Urnes
[color=#505050][size=smalOlá a todos,[/size][/colo
[color=#505050][size=smalkalha alguém que me diga como consigo dar um toque suave a um Ilford Delta 100 com o FX-39 II?[/size][/colo
[color=#505050][size=smalDepois da pergunta principal, agora a história:[/size][/colo
[color=#505050][size=smalNo inverno passado, testei o FX-39 com um Delta 400. Ao contrário do A 49 que costumo usar, ele ficou super nítido, mas, para mim, como 645, ficou granulado demais. Testei então o FX-39 no estúdio com FP4 e meu velho Classicpan, desta vez como filme plano. Tudo bem, super nítido e o grão não faz diferença em 4x5".[/size][/colo
[color=#505050][size=smalAgora, expus alguns rolos de Delta 100 em campo e percebi que ele parece estar submetido a uma superexposição em cerca de 1-2 stops. Nas fotos noturnas que tirei com um Delta 400 — já que também dá para compensar —, realizei uma diluição maior (1+15 em vez de 1+9) e revelei pelo dobro do tempo. O resultado ainda está bastante denso, mas as luzes dos postes de rua ainda têm detalhes e não ficam esbranquiçadas.[/size][/colo
[color=#505050][size=smalA ficha técnica também não foi muito útil. Dizia que, com uma diluição de 1+19, os filmes atingem apenas a sensibilidade nominal. Será que a sensibilidade real com a diluição normal é superior à sensibilidade nominal?[/size][/colo
[color=#505050][size=smalEstou ciente de que agora não tenho como evitar fazer o teste. Só estou pensando em qual direção seguir. Aumentar a diluição para 1+19 e depois testar a sensibilidade? Ao usar o A 49, fico com um contraste de cerca de 2,5; com o FX-39, preciso baixar para 1 e mesmo assim ainda fica bem forte.[/size][/colo
[color=#505050][size=smalAtenciosamente, Sven. [/size][/colo
MirkoBoeddecker
Será que ficou superexposto ou revelado demais?
Talvez isso ajude: http://www.adox.de/Photo/push-pull/
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Sim. Exatamente. :D
Acho que é uma combinação dos dois.
Na verdade, introduzi logo 4 novos parâmetros na equação:
1. O Delta 100 (no A49, as diferenças entre o 100 e o 400 são mínimas)
2. Exposição prolongada e, consequentemente, o prolongamento devido à lei de Schwarzschild (provavelmente poderia ter dispensado isso com 1 segundo)
3. Um novo revelador.
4. Em vez dos 7 minutos da ficha técnica, usei 10 minutos para filmes em rolo, retirados do gráfico de revelação Massivdev, e, claro, com rotação.
Acho que, primeiro, vou expor novamente um filme em rolo sem prolongamento de tempo com cartão cinza por 9 stops e revelar com 1+19. Depois, vou ver qual sensibilidade consigo e decidir em que direção preciso corrigir.
Claro que isso é reclamar por ter muito, já que com o A49 consigo resultados excelentes de maneira muito simples. Mas a nitidez com o FX-39 está simplesmente em um nível totalmente diferente.
Atenciosamente, Sven!
Urnes
Bom, testei o Delta 100 na escala 1:19. Consegui um tempo de 11:11 minutos para D 0,65 a 21 graus (abaixo disso, meu antigo CPE não mantém a temperatura) em rotação.
Por isso, acho que na escala 1:9 eu deveria ficar em torno de 6 minutos.
Atenciosamente, Sven.