribuído igualmente entre os dois fixadores.
Essa combinação pode ser utilizada até que o primeiro fixador esteja completamente esgotado, pois o segundo fixador garante sempre uma fixação segura e completa.
Quando o primeiro banho se esgota, o segundo banho passa para a primeira posição e o segundo banho é preparado novamente.
Dessa forma, é possível aproveitar melhor os fixadores do que em uma fixação normal de um único banho.
Com o segundo banho, relativamente novo, tem-se, no entanto, sempre a certeza de que os negativos ou papéis estão completamente fixados.
Atenciosamente,
Klaus
Muito obrigado, Klaus, pela ótima explicação. Isso parece realmente muito simples e, ao mesmo tempo, faz sentido.
Vou tentar isso, só que, no momento, ainda tenho o problema de determinar o grau de esgotamento do fixador.
Infelizmente, não mantive um registro do papel processado até agora, o que atrapalharia muito meu fluxo de trabalho...
Por falar em determinar, ainda estou tentando conseguir o produto necessário, o iodeto de potássio.
Talvez da próxima vez eu use um fixador com indicador de cor. Isso seria o mais fácil. Mas aí ficaria preso a esses fixadores específicos.
Bem, ainda há algum tempo, mas quando eu for fazer cópias maiores de forma mais séria, gostaria de ter controle e segurança.
Então, muito obrigado pelas informações. Tudo isso é muito útil e, para o futuro, saberei com mais precisão como organizar melhor os processos etc. Sem um “professor” por perto, isso nem sempre é tão fácil.
Atenciosamente,
Werner
KlausWehner
É importante saber reconhecer quando o fixador está esgotado.
Para isso, basta um pedaço de filme (por exemplo, a parte inicial de um filme submetido à exposição).
Com isso, você determina o tempo de clarificação do fixador novo (por exemplo, 2 minutos).
Se o tempo de clarificação de um banho usado aumentar significativamente (3 a 4 minutos), ele está bastante gasto e pode ser descartado.
No método de dois banhos, ele pode, teoricamente, ser usado até quase não funcionar mais.
O segundo banho ainda fixa de forma satisfatória.
Uma solução de iodeto de potássio é um indicador ainda melhor.
Um indicador (de pH) no fixador não tem, na verdade, qualquer significado em relação ao grau de utilização.
O valor do pH e a quantidade de prata dissolvida são duas coisas completamente diferentes.
Apenas o teor de prata é relevante para o grau de utilização do fixador.
Atenciosamente,
Klaus
Dongrappo
Klaus Wehner escreveu
: É importante saber quando o fixador está esgotado.
Para isso, basta um pedaço de filme (por exemplo, a parte inicial de um filme submetido à exposição).
Com isso, você determina o tempo de clarificação do fixador novo (por exemplo, 2 minutos).
Se o tempo de clarificação de um banho usado aumentar significativamente (3 a 4 minutos), ele está bastante gasto e pode ser descartado.
No método de dois banhos, ele pode, teoricamente, ser usado até quase não funcionar mais.
O segundo banho ainda fixa de forma satisfatória.
Uma solução de iodeto de potássio é um indicador ainda melhor.
Um indicador (de pH) no fixador não tem, na verdade, qualquer significado em relação ao grau de utilização.
O valor do pH e a quantidade de prata dissolvida são duas coisas completamente diferentes.
Apenas o teor de prata é relevante para o grau de utilização do fixador.
Atenciosamente,
Klaus
Oi, Klaus
Obrigado pelo lembrete. Agora, testei o tempo de clarificação com um pequeno pedaço de filme.
Faço isso também no revelamento de filmes. Até agora, não consegui combinar o revelamento de filmes e de papel, ou seja, as interseções. Embora a teoria dos conjuntos só tenha surgido depois da minha época escolar! Pelo menos no que diz respeito à química. Na verdade, eu deveria ter esse conhecimento. Bem, às vezes há simplesmente muitas árvores na floresta! ;-)
Feliz Natal e obrigado
Werner