malte
Bom dia, queridos membros do fórum!
Comecei recentemente a fotografar com câmera analógica; no início, tirei fotos com a câmera do meu pai (Nikon EM). Já durante as fotos, percebi que, depois de apertar o obturador, não ouvia aquele clique alto de costume, mas sim um som diferente, meio vazio. Quando o rolo foi revelado, descobri que os negativos estavam completamente pretos.
Há alguns dias, comprei no eBay, por um bom preço, uma Minolta x-300 com lente (Minolta MD 50 mm).
Ajustei tudo corretamente, coloquei o filme da maneira certa, mas, mesmo assim, o clique da câmera soa novamente tão “vazio”. Assisti a um vídeo no YouTube sobre a Minolta x-300 e, nele, o disparo da câmera soa bem diferente, como é normal em câmeras.
Agora estou com medo de que este rolo de filme também fique completamente preto.
Vocês podem me ajudar? Sabem onde está o problema?
P.S.: Coloquei os rolos de filme corretamente nas duas vezes, verifiquei as pilhas etc.
Ficaria muito grato por qualquer ajuda,
Atenciosamente, Malte
KlausWehner
Olá, Malte,
antes de mais nada, seja muito bem-vindo ao fórum!
Vou tentar responder às suas perguntas da melhor maneira possível.
É comum que câmeras mais antigas deixem de funcionar corretamente após um longo período guardadas.
No caso da Nikon, por exemplo, pode ser que um pouco da vedação contra a luz tenha entrado em contato com as lâminas do obturador e as tenha colado parcialmente.
Infelizmente, não consigo avaliar à distância quais são os possíveis danos na sua Minolta.
Você consegue retirar o filme? Importante:
1. Anote o número no contador de fotos
2. Não rebobine o filme a ponto de ele desaparecer completamente no cartucho.
Quando tiver feito isso, pegue a câmera com a tampa traseira aberta e observe o obturador dessa forma.
Agora, arme a câmera e dispare.
Assim, você pode observar como o obturador é armado e retorna à posição inicial.
Experimente diferentes tempos de exposição.
Olhe através do obturador para a lente: o obturador fecha sempre no valor ajustado?
Repita tudo várias vezes e observe se todas as funções mencionadas sempre funcionam da mesma maneira.
Você percebeu algo incomum?
Relate o que resultou desse teste.
Então, veremos o que fazer a seguir.
Atenciosamente,
Klaus
[hr]
Olá, Malte,
antes de mais nada, seja muito bem-vindo ao fórum!
É comum que câmeras mais antigas deixem de funcionar corretamente após um longo período de armazenamento.
No caso da Nikon, por exemplo, pode ser que algo da vedação contra luz tenha entrado nas lâminas do obturador e as tenha colado parcialmente.
Infelizmente, não posso avaliar à distância quais danos a sua Minolta possa ter sofrido.
Você consegue retirar o filme? Importante:
1. Anote o número no contador de fotos
2. Não rebobine o filme a ponto de ele desaparecer completamente no cartucho.
Depois de fazer isso, segure a câmera com a tampa traseira aberta e observe o obturador.
Agora, arme a câmera e dispare.
Assim, você poderá observar como o obturador é armado e retorna.
Experimente diferentes tempos de exposição.
Olhe através do obturador para a lente: o obturador fecha sempre no valor definido?
Repita tudo várias vezes e observe se todas as funções mencionadas funcionam sempre da mesma forma.
Você percebeu algo incomum?
Relate o que resultou desse teste.
Então, veremos o que fazer a seguir.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Olá, Malte,
antes de mais nada, seja bem-vindo ao fórum.
Muitas câmeras mais antigas apresentam falhas de funcionamento devido ao armazenamento prolongado.
No caso da Nikon, imagino que parte do material de vedação à luz, já desgastado pelo tempo, tenha se depositado nas lâminas do obturador, colando-as parcialmente.
Talvez você possa dar uma olhada no obturador.
Como não ouvi o barulho característico da Minolta, é difícil fazer um diagnóstico.
Você consegue retirar o filme da câmera? Importante:
1. Anote o número do contador (para que você possa continuar usando o filme mais tarde).
2. Não rebobine o filme totalmente para dentro do cartucho (caso contrário, você não poderá reutilizá-lo posteriormente).
Quando o filme estiver fora da câmera, observe o obturador de fenda com a tampa traseira aberta.
Agora acione a alavanca de armar e dispare.
Você poderá observar como o obturador é armado e, em seguida, retorna à posição inicial.
Coloque a câmera no modo manual (M) e deixe o obturador disparar várias vezes com tempos diferentes.
Está tudo funcionando? Há alguma particularidade? Você ainda ouve aquele barulho estranho?
Conte-nos como foi o teste, então veremos o que fazer a seguir.
Atenciosamente,
Klaus
Wolfgg
Olá, Malte,
Um filme totalmente preto indicaria que o obturador está com vazamento.
Mas o ruído principal nas câmeras de filme 35 mm vem do espelho. Basta retirar a lente e dar uma olhada na parte da frente para ver se ele levanta e abaixa corretamente ao disparar o obturador.
Mais uma observação: é mesmo um filme negativo, ou seja, não é um filme reversível? E quem revelou o filme? Não houve realmente nenhum problema? São apenas as janelas do filme que estão pretas ou está tudo preto?
Atenciosamente,
Wolfgang
Dongrappo
Oi, Malte
Isso realmente não parece nada bom. Especialmente porque o problema está ocorrendo nas duas câmeras. Que tipo de filme são esses e onde você os comprou? Para fazer um teste, eu compraria um filme colorido barato na farmácia de sua confiança e mandaria revelá-lo lá. Na versão mais barata, isso realmente não custa muito, apenas alguns euros.
É claro que você deve prestar atenção para que a tampa traseira fique sempre fechada e, acima de tudo, proteger o filme da luz.
Por enquanto, faça o teste já mencionado sem filme. Coloque a câmera no modo “B” ou no tempo de exposição mais longo. Abra a tampa da câmera sem filme e dispare. Então você deve conseguir ver o tempo passar. Como pode ser visto aqui: www.youtube.com/watch?v=NSzpoiVhYjAk
Caso contrário, você não pode perguntar ao seu pai, de quem você herdou a Nikon EM, se não seria melhor dar uma olhada nela junto com ele?
Bem, boa sorte e sucesso com suas câmeras. Talvez você acabe tendo duas belas “câmerinhas” analógicas!
Atenciosamente,
Werner
P.S.: por favor, nos avise quando você descobrir algo mais concreto!
malte
Bom dia!
Muito obrigado por todas as respostas. Enquanto isso, as duas câmeras já estão funcionando novamente e eu já tirei várias fotos! Acabei de testá-las novamente. Parece que o barulho foi apenas uma impressão minha, e da primeira vez devo ter cometido um erro ao enrolar o filme.
Atenciosamente, Malte
jewelryretouch
[color=#555555]Olá [/colo
[color=#555555]Gostaria de saber a opinião de fotógrafos experientes especializados em fotografia de moda.[/colo
[color=#555555]O que vocês acham deste post [/colo https://www.phototechnolabs.com/2020/07/09/fashion-photoshoot/
[color=#555555]Obrigado![/colo
KlausWehner
Olá,
Não tenho certeza se este é o lugar certo para você fazer essa pergunta.
Por isso, provavelmente haverá poucas respostas.
Seria bom se você pudesse nos dizer qual é o motivo da sua pergunta.
Qual é a sua experiência na área da fotografia?
Na minha opinião, o blog é muito genérico. Por isso, não acho que ele possa realmente ajudar os fotógrafos.
Atenciosamente,
Klaus