AnalogfotoRostock
Tenho o seguinte problema ao revelar fotos: meu ampliador não ilumina a imagem por completo quando coloco o filtro magenta para aumentar o contraste. As fotos ficam bem expostas apenas no centro, mas ficam muito claras nas bordas. Sem o filtro magenta, a exposição fica uniforme. Não é culpa da câmera, pois os negativos e as digitalizações ficam uniformemente expostos. Trabalho com um ampliador Meopta Opemus 5 com uma cabeça de mistura de cores Meopta Meochrom 2.
Alguém neste fórum sabe qual poderia ser a causa? Agradeço respostas!
Wolfgg
Olá,
nesse caso, a luz não será misturada corretamente. Faltará uma parte no caminho do feixe de luz. Normalmente, há uma caixa de mistura e, muitas vezes, também uma placa de vidro fosco no caminho do feixe. Deveria constar no manual o que deve ser usado, onde e como.
Dá uma olhada aqui para ver se percebes alguma coisa:
https://analoge-fotografie.net/selbst-entwickeln/câmara escura/#Der-Vergrerer
Adendo:
Para testar na Filmbühne, coloca um pedaço de papel branco, retira a lente e olha de baixo para cima (se necessário, coloca um espelho por baixo). Ao girar um filtro, o papel deve brilhar de maneira totalmente uniforme na cor do filtro.
Outra observação: os filtros refletem a luz não transmitida para trás. No meu caso, isso saiu pelas aberturas de ventilação e foi refletido pela parede no papel. Portanto: a parede ao redor do ampliador deve ser preta (papel, feltro ou pintar diretamente).
Atenciosamente, Wolfgang
AnalogfotoRostock
Muito obrigado pelas dicas, isso já parece um ponto de partida — vou verificar e te dar um feedback. Tenho uma placa de vidro fosco no ampliador, com uma espécie de gaveta entre a lâmpada e a moldura do negativo... é a isso que você se refere? Atenciosamente, Malte Wolfgg escreveu
: Olá,
então a luz não está sendo misturada corretamente. Faltará uma parte no caminho do feixe de luz. Normalmente há uma caixa de mistura e, muitas vezes, ainda uma placa de vidro fosco no caminho do feixe de luz. Deveria estar indicado no manual o que deve ser usado, onde e como.
Dá uma olhada aqui para ver se percebes alguma coisa:
https://analoge-fotografie.net/selbst-entwickeln/câmara escura/#Der-Vergrerer
Adendo:
Para testar na mesa de projeção, coloca um pedaço de papel branco, retira a lente e, em seguida, olha por baixo (se necessário, coloca um espelho por baixo). Ao girar um filtro, o papel deve brilhar de maneira totalmente uniforme na cor do filtro.
Outra observação: os filtros refletem a luz não transmitida para trás. No meu caso, isso saiu pelas aberturas de ventilação e foi refletido pela parede no papel. Portanto: a parede ao redor do ampliador deve ser preta (papel, feltro ou pintar diretamente).
Atenciosamente, Wolfgang
Wolfgg
Olá, Malte,
Sim, a maioria dos ampliadores possui essa gaveta de filtros, para que seja possível inserir filtros no caminho do feixe de luz mesmo sem a cabeça de mistura de cores. Em alguns aparelhos, ainda é preciso colocar a placa de vidro fosco na cabeça de cores. Basta testar com o papel na mesa de filme para ver se a iluminação fica mais uniforme.
Talvez apareça mais alguém que tenha o mesmo ampliador e possa dar uma olhada no dele.
Caso o aparelho tenha sido comprado usado, vale a pena também abrir a tampa da cabeça de cores. Não só para verificar se está tudo em ordem, mas principalmente para remover a poeira.
Atenciosamente, Wolfgang
AnalogfotoRostock
Sim, o aparelho foi realmente comprado usado... mas em 1984, pelos meus pais, para mim, quando eu era adolescente!
KlausWehner
Olá, Malte,
Não conheço esse aparelho por experiência própria.
Por isso, só posso me pronunciar de forma geral.
É possível que a perda de intensidade luminosa só se torne particularmente perceptível com o alto contraste (filtro magenta).
Nesse caso, a causa pode estar em vários pontos.
Às vezes, pode ajudar olhar da base através da lente (ou mesmo sem lente) na direção da fonte de luz.
Em algum lugar, algo deve estar obstruindo o trajeto do feixe de luz.
É possível fazer essa inspeção com um espelho de mão. Isso é um pouco mais prático.
(acabei de ver que o Wolfgang também já teve essa ideia).
Atenciosamente,
Klaus
AnalogfotoRostock
Olá, Klaus,
muito obrigado pelo seu feedback! Será que eu coloquei a lâmpada errada? Troquei a lâmpada nos anos 80. No link que o Wolfgang enviou, diz que, em ampliadores com cabeça difusora, devem ser utilizadas lâmpadas halógenas de 12 V.
Atenciosamente,
Malte
Wolfgg
Olá, Malte,
talvez a lâmpada não esteja na posição correta e precise ser ajustada.
Aqui estão alguns links:
https://archive.org/details/opemus-iii-manual
http://www.jollinger.com/photo/enlargers/meopta.html
https://de.scribd.com/doc/240827142/Opemus-5-Manual
Atenciosamente, Wolfgang
KlausWehner
Oi, Malte,
Sim, a fonte de luz tem uma importância fundamental.
Mas antes precisamos esclarecer uma dúvida:
você tem um projetor de mistura de cores ou uma lâmpada incandescente opalina no aparelho?
As informações a respeito são um pouco contraditórias.
Isso requer tipos diferentes de lâmpadas.
Depois disso, poderemos continuar com a busca por erros.
Atenciosamente,
Klaus
Wolf_XL
...talvez o problema seja o próprio filtro. Talvez ele tenha se soltado um pouco do suporte e esteja causando os problemas...
AnalogfotoRostock
Olá, Klaus, tenho um cabeçote de mistura de cores, um Meopta Meochrom 2, instalado em um ampliador Meopta Opemus 2. No fim de semana vou verificar que tipo de lâmpada está instalada e se há algum problema. Atenciosamente, Malte escreveu
Klaus WehnerOlá, Malte,
sim, a fonte de luz é de importância fundamental.
Mas antes é preciso esclarecer uma dúvida:
você tem uma cabeça de mistura de cores ou uma lâmpada incandescente opalina no aparelho?
Para isso, são necessárias fontes de luz diferentes.
Depois disso, podemos continuar com a busca por falhas.
Atenciosamente,
Klaus
[hr]
Analogfoto Rostock escreveu
Opemus 5, desculpe! Opemus 2 seria um tesouro bem antigo dos anos 60! Olá, Klaus, tenho uma cabeça de mistura de cores, uma Meopta Meochrom 2, em um ampliador Meopta Opemus 2. No fim de semana vou verificar que tipo de lâmpada está instalada e se algo está emperrado. Atenciosamente, Malte escreveu a
Klaus WehnerOi Malte,
sim, a fonte de luz tem uma importância fundamental.
Mas antes é preciso esclarecer uma dúvida:
você tem uma cabeça de mistura de cores ou uma lâmpada incandescente opalina no aparelho?
Para isso, são necessárias fontes de luz diferentes.
Depois disso, podemos continuar a investigação de falhas.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Oi, Malte,
obrigado por essa informação importante.
Como é a sombra: mais arredondada (nesse caso, os cantos são os mais afetados) ou mais retangular (nesse caso, as laterais são afetadas uniformemente)?
A cabeça de mistura de cores é realmente compatível com o aparelho?
Que tipo de lente de ampliação é essa e ela está bem aparafusada?
Atenciosamente,
Klaus
AnalogfotoRostock
Desmontei o aparelho, tudo está no lugar, encaixa perfeitamente e funciona normalmente. Os filtros são empurrados para a frente da lâmpada por um mecanismo, que também está encaixado corretamente. O aparelho e a cabeça são um conjunto, como também se pode ver neste link:
https://de.scribd.com/doc/240827142/Opemus-5-Manual
A lente é uma Berophot 1:3,5 F-50 mm e está encaixada corretamente.
A imagem fica mais clara nos cantos porque chega menos luz ali, não nas bordas. Não acredito mais que isso tenha a ver com os filtros; mesmo sem filtros, o feixe de luz é mais escuro nas bordas. Talvez a lâmpada esteja errada ou seja muito forte? É uma lâmpada halógena Osram HLX de 100 W. Ou será que as bordas mais claras simplesmente mostram os limites dessa técnica? Talvez eu devesse ampliar com uma abertura maior? Perguntas e mais perguntas, estou curioso! Atenciosamente, Malte
Wolf_XL
...eu também tive esse aparelho nos anos 80... Pelo que me lembro, a luz é misturada dentro de uma esfera de Ulbricht — talvez o revestimento interno já não esteja mais uniforme...
Os controles de cor do cabeçote de mistura de cores também devem ser usados com cautela — por exemplo, ao girar o controle de 0 para 60, obtém-se uma filtragem diferente daquela obtida ao girar o mesmo controle de 40 para 60. Isso quase me deixou louco na época, durante a ampliação colorida. Portanto, para obter resultados reproduzíveis, ajuste sempre a partir da posição zero até o valor desejado...
KlausWehner
Olá, Malte,
É provável que o feixe de luz seja cortado atrás da esfera de Ulbricht (caixa de mistura).
Na verdade, não há muitas opções.
Você pode fazer a seguinte experiência (mas não tenho certeza se vai funcionar):
1. Remova a mesa de projeção
2. Coloque uma folha de papel branco no lugar da mesa de projeção no aparelho de ampliação.
3. Acenda a luz e observe o ponto claro de luz no papel.
O ponto de luz deve ter um diâmetro de pelo menos 45 mm. Ele é menor? É possível perceber algum sombreamento?
Pode ser útil marcar no papel a posição da janela para o negativo (a abertura).
Caso seja possível observar um ponto de luz suficientemente grande (não cortado), o sombreamento do trajeto do feixe de luz deve ser procurado mais abaixo da mesa de imagem.
Em qualquer caso, você também deve olhar de baixo para cima em direção à fonte de luz (usando um espelho) através do aparelho de ampliação.
Talvez assim seja possível identificar o que está obstruindo o trajeto do feixe de luz.
Atenciosamente,
Klaus
AnalogfotoRostock
No anexo, a vista de baixo (ou de lado) da moldura de negativo coberta com papel, com e sem filtro...
[hr]
...e aqui o resultado da iluminação completa apenas no centro da moldura de ampliação. Dá para ver os anexos? Se não: o papel preso nos negativos parece estar iluminado uniformemente com e sem filtro, mas a moldura de ampliação, mesmo para um negativo de 35 mm, não é uniforme, sendo mais intensa no centro do que nas bordas.
KlausWehner
Oi, Malte,
Infelizmente, não consigo ver as fotos.
Agora não sei se te entendi direito.
No plano do palco de projeção, o ponto de luz é suficientemente grande e não apresenta sombras?
Então, a sombra deve estar ocorrendo abaixo do palco de projeção.
Por favor, olhe (com um espelho) de baixo para cima através da lente em direção à fonte de luz.
Talvez você consiga ver a causa.
Atenciosamente,
Klaus
AnalogfotoRostock
Olá, Klaus,
será que é possível anexar arquivos às postagens do fórum? O site tem uma função para isso, mas os anexos não aparecem...
Olhei de baixo (ou seja, de lado, já que é possível girar o aparelho) na direção da mesa de imagem; não há nenhum obstáculo ali — afinal, é apenas o fole entre a moldura do negativo e a lente. O papel na mesa de imagem já está um pouco mais claro no meio do que nas bordas. Tenho a impressão de que a lâmpada está muito forte ou que falta um difusor em algum lugar, será que é isso?
Atenciosamente, Malte
Wolf_XL
...uma pergunta boba: o condensador está mesmo dentro do aparelho?
É assim que a peça se parece — ela fica praticamente entre a caixa da lâmpada/cabeça de mistura de cores e a tela...
https://a.allegroimg.com/s1024/0ca431/fc8b355449d394d93c6993ad346d
KlausWehner
Oi, Malte,
Olhando da direção da lente em direção à fonte de luz, deve ser possível identificar a causa do sombreamento nas bordas.
Se você conseguir girar a cabeça de ampliação em 90°, terá as condições ideais para isso.
Para isso, você também pode remover a lente.
Mova a cabeça um pouco para os lados, de modo a poder observar a fonte de luz sob diferentes ângulos.
Na verdade, ela deveria parecer uma superfície que brilha uniformemente.
No seu caso, a intensidade luminosa diminui em direção às bordas. Isso dá para ver.
O sombreamento está na borda, por isso fica visível quando você olha para o aparelho não de frente, mas em um ângulo (cerca de 45°).
Você precisa descobrir por conta própria no seu aparelho por que isso acontece.
Assim, você também poderá verificar se um difusor pode resolver o problema.
Você certamente pode pesquisar na documentação do fabricante se um difusor desse tipo está previsto.
De momento, não vejo motivo para usar um difusor, mas também não conheço o aparelho.
Mais duas considerações básicas: em relação à qualidade da sua lente, certamente ainda há espaço para melhorias.
Se você precisa ampliar com gradações fortes (filtro magenta), talvez o seu revelamento de negativos ainda não esteja totalmente adequado.
É possível esperar bons resultados se tudo estiver funcionando e estiver adequado. Caso contrário, a longo prazo isso será frustrante.
Atenciosamente,
Klaus