mabo
Olá,
Como estamos tendo que passar muito tempo em casa no momento, comprei um FEM Kunze CA100 (analisador de cores) no eBay, mas infelizmente sem o manual de instruções. Alguém tem uma cópia digital do manual ou sabe onde eu possa encontrá-la? O CA100 original vem com um negativo para calibração?
Obrigado e um grande abraço,
Markus
onlinetinte
Olá, não tenho o manual do CA100. Mas tenho aqui um aparelho um pouco mais antigo, o Colormaster CCM 1009, com o manual. O aparelho usa a mesma cabeça de medição que o CA100. É da época de transição da Wallner para a Femkunze.
Fora isso, o aparelho tem um design bem diferente e também possui um medidor de tempo com fonte de alimentação comutada para o ampliador. Mas, para talvez entender o funcionamento, o manual é bastante prático. Tenho em PDF, caso você tenha interesse.
Os negativos de teste sempre vinham com a Femkunze. Para ampliações coloridas, era possível encomendar negativos de teste no tipo de filme desejado.
Com uma ampliação ideal criada por conta própria, porém, também é possível dispensar os negativos.
Pelo menos nos medidores de P&B, não é necessário o negativo de teste.
Brevemente sobre o cabeçote de medição:
O interruptor basculante alterna entre análise de cor e tempo de exposição.
O CA100, na verdade, não consegue medir o tempo de exposição?
No botão giratório, você ajusta os canais de cor. Ponto branco = medir o tempo; um passo adiante vêm ciano, magenta e amarelo. O botão na lateral serve para “medir agora”.
Fora isso, posso te dar a dica de entrar em contato com um vendedor em sites de classificados ou no eBay e pedir uma cópia. Já tive sucesso várias vezes com vendedores particulares.
mabo
Muito obrigado pela explicação, vou tentar fazer isso e também vou entrar em contato com o vendedor novamente. Eu tenho
mabo
Muito obrigado pela explicação; vou tentar fazer isso e também vou entrar em contato com o vendedor novamente.
mabo
Sua dica deu certo: o vendedor acabou encontrando o manual e me enviou. Portanto, se alguém estiver interessado, por favor, envie uma mensagem privada