Rainer
Olá a todos, sou novo no fórum e gostaria de me apresentar rapidamente: meu nome é Rainer, tenho 65 anos e moro em Bad Sassendorf, no distrito de Soest. Depois de muitos anos dedicando-me à fotografia digital, redescobri o fascínio da fotografia analógica e gostaria de revelar meus próprios filmes em preto e branco. Felizmente, ganhei de presente um equipamento completo de laboratório com dois ampliadores (Revue 2010 e Veigel Exact 66). Também há peças que identifiquei como mesa de negativos, mas não sei exatamente como são usadas. Se eu puder enviar fotos aqui no fórum, poderia mostrar essas peças. Talvez alguém possa me ajudar?
Atenciosamente, Rainer
KlausWehner
Olá, Rainer,
antes de mais nada, seja bem-vindo ao fórum!
Na verdade, uma mesa de revelação não é tão difícil de usar: basta abri-la, colocar o negativo, fechá-la e inseri-la no ampliador.
Você já fez ampliações analógicas antes? Não é difícil.
Se quiseres, eu posso te ajudar.
Eu moro em Paderborn e, se quiseres, podes vir aqui uma vez.
Assim, eu poderia te mostrar algumas coisas na câmara escura.
Entra em contato se tiver interesse.
Atenciosamente,
Klaus
Rainer
Olá, Klaus, obrigado pela resposta rápida e pela sua gentil oferta de me mostrar como funciona o trabalho na câmara escura. Aceito com prazer. Como estou aposentado, tenho bastante disponibilidade. Quanto à mesa de negativos: trata-se apenas de molduras de metal nas quais, aparentemente, são colocadas duas travessas. Uma para KB sem vidro, outra para 6x9 com vidro. Posso te enviar fotos, se quiseres.
Atenciosamente, Rainer
KlausWehner
Oi, Rainer,
talvez você possa postar aqui muitas das fotos da Bildbühne?
Assim, podemos trocar ideias juntos.
Talvez faltem algumas peças? Veremos.
Entro em contato com você. Assim, podemos marcar um encontro em Paderborn.
Infelizmente, não dá para marcar em cima da hora.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Olá, Rainer,
Recebi as fotos da sua base para negativos.
Obrigado por isso!
Pelo que vejo, trata-se de uma construção própria.
A base para negativos deve atender às seguintes condições:
1. Ela deve manter o negativo em posição plana e paralela no local correto do aparelho de ampliação.
2. Ela deve criar uma vedação à luz entre o aparelho de ampliação e a base para negativos, para que nenhuma luz difusa possa escapar.
Na sua construção, o negativo parece estar fixado apenas nos dois lados curtos.
Para um alinhamento plano ideal, porém, seria bom se o negativo fosse pressionado nos quatro lados.
Você mesmo pode testar facilmente na câmara escura se o seu aparelho de ampliação, com a mesa de negativos inserida, ainda emite luz difusa pelas laterais.
Se houver algum problema, podemos continuar buscando uma solução juntos.
Atenciosamente,
Klaus