schorsch27 escreveu:
Caros amigos da escuridão,
Há anos procuro, em vão, uma boa solução para secar os negativos sem deixar poeira nem manchas.
Após um longo hiato na revelação, gostaria de ampliar bem bonitos meus retratos de jazz em preto e branco dos anos 80. Para isso, quero limpar novamente os negativos antigos, nos quais já se vê alguma fibra ou outra mancha de água. Após a limpeza, gostaria de colocá-los em novas capas de pergaminho, mas antes disso me deparo novamente com o velho problema de ainda não ter encontrado a forma ideal de secagem.
Ao contrário de antes, hoje uso água destilada levemente aquecida (a água da torneira aqui é muito calcária), à qual adiciono um pouco de Ilfotol ou Mirasol. Como não tive boas experiências com raspadores de filme (pequenos arranhões que só se veem nas ampliações), passo-os entre os dedos até o ponto em que os dedos não deslizam mais direito.
Como as tiras de 6, ao contrário de um rolo completo, oferecem pouco espaço para segurar, seguro os negativos pela borda da perfuração com um alicate plano limpo enquanto os limpo. Em seguida, penduro-os em uma ripa de madeira com prendedores de roupa no chuveiro por algumas horas.
O resultado é decepcionante: as pelucas sumiram, mas as manchas continuam – mesmo com água destilada.
Vocês têm alguma ideia de como posso resolver o problema das manchas sem ter que comprar uma máquina de secagem cara?
Fiquem bem, Markus
Sim, os loucos anos 80. Para remover as manchas, é preciso um pouco de disposição para experimentar. Resíduos puros de agentes umectantes devem se dissolver com uma imersão prolongada em água desmineralizada, se necessário, a uma temperatura ligeiramente mais alta. Se necessário, quando estiver úmido, ajude mecanicamente com um pano de microfibra, com cuidado. Se você preparou seu banho de agente umectante na época com água da torneira calcária, então provavelmente é uma mistura de resíduos de calcário e agente umectante. Como o calcário não se dissolve facilmente, eu recomendaria, nesse caso, uma solução de diluição de ácido acético. O mesmo vale, naturalmente, também para manchas de calcário puro.
Arranhões no lado do suporte (onde geralmente também se encontram as manchas de secagem) podem ser tornados invisíveis ao ampliar a imagem, passando uma pequena (!) quantidade de vaselina sobre eles. Esfregue com um pano macio sem poeira nem fiapos (por exemplo, uma compressa médica) até que a vaselina preencha apenas o sulco do arranhão. Limpe o negativo com um limpador de filmes (disponível, por exemplo, na Tetenal) antes de colocá-lo de volta no envelope.