ZalmanYanowsky
Prezada comunidade,
Uma das minhas queridas Isoletten começou recentemente a deixar passar luz por dois minúsculos furos, do tamanho de uma picada de agulha, no fole. Já comprei látex líquido preto, mas, antes de começar, gostaria de pedir a opinião de vocês:
Aplicar por fora ou por dentro?
Várias camadas?
Tentar reparar apenas com esse látex ou colocar “remendos” adequados? De que material eles deveriam ser feitos?
E qualquer outra sugestão que vocês tiverem.
Muito obrigado desde já,
Zalman Yanowsky
onlinetinte
Uma vez, tive um fole com defeito na Fujica GS645 pro.
No final, acabei trocando o fole, porque praticamente todos os cantos estavam furados.
Também já li sobre usar silicone ou vedante de cárter. Se você tiver apenas dois furos, essa deve ser a melhor solução por enquanto.
Mas acho que você vai precisar retocar de vez em quando. Eu aplicaria por fora.
Na época, como solução provisória, tirei o fole e o achatei. Depois, colei fita adesiva/fita isolante nas bordas.
No total, foram quatro tiras de fita adesiva, da lente até o corpo da câmera, uma tira para cada borda do fole.
Depois disso, dá para dobrar o fole novamente e moldar as bordas, agora reforçadas com fita adesiva. É muito fácil, já que tudo já está pré-dobrado.
A fita adesiva que usei na época foi mais ou menos, parece muito grossa e pode não colar bem em todos os cantos. Acho que fica melhor e mais elegante se você colar um tecido fino/folha etc. com cola de contato.
ZalmanYanowsky
Obrigado pelos conselhos!
Infelizmente, não tenho muito jeito para trabalhos manuais, por isso desmontar o fole está fora de questão para mim. Não seria possível colocar a fita adesiva nas pregas do fole sem precisar achatá-lo antes?
A folha preta com adesivo de contato também parece uma boa ideia. Você poderia indicar um produto (com o nome comercial. Não faço parte dessa sociedade criminosa de notificações)? Por causa da opacidade total à luz, eu também não teria problema em colocar dois pequenos pedaços de papel-alumínio comum.
Atenciosamente!
Zal
onlinetinte
Olá, essa ideia do filme plástico ou do tecido foi só uma sugestão, não tenho nenhuma marca específica. Tecido opaco à luz costuma ser bem grosso.
Lembro que existem alguns fóruns antigos onde se discute sobre tecido para fole e às vezes mencionam nomes e fabricantes. Lá também se fala sobre como construir foles por conta própria, etc. Geralmente em inglês.
Tem que dar uma procurada pra ver se encontra alguma coisa.
Talvez você possa usar a fita Isoband e colá-la com cola de contato pra que ela segure melhor e não se solte nos cantos.
Eu simplesmente peguei a fita preta lisa da Tesa na seção de adesivos da farmácia. Mas também tem como fita de tecido na loja de materiais de construção.
Só que, sem a estrutura do fole, imagino que seja difícil colar.
Então, para facilitar, eu taparia os buracos e pronto.
ZalmanYanowsky
Obrigado, vou pensar um pouco mais e depois me decido.
Que sorte que hoje existem essas lanternas LED superpotentes. Sem uma dessas, eu nem teria conseguido encontrar os buracos.
Atenciosamente,
Zalman