Rolf-Werner
Oi,
duas perguntas rápidas, a primeira por pura curiosidade. Desde que comecei a usar o Adotol-Konstant, percebi que ele deixa um pó branco-amarelado ao secar (salpicos). O que é isso? Antes eu sempre usava concentrados líquidos, principalmente Eukobrom, e isso não acontecia; só conhecia isso do fixador.
Segunda pergunta: hoje me pareceu que a carga preparada de Stopper tinha ficado estragada. O cheiro era como o de um vaso de flores onde a água ficou parada por muito tempo. Será que é isso mesmo, ou meu nariz está me enganando? Cheirei o fixador, que tem um leve cheiro de enxofre, como sempre, mas não de algo estragado. Esse cheiro sumiu por um tempo, mas depois de um tempo voltou a subir da travessa, mesmo ao despejar de volta na garrafa. Só o que restou na travessa não cheirava mal. Isso é possível? A cor, aliás, estava normal, ou seja, amarela, sem alterações.
Talvez vocês tenham experiência com isso.
Atenciosamente,
Rolf
KlausWehner
Todo revelador é composto por diferentes substâncias dissolvidas na água.
Quando a água evapora, essas substâncias permanecem.
Isso também se aplica ao Eukobrom.
Existem diferentes produtos químicos que são usados como banho de parada: ácido acético, dissulfito, ácido cítrico.
O ácido cítrico, em especial, não tem boa durabilidade e tende a mofar.
Talvez você tenha um banho de parada que contenha ácido cítrico? Nesse caso, ele deve ser substituído regularmente.
Atenciosamente,
Klaus
Rolf-Werner
Sim, Klaus, ácido cítrico. Acho que está mofado. Vou pegar outro galão...
Obrigado pelas dicas!
Rolf
KlausWehner
Substitua rapidamente o banho de parada à base de ácido cítrico.
A longo prazo, eu recomendaria usar outro banho de parada.
Atenciosamente,
Klaus
PeterK
Olá,
Um banho de parada à base de ácido cítrico é tão barato que não vale a pena mantê-lo armazenado como solução por muito tempo. Para o processo positivo, basta colocar 1 colher de sopa de ácido cítrico cristalizado em um litro de água, mexer e pronto!
O ácido cítrico pode ser encontrado em qualquer drogaria de qualidade ou (talvez um pouco mais caro) em farmácias.
Para o processo positivo, não é necessário comprar um produto de marca. Se (após o tempo) o filme for totalmente revelado — o que sempre se deve fazer —, o banho de parada serve apenas para evitar que o revelador seja arrastado para o fixador.
No revelamento negativo, eu mesmo não uso banhos de parada, mas apenas duas lavagens com água após o revelamento. É claro que o filme continua revelando um pouco mais na água, mas, se o tempo de lavagem for rigorosamente respeitado (no meu caso: encher, inclinar 4 vezes, esvaziar), posso simplesmente levar essa diferença em conta no tempo de revelação.
Dongrappo
PeterK escreveu:
Olá,
um banho de parada à base de ácido cítrico é tão barato que não vale a pena mantê-lo em solução por muito tempo. Para o processo positivo, basta colocar 1 colher de sopa de ácido cítrico cristalizado em um litro de água, mexer e pronto!
O que significa “armazenamento prolongado”? E qual é o rendimento do ácido cítrico?
Eu também uso ácido cítrico e acho ótimo. Até agora não tive problemas e uso no máximo por 3 dias, se não houver muito tempo entre eles, ou seja, no máximo duas semanas de armazenamento. Só que, claro, o efeito a longo prazo e a estabilidade de arquivamento são sempre uma questão. Embora, no futuro próximo, eu vá usar apenas papel PE.
No revelamento de negativos, também paro apenas com água e nunca tive problemas.
KlausWehner
O objetivo principal de um banho de parada é proteger o fixador seguinte.
O revelador é fortemente alcalino, enquanto o fixador é, em geral, levemente ácido.
O banho de parada neutraliza os resíduos alcalinos do revelador, impedindo assim que o pH do fixador seja alterado gradualmente devido à entrada de álcalis.
Depende dos detalhes do processo se se deve ou não utilizar um banho de parada.
Pessoalmente, eu fixo seguindo o “método de dois banhos”. O segundo fixador está sempre (relativamente) fresco.
No processo de negativo, utilizo o fixador adicional apenas uma vez.
Nessas circunstâncias, bastaria, de fato, apenas uma lavagem com água após o revelamento.
Se for utilizado apenas um fixador e este for usado por um período prolongado, eu certamente não dispensaria um banho de parada.
Especialmente no processo positivo, a princípio mal se percebe quando o fixador não está mais funcionando plenamente.
As consequências passam despercebidas inicialmente e muitas vezes só se manifestam semanas ou meses depois.
Uma fixação segura é extremamente importante.
Um banho de parada pode, eventualmente, proteger o fixador contra a perda prematura de atividade.
É recomendável testar o fixador repetidamente (“tempo de clarificação”).
Recomenda-se uma “fixação em dois banhos” (nesse caso, um banho de parada pode ser dispensável).
Atenciosamente,
Klaus