onlinetinte
Olá, estou com vontade de revelar fotos coloridas. Até agora, revelava apenas em preto e branco e já me informei um pouco sobre o mundo das cores.
Não estou preocupado com detalhes técnicos, mas sim com os materiais e, claro, também com o preço.
O papel colorido da Fuji está disponível em folhas cortadas ou em rolo. A escolha não é difícil.
Mas ainda estou procurando os produtos químicos. Encontrei os kits para uso doméstico da ADOX ou da Tetenal.
No eBay há um fabricante italiano chamado Axelcolor que também oferece um kit de 5 litros semelhante ao da Tetenal.
Na Inglaterra, dá para encomendar produtos químicos Kodak Ektacolor. São bem baratos, mas 20 litros é demais.
Também há uma série de fabricantes de máquinas em caixas de papelão.
Os produtos químicos Fuji Frontier ou Tetenal Compact Line aparecem de vez em quando na internet.
Esses produtos químicos também funcionam na bandeja? Alguém tem experiência com eles ou tem algum favorito?
ZalmanYanowsky
Olá, Onlinetinte,
A última vez que revelei RA-4, na bandeja, foi quando ainda se podia comprar o excelente Diluprint RT. Por isso, não sou uma fonte de conselhos confiável e só posso transmitir o que vários profissionais de revelação RA-4 dizem sobre o assunto.
Um deles compra no eBay embalagens da Fuji para esses minilaboratórios, cujo declínio começou quando a fotografia digital — infelizmente — foi aperfeiçoada. Ele relata (e eu o considero confiável) que basta manter a temperatura em cerca de 30 °C (por exemplo, com uma placa de aquecimento). O tempo de revelação (e também o tempo para o BX) você terá que testar.
Outro continua trabalhando tranquilamente à temperatura ambiente e afirma que seus resultados são bons. Como não tenho contato com ele, não posso dizer nada a respeito.
Caso você consiga adquirir alvejantes e fixadores a preços acessíveis (como banhos individuais), você precisa se informar na internet sobre como usá-los. Acho que me lembro que primeiro vem o fixador — e, nesse caso, ele não pode ser ácido — e só depois o alvejante. Mas dá uma olhada por conta própria; se você procurar bastante, vai encontrar muita literatura sobre o assunto, escrita por verdadeiros fanáticos que também publicaram receitas tanto para CD quanto para BX a partir de produtos químicos básicos.
Desculpa não poder te ajudar melhor. Talvez os nerds possam dar uma força.
Boa sorte,
Zalman
onlinetinte
Obrigado pelas dicas. Sim, os produtos químicos para minilaboratório são praticamente empurrados para a gente.
Comecei agora com o kit RA4 da ADOX e está funcionando muito bem. Não imaginava que fosse tão fácil assim.
No entanto, o revelamento em bacias com aquecedor de mesa é muito trabalhoso; além disso, a temperatura em bacias grandes depende de milhares de pequenos detalhes, o que acaba sendo um pouco irritante.
Só o fato de mover as bandejas durante o revelamento já faz a temperatura oscilar em 1 ou 2 graus. O tempo de pré-aquecimento, a quantidade de revelador e o nível do banho de água também influenciam. Além disso, há aquela leve sensação de sauna sobre as bandejas.
Vou comprar um tanque Nova usado. Depois, vou pensar em usar mais revelador.
ZalmanYanowsky
Caro Onlinetinte,
você poderia falar um pouco mais detalhadamente sobre suas experiências com esse kit da ADOX? É que eu também comprei um, mas ainda não usei; da mesma forma, nunca utilizei de verdade a placa de aquecimento (45 x 90 cm), apenas simulei uma tarde de laboratório usando água pré-aquecida nas três bandejas. (Para ver com que precisão a temperatura dos banhos pode ser mantida.)
Também percebi que ocorre um efeito de sauna. O que você quer dizer com banho de camisa? Só usei um banho de camisa (banheira meio cheia) quando ainda revelava C41 e E6. Com resultados reproduzíveis. Só desisti do revelamento de filmes depois de alguns anos porque já sabia que era capaz e que uma máquina em um grande laboratório fazia isso ainda melhor (e mais barato) do que eu.
Em que temperaturas você manteve os três banhos, ou melhor: quais temperaturas você buscou atingir, e quanto tempo duraram o revelamento e o BX? Tenho menos receio de mudanças lentas de temperatura, pois naquela época, com o RT, eu começava no verão a 20 °C e, horas depois (muitas vezes sem perceber), chegava a temperaturas bem mais altas, que eu compensava, de certa forma intuitivamente, alterando os tempos de exposição (e não os tempos de revelação, como seria correto).
Também tenho um kit de revelação RA-4 para 1 litro da Digibase, que ainda não tive coragem de usar. O motivo mais profundo deve ser que quero esperar um pouco mais para descobrir que meu estoque de papel colorido na geladeira já está estragado.
Atenciosamente,
Zal
onlinetinte
Olá, o kit ADOX funciona bem. As fotos ficaram incríveis. Com as revelações de drogaria, a gente acaba perdendo a vontade de fotografar. Tentei manter a temperatura nos 35 graus recomendados. Mas acabei ficando sempre por volta dos 37 graus. Revelação e fixação, 45 segundos cada. Não entendo muito bem de temperatura. Portanto, ainda não pude testar se as fotos apresentam diferenças extremas de cor com alguns graus a mais ou a menos, apenas li sobre isso.
Como banho de água, comprei uma grande bandeja para resíduos em uma loja de animais, colocando o aquecedor de bufê por baixo. Encho a bandeja com um pouco de água quente até que as bandejas fotográficas fiquem levemente flutuando. O banho de água fica cerca de 8 graus mais quente do que as bandejas.
Uma vez, coloquei as bandejas diretamente sobre a placa, mas nada aqueceu, ou melhor, tudo esfriou.
Acho que a área de contato é muito pequena por causa das ranhuras no fundo das bandejas.
Mas é preciso preparar tudo isso com cerca de uma hora de antecedência para que a temperatura se estabilize.
Também faz sentido colocar uma pequena divisória entre as bandejas; caso contrário, ao sacudir o papel, às vezes algo pinga aqui e ali na bandeja errada e ficam manchas marrons no papel.
De acordo com a ficha técnica da Fuji, o papel Crystal Archive dura incríveis 20 anos quando refrigerado. Caso você use esse.
ZalmanYanowsky
Não, não tenho mais papel Fuji, só Kodak Endura, que comecei a usar quando esse RT ainda existia. Pelo menos a tua mensagem sobre os 20 anos do Fuji Crystal me dá alguma esperança. Isso significa que o papel não exposto pode ser mantido à temperatura da geladeira? Seria maravilhoso.
Agora entendo por que você acha complicado manter as soluções aquecidas. (Eu não sabia o que era um aquecedor de bufê.) Há dois ou três anos, num surto de extravagância, comprei um aquecedor elétrico de placa (para a gastronomia), com área de 45 x 90 cm, onde cabem três bandejas de 24 x 30. A temperatura da superfície é regulável, variando entre algo em torno de 20 °C até quase 90 °C. Com ele, consegui manter a água pré-aquecida bem constante na simulação a — não me lembro exatamente — cerca de 30 °C, de qualquer forma, a temperatura que eu queria representar. Também me interessava saber com que frequência a placa continuava aquecendo e quais eram os picos de temperatura nos banhos: quase imperceptíveis. Eu realmente deveria me motivar e voltar a revelar cores. Que bom que você me fez pensar nisso com suas postagens!
Sim, ampliações coloridas feitas em casa são diferentes do produto que se encontra na maioria (não em todos) dos grandes laboratórios. Quando comecei, ainda se utilizava o processo EP 2 e, dois ou três anos depois, mudou-se para o RA 4 (com o papel de cloreto de prata que, a pedido dos grandes laboratórios, permitia tempos de processamento mais curtos, o que levava a um CD de 1 minuto no laboratório caseiro com Diluprint RT [por precaução, sempre fiz a branqueamento-fixação por um tempo um pouco mais longo do que o estritamente necessário]).
Atenciosamente,
Zal
Rolf-Werner
Até agora, sempre usei 30 graus de temperatura, embora utilize tambores Jobo e os equipamentos Jobo para isso.
Isso porque, a 30 graus, os tempos de revelação são um pouco mais longos, o que facilita o controle. Os resultados sempre foram impecáveis, com produtos químicos ADOX e papel Fuji.
Os tempos constam — pelo que me lembro — na descrição da Tetenal, pelo menos antigamente. Se a descrição estiver disponível em PDF no site da loja, dá uma olhada. Acho que o tempo de revelação era de 1:15 ou 1:20 com isso.
Atenciosamente,
Rolf
jonny
Primeiro, uma observação sobre a durabilidade: as informações na ficha técnica da Fuji referem-se ao papel PROCESSADO, ou seja, às cópias finalizadas. Infelizmente, o papel RA4 não exposto/não processado não tem grande durabilidade, pois fica opaco rapidamente. A durabilidade é significativamente inferior à do papel preto e branco. Por isso, desaconselho veementemente a compra de papel antigo em sites de leilões etc. Tenho um Fuji CA DPII comprado há quatro anos na loja, que já apresenta um leve embaçamento. O Kodak Endura de dez anos do meu estoque está amarelo-escuro e o papel Agfa de 20 anos está marrom-casca-de-ovo. Não desperdice tempo/dinheiro com papel antigo!
Sobre a temperatura de revelação: normalmente é possível revelar papéis negativos coloridos em temperaturas mais baixas, até cerca de 25 graus, sem problemas. Não tenho experiência direta com temperaturas ainda mais baixas, mas suponho que também seja possível. Os tempos de revelação ficam bem longos.
Em temperaturas de revelação mais baixas, em comparação com os 35 graus padrão, ocorre uma certa alteração na cor, que, no entanto, é linear e pode ser compensada pela filtragem normal. Mais importante do que a questão da temperatura absoluta é que a temperatura não varie de uma cópia para outra, pois, caso contrário, você pode acabar tendo muito trabalho com a filtragem.
Nesse aspecto, no processamento em bandeja, uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente faz até mais sentido, pois é mais fácil mantê-la constante. Então, experimente com 20 graus. Experimentar vale a pena.
Por favor, ao trabalhar com produtos químicos coloridos, certifique-se de que a câmara escura esteja bem ventilada.
Para obter bons resultados, também é importante que o filme a ser ampliado tenha sido bem exposto e processado corretamente. Aqui (no revelamento do filme), a temperatura de 37,8 graus deve ser rigorosamente mantida. Se houver descuido ou se o revelamento for feito intencionalmente a temperaturas mais baixas, resultam curvas de densidade diferentes para as três cores, e a consequência são as chamadas “manchas de inclinação”. Isso significa que a tonalidade nas sombras é a cor complementar da tonalidade nas luzes. Por exemplo, as sombras ficam magenta e as luzes, verdes. Como magenta e verde são complementares, não é possível filtrar ambas as tonalidades. Sempre restará uma tonalidade.
Boa diversão com a ampliação colorida!
Gelegenheitsentwicker
Aqui vai a minha opinião:
Entre os papéis coloridos, o da Fuji é, de longe, o que dura mais tempo (sem exposição, armazenado em local seco na adega). Atualmente, uso o papel Fuji Crystal Archive Supreme, que comprei há uns 4 anos (recém-saído da loja), e ainda o acho impecável.
Um teste simples: revele uma folha de papel não exposto; se ficar branquinho brilhante, tá perfeito. Com o tempo, o papel Fuji fica um pouco mais escuro (cinza) nesse teste, meio que na cor de casca de ovo. Mas é realmente só um pouquinho.
Os papéis Kodak adquirem, com o tempo, um tom que tende para o verde-amarelado (não dá mais para filtrar nada, só dá para usá-los para uma “impressão de contato de referência”), enquanto o Agfa Sensatis antigo tende mais para o “marfim” (Pequena curiosidade: uma vez encontrei alguém na internet que procurava especificamente por papel Agfa o mais antigo possível...).
Sobre o tema química: se você experimentar um pouco, na verdade tudo o que se chama RA-4 CD funciona. Tentei uma vez revelar na bandeja a 20 °C, e isso também funcionou sem problemas (na época era revelador Calbe), o tempo de revelação, claro, disparou.
Atenciosamente, Martin!