Dongrappo
Olá, querida comunidade
Quando, anteontem, fiz minhas primeiras ampliações e utilizei, para esses primeiros testes, um papel Ilford de gradação fixa bem antigo, na versão com acabamento acetinado, aconteceu que coloquei o papel fotográfico três vezes ao contrário na moldura e acabei realizando a exposição pelo verso do papel, já que, mesmo à luz do dia, é quase impossível distinguir as duas faces. No escuro, ainda menos, e elas também parecem quase idênticas ao toque.
Bem, mesmo na exposição em que o lado da camada estava voltado para a moldura, foi produzida uma imagem desfocada e com exposição cerca de 2 a 3 stops abaixo do necessário.
Agora a pergunta. Então, mesmo com a exposição correta, com a emulsão voltada para a lente, deveria haver uma certa “contaminação” (talvez de -4 a -6 stops com este papel) da imagem, justamente por causa dessa imagem refletida pela placa de base/moldura, não é?
Pergunta: não seria melhor, então, colocar um fundo preto (papelão) sob o papel fotográfico durante a exposição?
Alguém de vocês tem experiência com isso, ou estou sendo muito exigente?
Atenciosamente,
Werner
MirkoBoeddecker
Olá, Werner,
Você está totalmente certo. No entanto, no caso dos papéis baritados, o suporte é tão espesso que esse efeito pode ser desconsiderado.
No caso do PE, é possível reduzir visivelmente os halos de reflexão usando uma placa de fundo preta.
Ao fazer os cálculos, lembre-se sempre de que a luz precisa se difundir duas vezes: primeiro até a placa de fundo e depois de volta através do suporte!
Há anos que eu queria construir uma moldura com máscaras fixas e, se algum dia ela viesse a ser feita, teria uma placa de base cinza-escura.
Assim, também seria possível impedir que as pessoas focassem na moldura e não levassem em conta a nitidez do papel ;-)
Atenciosamente,
Mirko
Wolfgg
Olá, Werner,
isso já era um problema há 50 anos, principalmente quando surgiram os papéis PE, que se destacavam por terem um suporte especialmente fino. No entanto, não se tratava tanto de desfoque, mas sim de que as marcas de formato na placa de base ficavam pouco visíveis na imagem!
Teste simples: pegue uma tira de teste e coloque papel preto sob metade dela. Se as duas partes da imagem parecerem diferentes, você está certo.
A propósito, em muitos papéis, é possível distinguir acusticamente o lado revestido do verso passando levemente o dedo por cima (perto do ouvido).
Atenciosamente,
Wolfgang
Dongrappo
Bom, acabei de voltar de uma festa e já recebo respostas tão úteis.
Que bom que minha pergunta um tanto confusa foi entendida, afinal! :-)
Muito obrigado pelos comentários.
O teste com as tiras de teste dm é realmente muito fácil de fazer. O ideal seria um motivo com alta nitidez, forte presença gráfica e altos contrastes.
Vou tentar fazer isso assim que tiver oportunidade e estou curioso para ver se será possível perceber alguma diferença. Mas consigo imaginar que sim. Muito obrigado pela dica.
Como, previsivelmente, vou trabalhar apenas com papéis PE, isso pode realmente ser um tema relevante para mim.
No geral, o trabalho com a moldura... bem, ainda tenho muito a aprender!
Uma boa preparação e configuração para formatos muito usados provavelmente facilitariam muito as coisas depois. Vou me informar melhor sobre isso.
Com meu ajustador de grão Paterson (ou seja lá como se chama essa coisa), eu quase não vejo diferença nos papéis PE da Ilford, não importa se eu foco no grão com ou sem a espessura do papel, e isso mesmo com abertura de f-2,8.
Acho que vou perceber isso quando meu olho estiver mais acostumado ao trabalho de laboratório.
Muito obrigado pelas respostas e um abraço caloroso,
Werner