Oi, Felivoll
E você já conseguiu avançar desde então?
Parece que sua lente de ampliação não está funcionando direito. Talvez a escala de abertura esteja apenas deslocada mecanicamente, ou algo assim.
No geral, porém, percebo que você ainda tem/tinha muitas dúvidas.
E as respostas aqui talvez tenham ajudado você, ou talvez não.
Mesmo assim, vou tentar fazer um resumo das ideias que percebi no seu texto:
- A exposição do papel é controlada apenas pelo tempo e pela abertura durante a ampliação!
Por isso, é importante que a abertura da lente esteja correta e que seja legível!
- Depois disso, como já foi escrito aqui, o papel é revelado até o fim. Isso significa que os produtos químicos, em todas as etapas, devem estar sempre suficientemente frescos (não usados) e ter sido misturados na proporção exata. E armazenados corretamente. Proteja-os da luz, do ar e do calor! E, então, respeite os tempos indicados para cada etapa nos produtos químicos. Eu prefiro fazer tudo um pouco mais demorado do que muito rápido.
- Exponha o papel à luz da câmara escura pelo menor tempo possível!
Portanto, abra o saco, retire o pedaço de papel ou a tira de teste, feche o saco e continue.
-Faça uma série de exposições! Faça uma série de exposições! Faça uma série de exposições!!!
É assim que se faz, poupa-me de escrever muito!
Exemplo: formato de imagem pequeno, abertura 11 ou 16; em seguida, tenha à mão um cartão opaco à luz. Coloque o papel, ou uma tira de papel, com o filtro vermelho na frente da lente, em um ponto da imagem onde as áreas claras e escuras sejam bem visíveis e, no formato 10x15, por exemplo, “isso você sempre tem que testar”, então faça a exposição do papel sem o filtro vermelho por 1 segundo E deixe o papel onde está. Agora cubra uma parte da tira de teste com o cartão, sem mover a imagem, e exponha novamente por 1 segundo. Repita com outra parte, e assim por diante. Ou seja, divida a tira de teste em várias partes. Assim, você terá uma série de exposições diferentes e, após o revelamento à luz forte, poderá ver qual tempo de exposição combina melhor com a abertura selecionada. Com os meus tamanhos, geralmente uso os intervalos de 3-6-9-12-15 segundos. Ou 5-10-15-20-25. Dependendo do tamanho do papel, da abertura e do motivo. Para 10x15, por exemplo, 1-2-4-8 segundos. Aí entram os valores baseados na experiência.
Acabou de acontecer comigo: esqueci mais uma vez de ajustar a abertura e tudo ficou preto. Irritante, mas a gente aprende com os erros, e eles podem acontecer de vez em quando. :-) É bom quando a gente descobre rapidamente por que algo deu errado.
Além disso, depende também do ampliador. Eles têm potências diferentes, mesmo com o mesmo equipamento no que diz respeito à lâmpada Opal ou halogênica. Os tipos de papel têm sensibilidades diferentes. Por isso existem métodos, mas os valores a gente precisa descobrir por conta própria.
E, como já disse, em formatos tão pequenos como 10x15, os tempos de exposição são muito curtos.
Um breve exemplo. Ontem, fiz uma impressão de 18x24 cm a partir de um rolo de 35 mm, com abertura 8, em papel muito sensível à luz, Fomaspeed 311, obtendo negativos de boa densidade média e tempos de exposição de 6 segundos e 8 segundos. E ainda usei filtros de gradação, que absorvem ainda mais luz. Caso contrário, teria ficado em cerca de 4 segundos. Como a intensidade da luz diminui na segunda potência da distância, blá blá blá, agora, em 10x15, por exemplo, eu teria ficado em 1-2 segundos. Nesse caso, já não dá para controlar bem com o tempo.
Desculpa pelo texto longo, mas acho que entender um pouco disso tudo é realmente muito útil.
Como você já conseguiu resultados aceitáveis, já fez quase tudo certo. Tudo ótimo!!! :at:
Mas é preciso ter um pouco de conhecimento básico. Você provavelmente já adquiriu isso nesse meio tempo. O importante é saber o quê, como e onde, para não ficar apenas colocando algo no papel por acaso que você gosta.
Só queria escrever isso para que você não desista antes da hora!
E talvez algum outro laborador esteja lendo isso aqui, com dúvidas semelhantes.
Além disso, há livros, blogs e muitos vídeos na internet que podem ajudar. Mas, por favor, não se perca totalmente por aí.
De qualquer forma, isso não acontece da noite para o dia, mas requer um pouco de tempo, calma e dedicação, e então você também receberá algo em troca!
Até mais, desejo-lhe boa luz,
Werner
Ah, sim, e o meu favorito, mas em inglês: aqui você aprende tudo de maneira refinada e elegante, na minha opinião: https://www.youtube.com/watch?v=SVTfoUrMTmA