Dongrappo
Olá, pessoal
Gostaria de fazer uma pergunta para quem entende de ampliadores Durst.
Ao montar meu laboratório, tive muita sorte de encontrar pessoas simpáticas. Como não posso investir quase nada, tudo isso foi, naturalmente, muito, muito bom e útil para mim.
Agora recebi aqui em Bremen três equipamentos Durst. Ótimo, pois nos meus equipamentos atuais sempre faltava alguma coisa ou algo não estava certo.
Agora eu deveria estar pulando de alegria, o que de fato estou fazendo, é claro! Yeah.
Só que ainda faltam algumas peças essenciais e os três equipamentos são pouco compatíveis entre si. Ou seja: mais uma vez, falta alguma coisa. E, infelizmente, na Durst é bastante confuso em relação às compatibilidades, nomes e, na maioria das vezes, muito caro. (Para as minhas possibilidades)
https://www.dropbox.com/sh/gmhrcilt735fgmp/AAAD-YJkKcd1pPbMMU24mnc5a?dl=0
Então, vamos ao que interessa, querida.
1- Durst M605 com cabeça de impressão colorida. A engrenagem tinha um pequeno impacto, um dente estava amassado, mas consegui consertar de forma que ela funcione bem, sem “pular”. Também consegui ajustar a mecânica corretamente. Fora isso, um aparelho ótimo, na minha opinião.
2- Durst M670 com cabeça de cor. Parece totalmente novo, com coluna de 1 metro de altura. Apenas a base parece ser mais antiga, pois apresenta sinais evidentes de uso.
3- Cabeça de cor Durst M370, sem base e coluna. Ou seja, apenas a cabeça do aparelho.
Bem, por enquanto, todos os aparelhos funcionam perfeitamente.
A M506 está tão bem alinhada e a imagem (imagem de teste) na base é tão nítida até nos cantos (apesar da caixa de luz mista) que é realmente impressionante, e hoje vou fazer algumas ampliações. (Que alegria)
Bom, agora sobre o conjunto completo: o que está aqui e o que ainda falta:
- Tenho 1 transformador/fonte de alimentação “TRA305/N”, que, no entanto, serve para todos os aparelhos e funciona muito bem.
- Uma mesa de projeção, Unineg equipada com Sivoma35 e Sixma35. E é só isso. (ou seja, isso já é realmente ótimo, por favor, não me interpretem mal)!
Então, eu ainda precisaria das placas para 6x6, 6x4,5 e, de preferência, opcionalmente, para o caso de precisar, para 6x7.
Então, seria ótimo ter uma mesa de imagem com fitas e, além disso, insertos de vidro. Gosto especialmente de trabalhar com vidro AN na parte superior e máscara na parte inferior. Como quero ampliar alguns filmes em rolo que, infelizmente, fazem jus ao próprio nome. Por exemplo, o Rollei Retro, que realmente não dá para endireitar. Mesmo anos de “desenrolamento”, re-lavagem e meses de armazenamento sob livros pesados não ajudaram.
Para a M670, tenho apenas a caixa de luz mista para 35 mm. A versão para 6x6, ou melhor, 6x7, seria, naturalmente, absolutamente fantástica. Caso contrário, estou pensando em vender o equipamento, embora seja realmente uma peça excelente, em estado de novo, e os suportes de lente da mesa de projeção fossem perfeitamente intercambiáveis com a 605. O manual de instruções também estava incluído.
Recebi também dois suportes de lente: 1 plano e 1 profundo para KB. Seria legal ter uma peça/conjunto adicional para o segundo VG.
Ah, sim, vinha com uma lente de 50 mm, mas era apenas uma lente simples de três elementos; já estou muito bem equipado com uma Nikon e uma Schneider Componon-S. No entanto, ainda vinha uma Rogonar-S 80 mm. :-) Antes eu só tinha duas Trinar e preferia usar minha Anaret 105 mm, que acho realmente ótima. E isso apesar do curso mais longo. Não consigo formatos muito grandes com ela, como 6x4,5 e 6x6.
Na M370 faltam a placa de base e a coluna; a cabeça ainda parece estar em ótimo estado, pouco usada, e funciona muito bem. A mesa de imagem de 35 mm está incluída. Bem, para mim ela não tem muita utilidade, pois não se encaixa nos outros equipamentos. Ela também está equipada apenas com o compartimento misto de 35 mm. Daria para adaptá-la também. A propósito, todos os equipamentos precisam de colunas diferentes.
Certamente soa como um problema de luxo, mas, como sou uma pessoa realmente pobre que quer voltar a se dedicar a esse hobby caro, eu preferiria me limitar a 2 ou 3 equipamentos, mas não posso investir quase nenhum dinheiro. Isso significa que, para mim, a pressão interna de escolher o “certo” é muito alta, o que provavelmente é difícil de entender para muitos. Pois eu simplesmente gostaria de ter 2 ou 3 equipamentos completos, com os quais eu goste de trabalhar e possa fazer tudo o que for necessário.
Vários equipamentos, simplesmente para ter peças de reposição e porque também gostaria de trabalhar no laboratório junto com amigos e meu sobrinho. O MF e o KB serão ampliados.
Meus antigos Kaiser VC60 e VLC35 não têm plataformas de imagem adequadas e a coluna é bastante modesta. Mas, de certa forma, eles também não são realmente ruins, são sólidos e tudo funciona de maneira precisa e limpa.
No caso do Krokus69s (tenho 2 unidades), eu ainda teria que investir em vidro AN, possivelmente em insertos sem vidro para KB e, além disso, comprar uma cabeça colorida ou os grandes filtros Ilford Multigrade (tamanho do filtro 12x12 cm), que, mesmo usados, são raros e caros. Fora isso, o Krokus, como um simples condensador, é simples, mas muito robusto e bem construído, funciona de maneira muito precisa e bem, parece totalmente estável e durável e suporta até 6x9. Tenho ainda alguns negativos bem antigos e outros mais recentes, mas infelizmente não tenho mais uma boa câmera MF. Exceto uma Kodak Twin e uma Ensign Box de cerca de 1925
Nossa, tantas palavras, e eu já tentei resumir meus muitos, muitos pensamentos.
Talvez algum de vocês entenda do assunto, tenha dicas e ideias sobre os equipamentos/acessórios Durst, ou talvez ainda tenha algo sobrando, mas que realmente não possa custar quase nada.
Claro, eu ainda poderia juntar o dinheiro para os custos de envio e talvez mais alguns euros, ou trocar por algo.
Bom, agora chega! Muito obrigado pela atenção e desejo a todos sempre boa luz,
Werner