Snafoobartslow
Olá a todos,
Sou novo aqui no fórum e estou voltando a revelar filmes em preto e branco. Nos anos 90, isso era o meu pão de cada dia, quando trabalhava como freelancer para um jornal local. Agora, revelo os filmes e os digitalizo por puro prazer, e até agora está dando tudo certo, do jeito que eu imaginava.
Só que, desde que retomei a atividade, tenho um problema estranho que não conhecia antes: após o revelamento e a secagem, ficam cristais grudados no lado da emulsão do filme, com formato semelhante e, em parte, do tamanho de grãos de sal. É preciso esfregar com bastante força com um pano no filme para removê-los. Eu não faço isso (exceto para testar), para evitar arranhões, mas prefiro remover as manchas brancas no Lightroom — pelo menos em fotos de paisagens isso é relativamente fácil, mas com rostos fica difícil. Isso parece estar distribuído de forma irregular pelo filme. A imagem anexada mostra um negativo excepcionalmente afetado.
Filmes nos quais notei isso: APX 100 e 400 (sobras dos anos 90), novos: Fomapan 200, HP5+. Só no Pan F não observo isso.
Meu processo:
- Revelador Fomadon Excel, geralmente 1+1,5; embalagem de 1 l com água desmineralizada (garrafão do supermercado) preparada como solução-mãe, depois realizada a diluição para solução de trabalho com água da torneira filtrada por Brita (a água daqui é bastante calcária)
- como banho de parada, 80 ml de essência de vinagre (de cozinha) a 25% diluída até 1 l (com água filtrada por Brita) <= Será que algum sal poderia precipitar? Meu próximo teste aqui seria apenas com água filtrada.
- primeiro Adofix Plus 1+4 com água da torneira, agora, a título de teste, 1+7 com água filtrada => nenhuma melhora
- Lavagem pelo método Ilford com água da torneira, agora aumentada para 5x-10x-20x-30x, além de enxaguar bem antes, depois e entre cada ciclo de inclinação
- Agente umectante: algumas gotas de Adoflo em água desmineralizada
- Pendurar o filme e deixar secar naturalmente
Assim, não tenho manchas de secagem nem arranhões, apenas essas malditas manchas. Não sei se elas se formam apenas durante a secagem ou se já surgem antes, por isso estou em dúvida quanto à remoção.
Alguém já passou por algo assim? Qual foi a solução? Se não, o que poderia ser?
Obrigado e um abraço
Christoph
[attachment=3425]
Wolf_XL
...há mais de cinquenta anos, uso apenas água da torneira como banho de parada — sempre funcionou... Não sou químico, mas imagino que o banho de parada ácido possa, de alguma forma, reagir de maneira indesejada com o revelador...
KlausWehner
Olá, Christoph,
Seja muito bem-vindo ao fórum.
É uma pena que seu (re)começo na fotografia analógica esteja sendo dificultado por esses problemas no revelamento dos filmes.
Juntos, vamos descobrir o que está dando errado.
Partículas tão grandes no filme são realmente incomuns.
Na minha opinião, as seguintes causas podem ser consideradas:
1. Revelador (talvez não esteja mais muito fresco ou tenha sido armazenado de forma inadequada).
2. Fixador
3. Água da torneira (calcário)
Para a investigação do problema:
por favor, por precaução, agite bem cada banho preparado e despeje-o em um copo.
É possível identificar alguma partícula em suspensão?
Por favor, faça o mesmo com uma amostra de água. Às vezes, o calcário se solta das tubulações.
Se esses testes não revelarem nada (o que eu imagino que aconteça), então podemos dar um passo adiante.
Quando você preparou seu revelador de negativos?
Atenciosamente,
Klaus
Snafoobartslow
Olá e obrigado pelas respostas!
Eu preparei o revelador há cerca de duas semanas. Na época ainda estava muito quente, e eu pensei que a água desmineralizada também tivesse atingido a temperatura ambiente de ~30 °C — mas nada disso, tive que mexer por um tempão e, quando medi, estava apenas em torno de 25 °C. De qualquer forma, depois disso verifiquei com muito cuidado se havia partículas em suspensão, e tudo estava cristalino. Agora, no teste de agitação solicitado pelo Sr. Wehner (temperatura ambiente de pouco menos de 20 °C), ao olhar com muita atenção, de fato são visíveis partículas minúsculas na solução-mãe (ainda não utilizada). O mesmo ocorre com o banho de parada e o fixador, mas esses já têm quatro filmes de uso.
Depois de preparar a solução-mãe, eu a distribuo em quatro frascos de 250 ml, e pode ser que a formação de cristais tenha sido sempre mais intensa quando usei o restante de um frasco de solução-mãe, onde as partículas se depositaram no fundo. Infelizmente, também não me lembro mais exatamente se, nos Pan F que não apresentaram depósitos de cristais no final, usei apenas água em vez do banho de parada (no início, revelei alguns filmes assim, mas, com as altas temperaturas e os tempos de revelação mais curtos, preferi usar o banho de parada). A partir disso, poderia-se deduzir a hipótese: partículas na solução-mãe que, ao entrarem em contato com o ácido acético, continuam a precipitar e formam esses cristais. Possíveis soluções: filtrar a solução-mãe antes da diluição (como? Provavelmente não com filtro de café?), enxaguar muito bem com água após o revelamento, como escreve o Wolf, em vez de usar banho de parada. Provavelmente não vou conseguir fazer isso antes do fim de semana.
É claro que, na próxima preparação da solução-mãe, vou prestar atenção à temperatura de 30 °C e garantir a dissolução completa.
Atenciosamente,
Christoph
KlausWehner
Obrigado, Christoph!
Com isso, já demos um passo adiante.
Você preparou todas as três soluções com água desionizada?
Então, é possível que as partículas não dissolvidas tenham sido transportadas do revelador para os outros dois banhos.
A fenidona no revelador de negativos tem dificuldade para se dissolver na água.
Talvez você deva verificar seus negativos novamente com atenção:
Se você removeu os cristais manualmente, é possível que haja manchas pretas visíveis nos negativos?
Em alguns casos, é possível, de fato, dispensar o banho de parada.
Mas, por segurança, eu sempre fixaria com o “método de fixação de dois banhos”.
Isso garante resultados confiáveis e aproveita sempre os banhos por completo.
Atenciosamente,
Klaus
Snafoobartslow
Olá, Klaus,
Misturei o banho de parada e fixador atual com água filtrada pelo Brita e que ficou parada por alguns dias. Não se vê nenhuma partícula em suspensão na garrafa de água. Parece plausível que as partículas no banho de parada e fixador venham do revelador que deu errado.
Quando esfrego com força um negativo afetado, alguns dos cristais saem sem deixar vestígios, enquanto outros deixam resíduos pretos no negativo — veja as fotos (antes da “limpeza”, depois um recorte dessa área e, por fim, o recorte digitalizado novamente após a remoção). Superficialmente, não vejo mais resíduos nesse local com o alfinete de costura.
Essa solução-mãe ainda dá para dois rolos; de qualquer forma, estou apenas fazendo alguns testes com minhas câmeras (nas quais 20 anos de sono de belquisa também não passaram sem deixar marcas...) — então vou tentar sem banho de parada e com a solução-mãe cuidadosamente medida.
Atenciosamente,
Christoph
[attachment=3427]
Detalhe do cristal
[attachment=3428]
Detalhe do cristal removido
[attachment=3426]
Imagem inteira não limpa
Wolf_XL
...visto de outro ângulo: há algum motivo específico para que tenha que ser justamente o Fomadon Excel? Eu já o experimentei uma vez, na esperança de que, com ele, o Foma 200 realmente atingisse 200 ASA. Mas não atingiu — mas isso é outra história... Fora isso, o revelador não me chamou a atenção de forma tão positiva a ponto de eu não poder prescindir dele. Além disso, sua semelhança com o XTOL me deixou com um mau pressentimento — palavra-chave: “morte súbita” — resumindo: por que não experimenta algo diferente? Eu sugeriria o D-76 ou o ID-11 (que são a mesma coisa) — talvez seus problemas com ele desapareçam...
KlausWehner
Oi, Christoph,
obrigado pela sua resposta rápida.
Com isso, descobrimos a causa do erro. Foi o revelador de negativos.
Compartilho plenamente das reservas do Wolf em relação ao revelador de negativos utilizado.
O preço de aquisição pode parecer baixo à primeira vista, mas se levarmos em conta todas as falhas e o aborrecimento, a conta acaba ficando bem mais cara.
Só para constar: o D-76 e o ID-11 contêm substâncias problemáticas que, na verdade, não deveriam mais ser utilizadas hoje em dia.
É preciso pensar bem no que se vai usar.
Vou te enviar um e-mail sobre isso.
Atenciosamente,
Klaus
Snafoobartslow
Olá a todos,
Ontem revelei novamente um Foma 200. Antes, passei a solução-mãe problemática por um filtro de café; na cuba de revelação, não se viam mais partículas em suspensão. E, em vez do banho de parada, enxaguei com cerca de 1 litro de água filtrada. Depois, havia novamente esses cristais no filme, mas muito menos e menores, e, acima de tudo, eles puderam ser removidos com um pano sem muita resistência. Mesmo assim, insatisfatório.
Até agora, ainda estava em dúvida se deveria tentar novamente com um Excel preparado com muito cuidado. Porque acho que o resultado fica bem legal — pelo menos para digitalizar. Se for permitido, na foto da Foma 200 (
Flickr) de ontem, eu só removi um pouco de sujeira com o carimbo e não fiz mais nada; o scanner realiza a exposição em “Auto-Levels” — se entendi direito, ele deixa o branco mais ou menos branco e o preto mais ou menos preto, distribuindo os tons de cinza uniformemente entre eles. Considerando que eu tinha estimado a exposição na hora de fotografar mais ou menos (foi um teste com uma Zorki), gostei bastante do resultado. No Excel, já revelei desde Pan F até HP5+ com aumento de sensibilidade (ISO 1600), e gosto dos resultados — exceto pelas manchas.
Também dei uma olhada nos negativos que revelei e digitalizei no início (antes do problema dos cristais) — lá eu tive que lidar com poeira em geral. Muitas delas são claramente fiapos de poeira, mas também podem estar alguns desses cristais menores.
De qualquer forma, mais tarde vou dar uma olhada na cidade para ver se consigo um ID-11/D76, então vou tentar com ele. A solução-mãe restante do Excel e os outros banhos vão para o lixo, de qualquer jeito. A questão dos produtos problemáticos também me deixa pensativo — vou adorar experimentar as alternativas ;-).
Atenciosamente,
Christoph
KlausWehner
Olá, Christoph,
É muito provável que as manchas tenham sido causadas pelo revelador.
No entanto, eu esperaria que o problema desaparecesse após filtrar a solução.
Também não quero te convencer a deixar de usar o seu revelador favorito!
Se você acha que se dá bem com ele, continue usando.
É bom se familiarizar com um material e, assim, obter exatamente os resultados que se deseja.
Meu método de trabalho é puramente analógico. Nesse caso, manchas como essas no negativo seriam um critério de exclusão total.
No mundo analógico, isso seria um dano irreparável.
Cada um tem suas próprias exigências e expectativas.
Atenciosamente,
Klaus
Gast
Olá,
se você costuma digitalizar negativos, experimente o ADOX ATOMAL do nosso anfitrião:
https://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/adox-atomal-49-fuer-10-filme-zum-ansatz-von-1000-ml.html
Ele revela com grãos ainda mais finos do que o Excel. Além disso, o aproveitamento da sensibilidade é muito bom.
Eu sempre transfiro o ATOMAL, preparado com água desmineralizada, para pequenas garrafas Aponorm de 100 ml. Elas são enchidas até a borda, para que o revelador não seja oxidado pelo oxigênio do ar.
As garrafas duram facilmente 6 meses para mim.
Atenciosamente,
Wolfgang
Snafoobartslow
Olá, Klaus e Wolf,
“Houston, temos um problema...” Ontem comprei o ID-11 e, aproveitando o dia ensolarado, revelei um Pan-F plus. À noite, preparei o ID-11 seguindo exatamente as instruções, com minha água desmineralizada. Correu tudo bem, o pó A e depois o B estavam definitivamente totalmente dissolvidos. Hoje revelei. Como, com a temperatura ambiente = temperatura do revelador em 23 °C, cheguei a um tempo curto de 6:20 minutos, preparei novamente um banho de parada com água filtrada pela Brita e também um fixador fresco com água filtrada pela Brita (este é um prédio antigo, os aeradores ficam sempre cheios de calcário e outras resíduos muito rapidamente, por isso toda essa filtragem).
Ficou pior do que na última Foma sem banho de parada — muitos pequenos cristais grudados na superfície. Agora, resta suspeitar quase que exclusivamente da água: principalmente a água da torneira comum usada na lavagem, mas também a desmineralizada e a filtrada pelo Brita. O plano agora é encher um galão de 5 litros com água da torneira e deixar repousar um pouco, para que eventuais partículas em suspensão se depositem, e usar essa água para a lavagem. Se não der certo, preparar também os banhos com essa água da torneira. Fora isso, já não me ocorre mais muita coisa. Quando eu ainda revelava filmes, acho que a água era ainda mais calcária, e eu fazia tudo com água da torneira — sem esses problemas.
Além disso, na minha opinião, o ID-11 não combina muito bem com a digitalização. A granulação parece estranha quando ampliada 1:1 na tela (é mais um cinza uniforme, do qual se destacam grãos isolados, quase brancos, de forma irregular. No Excel, isso fica mais uniforme). As bordas parecem ficar exageradas — como se fosse um filtro de “Máscara Desfocada” do Photoshop. Quando se aumenta o contraste, como muitas vezes é preciso fazer em digitalizações em preto e branco, esse efeito se intensifica de um jeito estranho. Na imagem há uma representação em escala 1:1: à esquerda, Foma 200 no Excel e, à direita, Pan-F no ID-11 1+1, ambas digitalizadas com as mesmas configurações e sem outras alterações.
[attachment=3429]
A situação continua, para o bem ou para o mal, intrigante.
Atenciosamente,
Christoph
Snafoobartslow
P.S. @Wolfgang: Desculpa, não tinha visto a tua mensagem logo. Obrigado pela dica! Como mencionei no início, o Excel atende em muitos aspectos ao que eu tenho em mente. E a troca de revelador, por si só, não trouxe nenhuma melhora no único problema que vejo no momento (justamente essas manchas semelhantes a cristais), então vou tentar resolver isso primeiro. Para realmente descartar o revelador como fonte do erro, eu precisaria testar com um revelador líquido. Perguntas e mais perguntas...
Atenciosamente,
Christoph
Urnes
Experimente usar água da torneira normal e deixe o filtro Brita de lado.
Também é possível acabar criando problemas ao filtrar a água, se o filtro estiver muito velho, com defeito ou não for adequado para o uso pretendido.
Moro na periferia da região de Ostalb e a água sai da torneira praticamente como “poeira”, de tão calcária que é. Mas nunca tive problemas com resíduos, desde que faça um banho com agente wetting no final. Também não uso Aqua Dest.
Primeiro, execute o processo em condições normais e simples e depois veja se algo não está certo. Aí corrija. Não complique tudo antes mesmo de começar.
Atenciosamente, Sven.
Snafoobartslow
Urnes escreveu
: Primeiro, execute o processo em condições normais e simples e depois veja se algo não está certo. Em seguida, corrija. Não complique tudo antes mesmo de começar.
Olá, Sven,
foi exatamente nessa direção que meus pensamentos se voltaram após o último fracasso. Embora, mesmo assim, os pontos mencionados anteriormente — que o Excel, por exemplo, é de difícil dissolução e que isso pode causar problemas — sejam absolutamente pertinentes. Descobrir como isso funciona é, afinal, um dos desafios (e, de quebra, a gente faz belas sessões de fotos para produzir o “material de teste” e até consegue uma ou outra foto bem-sucedida).
Atenciosamente,
Christoph
Wolf_XL
...algo diferente — como é a sua caixa de revelação? É nova ou ficou guardada por anos à espera de ser usada novamente?
Snafoobartslow
Wolf_XL escreveu
... algo diferente — como é a sua caixa de revelação? Ela é nova ou ficou guardada por anos à espera de ser usada novamente?
Olá, Wolf,
ela é realmente antiga e ficou guardada no armário por 20 anos. Comprei minha caixa de aço inoxidável da Kindermann usada por volta de meados dos anos 90. Acho que a caixa em si e os carretéis de aço inoxidável não devem ser o problema. A tampa de plástico é bem simples — acho difícil que haja tantos resíduos dentro dela que agora estejam saindo aos poucos?
Atenciosamente,
Christoph
KlausWehner
Olá, Christoph,
As primeiras descrições apontavam claramente para o revelador como a causa do problema.
No entanto, agora parece que a origem do defeito está em outro lugar.
Talvez você pudesse me enviar uma pequena amostra de um filme bastante afetado?
Através da observação direta, com o microscópio e, eventualmente, com produtos químicos, é possível identificar melhor a causa do defeito.
Atenciosamente,
Klaus
Snafoobartslow
Olá, Klaus,
Obrigado pela ajuda! Vou enviar-lhe por correio amostras do Pan F em ID-11 e do Foma 200 em Excel. Acabei de tirar rapidamente uma foto macro do problema — parece mesmo ser algum tipo de sal.
Atenciosamente,
Christoph
[attachment=3430]
[attachment=3431]
Snafoobartslow
Olá a todos,
As tentativas seguintes sem água filtrada pela Brita trouxeram uma melhora, mas não eliminaram os cristais. Em contrapartida, o Foma 200 apresenta formas interessantes, compostas por uma mancha preta (no positivo) e uma estriamento claro horizontal (na parte inferior do filme pendurado para secar) — veja a imagem acima da cabeça da estátua. De acordo com uma postagem em algum fórum, trataria-se de partículas de ferro ou metal (da tubulação de água) que aderem à emulsão macia e reagem com o fixador, de modo que seus resíduos desbotam a faixa durante a secagem. Com água filtrada, isso não aconteceu.
A solução para o problema dos cristais foi tão simples quanto óbvia: antes de usar o agente umectante, enxaguei vigorosamente e completamente a bobina do filme com o próximo rolo sob a torneira aberta ao máximo. Sejam quais forem esses cristais, aparentemente eles podem ser removidos com essa lavagem. As digitalizações saíram praticamente perfeitas. O filme era um APX 400 antigo — ainda preciso testar se essa lavagem também ajuda contra as formações do Foma.
Obrigado pela ajuda e um abraço,
Christoph
[attachment=3432]