MichaelSt
[size=small]Boa noite a todos,[/size]
[size=small]Depois de décadas, voltei à fotografia analógica, mas é a primeira vez que me dedico ao revelamento de filmes em preto e branco de formato médio.[/size]
[size=small]Uso RODINAL na diluição 1:50 (1x FP4+) e coloco 500 ml de solução reveladora no tanque Jobo 1520 para um filme de formato médio.[/size]
[size=small]Agora, minhas perguntas: [/size]
[size=small]Preciso alterar a diluição, ou seja, usar 1:25, se quiser revelar 2 filmes de formato médio? Pelo que entendi, com a mesma quantidade de revelador, haveria então revelador reativo insuficiente na lata para 2 filmes…[/size]
[size=small]Se sim, devo manter os mesmos parâmetros de revelação (FP4+, 18 °C, 19,5 min de tempo de revelação) apesar da diluição de 1:25?[/size]
[size=small]Muito obrigado pela ajuda[/size]
[size=small]Michael[/size]
KlausWehner
Oi, Michael,
É necessária uma quantidade mínima de revelador por filme.
No caso do RODINAL, são 10 ml.
Com uma diluição de 1:50, você obtém um volume de revelador de 500 ml.
Para um segundo rolo, você precisa da mesma quantidade novamente (10 ml de RODINAL mais 490 ml de água).
Se a sua caixa de revelação não tiver capacidade para 1000 ml, você pode escolher outra diluição.
Portanto, se você revelar com a diluição de 1:25, com 20 ml de RODINAL (quantidade mínima para 2 filmes) você obtém um volume final de 500 ml. Isso é suficiente para dois filmes em uma caixa de revelação comum (por exemplo, Jobo).
Atenciosamente,
Klaus
MichaelSt
Olá, Klaus,
muito obrigado pela sua resposta rápida.
Agora já sei o que fazer...
Atenciosamente,
Michael
KlausWehner
Oi, Michael,
Que bom que a dúvida foi esclarecida tão rapidamente.
Fico sempre feliz quando alguém quer começar a se interessar pela fotografia analógica.
É claro que sempre surgem muitas dúvidas no início.
Faz bem a todos fazer essas perguntas aqui, pois muitas outras pessoas terão essas mesmas dúvidas ou outras semelhantes.
Justamente no início, é importante evitar erros na maneira de trabalhar.
Portanto, não deixe de perguntar e, se quiser, conte-nos sobre os primeiros resultados.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Klaus
musikbaer
Olá,
Bem, como sou iniciante, estou revelando com 5 ml de RODINAL em um frasco Jobo de 250 ml. Pelo que diz o Klaus, que é profissional, fico me perguntando o que eu poderia esperar, além de tempos de revelação mais curtos, se usasse 10 ml, ou seja, a diluição 1+25?
Atenciosamente,
Marian
[attachment=3438]
KlausWehner
Oi, Marian,
abaixo de uma determinada concentração, não há mais revelador suficiente para revelar o filme por completo.
Nesse caso, os cristais de haleto de prata expostos na emulsão permanecem sem revelar, apesar da exposição.
As áreas claras apresentam a maior densidade no negativo. Consequentemente, é aqui que o efeito se manifesta com maior intensidade.
Isso faz com que a curva de gradação não seja mais linear, mas apresente uma quebra na parte superior.
Mas a área das sombras também pode ser afetada.
Nesse caso, seria perceptível uma perda de sensibilidade.
Nem todos os filmes reagem da mesma forma.
Filmes de alta qualidade e ricos em prata são particularmente afetados.
O custo financeiro de 5 ml a mais de RODINAL é, afinal, muito baixo.
Em troca, você tem a certeza de ter revelado seus próprios filmes da maneira correta.
Atenciosamente,
Klaus