schorsch27
Olá,
Meu nome é Markus e estou feliz por finalmente ter encontrado aqui um fórum informativo sobre fotografia analógica.
Aqui vai a minha pergunta, para a qual a pesquisa por palavras-chave não me ajudou:
Há cerca de um ano, comprei vários sachês de Adofix P, que só agora pretendo usar. Ao que parece, esse revelador em pó já não está mais disponível.
Quais são os tempos de fixação do revelador em pó Adofix P para filmes/papel PE e para papel baritado? E: esse revelador em pó é adequado para papel baritado (tempos de lavagem)?
Na internet, só encontro referências ao Adofix II ou ao Adofix Plus.
Saudações contrastantes, Markus
KlausWehner
Olá, Markus,
Seja muito bem-vindo ao fórum.
Os tempos de fixação dos filmes variam e dependem da emulsão específica de cada filme.
Por isso, a maneira mais segura é determinar previamente o tempo de clarificação do filme.
Para isso, no caso dos filmes KB, pode-se utilizar uma parte do pré-lavado.
O tempo de fixação para papéis não é tão fácil de determinar.
Eu fixo meus papéis com o “método de dois fixadores”. O segundo fixador é sempre (relativamente) novo.
Meus tempos são de 5 e 5 minutos.
No entanto, evito fixadores rápidos.
Atenciosamente,
Klaus
schorsch27
Olá, Klaus,
obrigado pela dica e pelas boas-vindas. Vou dar uma experimentada no fim de semana.
A propósito, a ADOX também já me respondeu à pergunta, informando que os tempos de exposição são os mesmos do Adofix II.
Atenciosamente, Markus
MirkoBoeddecker
As instruções para o ADOFIX PII também se aplicam ao ADOFIX I: https://www.adox.de/Photo/a300/
Trata-se de um fixador rápido. Já tivemos uma mudança na fórmula do A300 nos anos 2000.
Atenciosamente,
Mirko