Klaus Wehner escreveu
: “Não conheço essa lente por experiência própria.
No entanto, há vários indícios de que se trata de uma construção simples, com um desempenho mais ou menos mediano.
No que diz respeito à lente de ampliação, eu não faria concessões.
Atualmente, ainda é possível adquirir boas lentes a preços relativamente acessíveis.
Com uma boa lente de ampliação de 4 elementos, você obtém boas ampliações.
Para exigências um pouco maiores e escalas de ampliação maiores, eu recomendaria uma lente de ampliação de 6 lentes.
Lembre-se de que você investirá muito tempo e material de consumo.
Economizar no lugar errado não é o que vai te deixar satisfeito a longo prazo.
Atenciosamente,
Klaus
Obrigado pela sua avaliação, Klaus.
Quanto à Wilon, pergunto mais por curiosidade, pois como 50 mm tenho uma Componon-s e, para MF, uma Anaret de 105 mm. A Nikon EL 2,8/50, que me caiu nas mãos recentemente, infelizmente está bem embaçada por dentro. Para o inverno isso pode ser adequado, mas opticamente nem tanto. :-D
O Wilon foi comparado, em um fórum em inglês, por um usuário — o único relato de experiência sobre essa lente que consegui encontrar —, com lentes Apo da Schneider e da Rodenstock.
O que certamente já teria se espalhado. Embora Will Wetzlar já tivesse construído modelos realmente bons em outras áreas.
Na mesa de ampliação, porém, a projeção parece nítida e rica em contraste até nos cantos, mesmo com a abertura máxima. Pode muito bem ser uma boa lente de quatro elementos.
Vou testá-la no Liesegang, que está equipado com uma placa de lente de 23 mm.
Só na faixa de 75/80 mm é que ainda me falta uma boa. Tenho mais duas Rodenstock Trinar 75 mm, uma com mofo, a outra OK. Só pela sensação ao toque, são péssimas. Opticamente, provavelmente OK para formatos menores. Só que minha Rolleinar EL de 50 mm é mecanicamente quase tão ruim quanto.
Bem, com a Schneider de 50 mm e a Anaret de 105 mm já chego bem longe e estou feliz por elas terem vindo junto com as Krokussen e por poder chamar essas excelentes ferramentas de minhas.
Apesar disso, gosto da Wilon na Liesegang e simplesmente gostaria de saber algo sobre a lente.
Ah, sim, como vivo na linha da pobreza (para os padrões ocidentais) — o que para a maioria dos outros amigos fotógrafos e pessoas que trabalham nem vale a pena mencionar —, isso, infelizmente, é muitas vezes um problema real para mim. Como sei, por ter passado por épocas em que minha situação financeira era bastante boa, que isso simplesmente não dá para entender, isso nunca é uma crítica.
Por isso, fico feliz por ter recebido recentemente uma grande quantidade de papel de presente e por a maior parte funcionar perfeitamente, apesar da idade.
Isso tudo não é problema, mas gosto de mencionar isso para relativizar um pouco e talvez o leitor também pense: “É verdade, estou realmente muito bem” e consiga sentir um pouco de gratidão pela sua situação. O que é algo muito bonito, na minha opinião.
Afinal, a gente tem a tendência de cantar mais sobre o copo meio vazio, não é mesmo?!
Nossa, isso virou um sermão, não é? Bem, afinal estamos na época do Advento.
Então, obrigado pelas dicas práticas e, quanto ao conteúdo, concordo plenamente com a sua avaliação.
“Lentes boas ainda podem ser adquiridas por um preço bastante acessível”. Sim, parece que está surgindo uma tendência, não é? Os preços estão subindo novamente no que diz respeito à tecnologia de laboratório. Pelo menos é o que tenho observado nos últimos anos.
Atenciosamente,
Werner