stereograph
Olá a todos,
Acabei de revelar dois rolos ADOX CHS 100 II de 135
e tive muita dificuldade para enrolar os filmes.
Nunca tive esse problema antes.
Esse problema é conhecido? Existe alguma solução para isso?
Talvez usar um carretel diferente?
Tentei dois sistemas: o AP, que não funcionou de jeito nenhum,
e um carretel transparente antigo sem esferas,
que, com muita dificuldade, conseguiu enrolar o filme.
Aguardo dicas
KlausWehner
O problema descrito não é específico deste carretel.
É comum que, de vez em quando, os carretéis não consigam ser enrolados corretamente.
Isso pode ter várias causas:
umidade ou depósitos de calcário nos canais dos carretéis, um forte torcimento do carretel, o início do carretel ficar preso ou enroscado no carretel...
É importante prestar atenção ao seguinte:
os carretéis devem estar secos e limpos.
Se o filme apresentar uma torção acentuada, é possível alisar a ponta do filme na direção contrária à torção.
Os cantos da ponta do filme devem ser cortados em ângulo arredondado (ou dobrados para dentro), para que não fiquem presos no carretel.
Atenciosamente,
Klaus
stereograph
Mas,
infelizmente, é exatamente disso que se trata.
Tenho esse problema repetidamente com esse filme.
Já são pelo menos 5 rolos, provavelmente do mesmo lote.
U91-0-R01/5105
Portanto, muito obrigado pelas dicas, mas isso não ajuda neste caso.
O ADOX CHS 100 II 135 fica preso no carretel depois de dar duas voltas para frente e para trás
e não consegue mais avançar,
ou seja, a cada nova tentativa
o filme é danificado pela abertura do carretel.
Tentei enrolar o filme pela frente, por trás, por cima e por baixo.
Ele não funciona normalmente,
como todos os outros filmes que conheço,
nem mesmo outros filmes ADOX têm esse problema.
Suponho (espero) que o lote que estou usando agora da Impex tenha um defeito de fabricação
e que isso se resolva com um novo lote.
Tenho a impressão de que as dentadas do ADOX CHS 100 II 135 parecem mais ásperas em comparação com o APX 400, por exemplo,
e talvez seja essa a razão para o filme ficar preso no carretel.
Vou esperar um pouco e fotografar outra coisa.
A menos que alguém conheça o problema e tenha uma solução à mão!
Por favor!!!! Eu adoro esse filme! :-)
Wolfgg
Olá,
eis ainda a minha experiência de algumas décadas:
- Corte sempre o filme entre os orifícios de perfuração, nunca através deles; arredonde os cantos; enrole o início do filme à luz, na direção contrária à torção, até que fique liso.
- Use espirais Jobos com recorte para as mãos, pois assim é possível segurar a espiral mais interna do filme e puxá-lo para dentro da espiral. Isso é feito segurando a espiral com o polegar e o indicador; o polegar pressiona a borda inferior do filme, o indicador a borda superior, e assim o filme é empurrado para frente.
É assim que, até hoje, consegui colocar todos os filmes, mesmo os mais teimosos, e esse foi, em sua época, o Kodak Recording 2475 (31 DIN), aquele com a “Estar-AH Base”.
Atenciosamente,
Wolfgang
stereograph
Isso já é de conhecimento geral, eu também faço isso há bastante tempo.
Como já mencionei, trata-se apenas de enrolar o ADOX CHS 100 II 135
: corte o filme sempre entre os orifícios de perfuração, nunca através deles; arredonde os cantos; enrole a ponta do filme ainda sob a luz, na direção contrária à torção, até que fique liso.
- Use espirais Jobos com recorte para as mãos, pois assim você consegue segurar a espiral mais interna do filme e puxá-lo para dentro da espiral. Isso é feito segurando a espiral com o polegar e o indicador; o polegar pressiona a borda inferior do filme, o indicador a borda superior, e assim o filme é empurrado para frente.
jonny
Infelizmente, não posso contribuir com nada quanto à questão de saber se há anomalias no lote mencionado. Até agora, usei o CHS100-II apenas com filmes planos.
Minha experiência mostra que problemas ao carregar os carretéis com filmes individuais costumam ser um sinal de início de sujeira ou contaminação por resíduos químicos e/ou de filme.
Se você não encontrar uma solução satisfatória, minha última dica seria adquirir carretéis de aço inoxidável, de preferência os de alta qualidade da Hewes. Acho que existem até mesmo alguns para uso com tanques de plástico. O carregamento funciona de maneira diferente dos carretéis de plástico: o filme não é movido, mas enrolado de dentro para fora no carretel. Depois que você pega o jeito, é realmente muito simples. Problemas com filmes que ficam presos ou se danificam são coisa do passado.
Eu uso carretéis/recipientes Jobo apenas para C41; para todos os filmes em preto e branco, uso exclusivamente carretéis e tanques de aço inoxidável. O motivo é que, ao contrário dos carretéis de plástico, eles são muito mais fáceis de manter limpos a longo prazo. Basta enxaguar com água fria. Com os carretéis Jobo, quando o volume de trabalho era alto, eu precisava limpá-los a cada poucos meses com escova de dentes e Kukident ou banho de branqueamento...
Wolfgg
... ou com ácido clorídrico a 5% (loja de materiais de construção), que também corrói tudo, exceto a espiral, é claro.
Photux
O filme está revestido em PET, e já tive problemas semelhantes com isso — principalmente quando usado com câmeras que o enrolam “ao contrário” (série A da Canon). Esperar alguns dias após rebobinar antes de revelar ajudou a resolver o problema.
É claro que existem outros filmes revestidos com PET, mas talvez essa seja a diferença decisiva? Com o triacetato clássico, ainda não tive esses problemas — e nem todo suporte de PET é igual, mas evito esse tipo de material sempre que possível.