schorsch27
Olá a todos,
Das profundezas do meu freezer, encontrei um último frasco de Neofin doku, com o qual gostaria de revelar um rolo de filme 35mm Agfaortho 25, com cerca de 35 anos e submetido a uma exposição de 25 ASA. Agora, não tenho mais a embalagem e também não consigo encontrar na internet informações mais detalhadas sobre o processo de revelação.
Alguém poderia me dizer qual a diluição e por quanto tempo devo revelar? Eu também tenho um RODINAL um pouco mais novo guardado, mas dizem que ele deixa o Agfaortho com granulação bastante grossa. Ou vocês recomendariam o RODINAL? Li que dá certo com a adição de bicarbonato de sódio, mas ainda não tenho experiência em misturar os produtos sozinho.
Atenciosamente, Markus
KlausWehner
Oi, Markus,
O revelador Neofin foi lançado no mercado em algum momento da década de 80 como revelador para o Kodak Technical Pan.
Não tenho certeza se existiram especificações “oficiais” para o revelamento do Agfa Ortho.
Mesmo que houvesse, os tempos daquela época não te ajudariam muito, pois tanto o filme quanto o revelador se comportarão de maneira diferente após 35 anos.
Portanto, de qualquer forma, continua sendo uma experiência.
Não dá para prever o resultado, a menos que você tenha uma quantidade maior de filme e produtos químicos à disposição.
Nesse caso, você poderia testar o filme.
Atenciosamente,
Klaus
Restlicht
Olá, Markus,
Ainda tenho um folheto informativo do revelador Neofin-Doku. Só preciso encontrá-lo.
Se você ainda estiver interessado, entre em contato.
Atenciosamente, Wolfgang
KlausWehner
Olá, Wolfgang,
Os documentos antigos costumam valer ouro!
Por interesse histórico, gostaria de saber quais filmes são mencionados nesse folheto.
Você sabe de que ano esse folheto é, mais ou menos?
Obrigado e um abraço
Klaus
schorsch27
@ Wolfgang:
Sim, eu teria muito interesse nesse folheto, se não for muito trabalho. Na internet, há mais