Michael_71
Prezados membros do fórum,
Há alguns anos fotografo em preto e branco e eu mesmo revelo e imprimo as fotos. Hoje fiz cópias de contato de alguns negativos 6x45 que estavam guardados desde setembro passado. Ao fazer isso, descobri defeitos nos negativos de dois rolos de filme Rollei IR400. Um deles apresenta listras no sentido do filme. Isso já aconteceu comigo antes. Eu revelo em rotação e uso ATOMAL para o Rollei. Atribuí isso à velocidade de rotação incorreta, já que não ocorreu novamente em velocidade mais baixa. Agora aconteceu de novo, mas infelizmente não consigo mais saber se revelei na velocidade errada em setembro passado.
O outro problema, porém, é muito mais interessante. Anexei uma imagem de exemplo a esta postagem. Na primeira metade deste rolo, as áreas homogêneas apresentam uma textura estranha. Parece quase solarizado.
Alguém tem alguma ideia do que possa ter causado isso?
Muito obrigado,
Michael
KlausWehner
Oi, Michael,
antes de mais nada, seja muito bem-vindo ao fórum!
Sobre o seu primeiro problema com o Rollei IR 400:
a rotação não pode causar erros como os que você descreveu.
Sem ter visto o filme, eu pensaria mais em um defeito do próprio material fotográfico.
Quanto ao segundo exemplo:
para mim, é um pouco difícil distinguir o que faz parte do motivo e o que é um erro.
Você menciona uma estrutura estranha.
Isso me faz pensar em um erro típico que tem ocorrido com frequência em filmes em rolo nos últimos tempos.
Ocasionalmente, ocorre uma reação entre o papel protetor e a emulsão.
Nesse processo, a cor preta do papel protetor é parcialmente transferida para a emulsão (incluindo a impressão).
Atenciosamente,
Klaus
Michael_71
Oi, Klaus,
muito obrigado pela resposta rápida e pela recepção calorosa!
Você escreveu: “A rotação não pode causar erros como os que você descreveu.
Sem ter visto o filme, eu pensaria mais em um defeito do material fílmico.”
Anexei uma foto da prova de contato do filme com as listras. Seria possível que se trate de uma fuga de luz? O estranho seria então por que isso só aparece em alguns rolos desse rolo de filme.
“Quanto ao segundo exemplo:
é um pouco difícil para mim distinguir o que faz parte do motivo e o que é um erro.”
Eu entendo perfeitamente.
Infelizmente, o contato ainda está muito molhado para ser fotografado. Minha foto do negativo também não tem muita nitidez. Infelizmente, só tenho meu celular para digitalizar.
No negativo, há um objeto mais claro no meio. Acima dele, deveria ser possível ver um céu azul homogêneo, sem nuvens. No entanto, o que se vê é, na verdade, um conjunto de manchas escuras com halos claros ao redor. Portanto, uma estrutura, mas não regular.
Enviarei mais tarde uma foto da cópia de contato.
Muito obrigado,
Michael
KlausWehner
Oi, Michael,
Que complicado!
O revelado parece irregular.
Talvez houvesse pouco volume de solução de revelador no tanque?
(Em condições desfavoráveis, pode acontecer de o revelador vazar de uma lata com vazamento e escorrer para o banho de banho-manteiga).
O filme também não parece totalmente nítido. Ele foi fixado o suficiente?
Atenciosamente,
Klaus
Michael_71
Oi, Klaus,
A fixação está adequada. Por alguma razão, só parece que não está.
A quantidade insuficiente de revelador é algo que eu consigo imaginar. Fiz dois experimentos com quatro rolos de 120 em um tanque de papel Jobo. O volume não estava oficialmente indicado e tentei calculá-lo sozinho. É bem possível que isso tenha dado errado. Infelizmente, não me lembro mais se esse rolo estava na segunda tentativa.