Dongrappo
Olá a todos
Ah, espero de antemão não estar abrindo um debate polêmico com esse assunto e não causar estresse ou desespero desnecessários a alguns de vocês com minha pergunta.
Então, isso é só para os mais corajosos! ;-)
Nos últimos dias, coloquei meus ampliadores em funcionamento e testei alguns negativos.
Depois, peguei um pedaço de filme vazio e, com um estilete, fiz um risco em forma de grade na camada do filme.
Ao fazer isso, percebi que, em todos os aparelhos, mais ou menos, com a abertura aberta em 2,8 ou 3,5 (Liesegang), lateralmente e/ou em profundidade, o plano de nitidez não está 100% correto.
No antigo Liesegang com mesa de projeção para KB AN com vidro na parte superior, é possível perceber a olho nu uma variação lateral na nitidez do plano de foco. Não há nada para ajustar no aparelho e tudo é muito firme e estável, mas aparentemente um pouco torto.
Nas duas mesas de projeção Krokus 69s com vidro inteiro, há apenas uma folga muito, muito pequena no plano de profundidade. Em um deles um pouco mais do que no outro.
Também o Kaiser VC 60 com base de projeção de livro e parte inferior de vidro apresenta lateralmente um plano de nitidez minimamente diferente, o que consegui corrigir “girando-o” minimamente no eixo lateral a partir do batente para a projeção vertical e ajustando-o firmemente. (Mas também poderia ser devido à base de negativos aberta na parte superior, penso eu.)
O Krokus e o Kaiser estavam e estão em um estado muito, muito bom, foram tratados com cuidado e não acredito que tenham ocorrido grandes influências mecânicas negativas nos sistemas. Assim, imagino que esse deva ter sido o estado de fabricação/entrega dos aparelhos.
Examinei tudo a olho nu, focando, por exemplo, na borda frontal e, em seguida, observando a parte traseira para ver se era possível obter uma nitidez ainda maior, ou ajustando o lado esquerdo o mais nítido possível e, então, olhando para a direita para ver se ficava melhor.
No melhor Krokus, tenho a sensação de que talvez a nitidez seja minimamente diferente, ou não, ou será que é?!?!… Nos outros, é um pouco mais claro, mas também muito, muito minimamente; exceto no Liesegang, onde também é muito visível a olho nu (infelizmente!!!).
Agora pesquisei aqui no fórum e li algo sobre como isso pode ser testado com um sistema de laser e espelhos.
Minha pergunta agora é: com que precisão vocês fazem isso???
Quero dizer, antigamente, quando as pessoas já faziam ampliações realmente incríveis, ainda não existiam apontadores laser e nem todas as cópias eram feitas em equipamentos profissionais superestáveis e de fabricação extremamente precisa.
Então, até que ponto eu preciso me preocupar?
Como vocês lidam com isso?
Como vocês resolvem o problema, caso ele seja um problema para vocês?
Equilibrar a moldura? Lixar a base da imagem?
Em parte, trata-se apenas de nuances mínimas, que o olho mal consegue distinguir, e é claro que o problema diminui ainda mais ao diminuir a abertura, mas até que ponto, afinal?
Bem, espero ter conseguido expressar minha pergunta de forma razoavelmente compreensível.
Estou realmente ansioso pelas respostas.
Atenciosamente, e espero não estar levantando agora em ninguém algo que antes não era um tema e, assim, causando tensões.
Bem, o assunto me preocupa, mesmo que eu queira levá-lo com mais calma, o que não consigo fazer.
Werner
Wolf_XL
… desde que, ao ajustar a abertura para o valor ideal da lente de ampliação, todos os cantos tenham nitidez, você está no caminho certo. É claro que tudo isso também depende do aparelho de ampliação. Meu Durst Laborator 1000 está perfeitamente alinhado há anos, já que o Dunco eu preciso ajustar com mais frequência. Isso provavelmente também tem a ver com o fato de que, no Dunco, é possível girar a cabeça lateralmente, o que cria mais uma possível fonte de erro. Quando tudo passou para o digital, comprei essa peça https://www.versalab.com/PARALLEL.html usada por um preço muito bom. Com ela, o ajuste é, naturalmente, uma brincadeira de criança...
KlausWehner
É importante que os três planos do aparelho de ampliação estejam alinhados da forma mais precisa possível.
Isso certamente deve ser verificado de vez em quando.
Um método com espelho e laser é o mais preciso — desde que se trabalhe com precisão.
Um método simples (não tão preciso) consiste em alinhar os três planos com um nível de bolha.
Pequenas tolerâncias são sempre aceitáveis, desde que se evitem escalas de ampliação muito altas e se utilize sempre uma abertura de diafragma adequada.
Mas, é claro, é preciso garantir que os negativos tenham boa nitidez.
É aí que vejo, muitas vezes, a maior necessidade de melhorias.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
O aparelho que o Wolf mostrou aqui passa uma impressão de profissionalismo.
As tolerâncias indicadas mostram o quanto é preciso trabalhar com precisão.
É claro que também seria possível improvisar algo assim com um laser e um espelho.
Mas a precisão necessária só poderá ser alcançada com muito trabalho.
Métodos mais simples não são tão precisos.
Nesse caso, por segurança, é preciso diminuir a abertura o suficiente ao ampliar (por exemplo, 3 pontos de abertura).
Atenciosamente,
Klaus