GeorgK
Antigamente, com o A49, eu sempre tinha o problema de ele “estragar” de forma imprevisível — apesar de todas as precauções, como água destilada desgaseificada, garrafas PET de parede grossa e totalmente cheias, etc. O revelador frequentemente ficava comprometido já após poucas semanas; não totalmente estragado, mas o suficiente para causar sub-revelação significativa, especialmente quando diluído. Ao agitar as garrafas de revelador, geralmente eram visíveis algumas nuvens fracas e turvas no fundo, o que me levou a suspeitar de degradação microbiana.
Na primavera de 2015, preparei então uma embalagem de 5 litros de A49; porém, desta vez, coloquei em cada garrafa (aprox. 650 ml, PET, cheia até a borda) um pedaço de filme não exposto (cerca de 1-2 cm), na esperança de que a prata dissolvida tivesse um efeito conservante. O armazenamento foi feito na adega, no escuro, a cerca de 14 °C.
Como nos últimos quatro anos quase não tive tempo para fotografar e revelar, isso acabou se tornando um experimento de longo prazo – não planejado. Quando, depois de mais de quatro anos e meio, me deparei novamente com o revelador e ele ainda parecia em condições aceitáveis (sem descoloração, sem vapores), decidi arriscar uma tentativa. Utilizei uma Rollei R80s, revelação conforme as instruções da internet (1+1, 13 min, embora eu tenha excedido o tempo em cerca de 15-20%). Os negativos resultantes (ver anexo) parecem muito úteis, com aproveitamento normal da sensibilidade e (devido a um leve excesso de revelação) um contraste um pouco elevado.
[attachment=3401]
Não posso determinar agora se o revelador perdeu talvez alguns pontos percentuais de eficácia; para isso, seria necessária uma comparação direta, mas aparentemente ele não sofreu alterações realmente significativas nesse período.
Conclusão: dependendo do tipo de revelador, aparentemente não só a oxidação por oxigênio (já presente ou que se difunde lentamente) pode ser o grande inimigo da solução-mãe, mas também a decomposição por microorganismos. Talvez isso também explique a “eterna” durabilidade de alguns reveladores clássicos de tanque para filmes em preto e branco, como os que antigamente eram operados em ciclo contínuo em grandes estúdios e editoras de jornais: a prata que inevitavelmente se acumula ali impede eficazmente a decomposição bacteriana.
Dependendo do valor do pH, da composição e do grau de pureza dos produtos químicos básicos utilizados (contaminações = oligoelementos adicionais), certamente nem todos os reveladores são igualmente suscetíveis, e o armazenamento em local fresco (desde que não leve à formação de precipitados) inibe naturalmente o crescimento, assim como todos os outros processos químicos. No entanto, em condições de armazenamento à prova de gás e no escuro, a degradação microbiana parece ser realmente o ponto crítico a longo prazo no A49, e um biocida “suave”, como alguns íons de prata, pode aumentar significativamente a vida útil.
Seria muito interessante saber se os reveladores líquidos comerciais também contêm “conservantes”.
Desvantagem dos pedaços de filme: em alguns (aparentemente eram tipos diferentes de filme), a emulsão se dissolveu e, então, pedacinhos de gelatina ficam flutuando no revelador, podendo eventualmente aderir ao filme processado.
Wolf_XL
...exigir cinco anos de validade de uma solução-mãe preparada é realmente pedir demais... E ainda por cima em garrafas PET — garrafas de vidro amarronzado com Protectan seriam certamente mais seguras. Mas mesmo para essa solução eu não garantiria cinco anos... Eu diria que, no máximo, um ano — assim você fica do lado seguro...