schorsch27
Olá a todos,
Das profundezas do meu freezer, encontrei um último frasco de Neofin doku, com o qual gostaria de revelar um rolo de filme 35mm Agfaortho 25, com cerca de 35 anos e submetido a uma exposição de 25 ASA. Agora, não tenho mais a embalagem e também não consigo encontrar na internet informações mais detalhadas sobre o processo de revelação.
Alguém poderia me dizer qual a diluição e por quanto tempo devo revelar? Eu também tenho um RODINAL um pouco mais novo guardado, mas dizem que ele deixa o Agfaortho com granulação bastante grossa. Ou vocês recomendariam o RODINAL? Li que dá certo com a adição de bicarbonato de sódio, mas ainda não tenho experiência em misturar os produtos sozinho.
Atenciosamente, Markus
KlausWehner
Oi, Markus,
O revelador Neofin foi lançado no mercado em algum momento da década de 80 como revelador para o Kodak Technical Pan.
Não tenho certeza se existiram especificações “oficiais” para o revelamento do Agfa Ortho.
Mesmo que houvesse, os tempos daquela época não te ajudariam muito, pois tanto o filme quanto o revelador se comportarão de maneira diferente após 35 anos.
Portanto, de qualquer forma, continua sendo uma experiência.
Não dá para prever o resultado, a menos que você tenha uma quantidade maior de filme e produtos químicos à disposição.
Nesse caso, você poderia testar o filme.
Atenciosamente,
Klaus
Restlicht
Olá, Markus,
Ainda tenho um folheto informativo do revelador Neofin-Doku. Só preciso encontrá-lo.
Se você ainda estiver interessado, entre em contato.
Atenciosamente, Wolfgang
KlausWehner
Olá, Wolfgang,
Os documentos antigos costumam valer ouro!
Por interesse histórico, gostaria de saber quais filmes são mencionados nesse folheto.
Você sabe de que ano esse folheto é, mais ou menos?
Obrigado e um abraço
Klaus
schorsch27
@ Wolfgang:
Sim, eu teria muito interesse nesse folheto, se não for muito trabalho. Na internet, há mais
perguntas do que respostas sobre isso. Eu já revelei alguns AO com ND nos anos 80, mas, infelizmente, não guardei nenhuma caixa.
@ Klaus:
na verdade, também temo isso. Se o Wolfgang não encontrar nada, eu encheria o frasco com meio litro de água e agitaria por 5 minutos.
Atenciosamente, Markus
KlausWehner
Oi, Markus,
eu faria exatamente assim:
preparar a diluição recomendada e usar um tempo de revelação médio (5 a 10 minutos).
Com um pouco de sorte, isso pode funcionar.
Se você gosta de experimentar coisas novas e quiser testar um revelador fresco, pode me enviar uma mensagem privada.
Eu tenho uma ideia. A vantagem seria que você teria a certeza de que o revelador está fresco e funciona.
O que não seria certo é o tempo de revelação.
Mas, no geral, o risco é um pouco menor.
É natural que haja mais perguntas do que respostas nesse assunto.
Usar filmes especiais significa sempre exigir de um filme algo para o qual ele não foi feito.
Surgiram muitos mitos que, muitas vezes, não resistem a uma análise crítica.
Mas isso já é outro assunto.
Atenciosamente,
Klaus
Wolf_XL
...fui dar uma olhada nos cantos mais escondidos do meu laboratório fotográfico — e encontrei o que procurava...
KlausWehner
Obrigado, Wolf!
Acho interessante que a Tetenal indique apenas o tempo de revelação para um gama de 0,55.
Esse contraste é adequado para ampliadores com condensador. No entanto, esses aparelhos são menos comuns hoje em dia.
Para os ampliadores comuns com cabeça de mistura de cores, é necessário um contraste significativamente maior.
Na prática, isso significa que o tempo de revelação (dependendo da orientação da luz do ampliador) deve ser prolongado adicionalmente.
Atenciosamente,
Klaus
Wolf_XL
...no caso em questão, o autor do tópico talvez tenha tido sorte na infelicidade — já que seu filme está sub-exposto de qualquer maneira (foi exposto a 25 ASA em vez de 12) e, consequentemente, ele precisa aumentar a exposição, com um pouco de sorte, essa medida pode resultar na gama adequada...
Restlicht
Olá, Markus,
Você já recebeu a tabela de revelação original. Ela coincide com a minha.
@ Klaus
A tabela aqui anexada corresponde à minha. Anotei a data de compra, janeiro de 1989, na embalagem. Dentro da embalagem, eu ainda tinha guardado uma tabela mais antiga.
Essa era de 1979.
Na tabela, havia outros filmes listados.
Copex Pan
Recordak microfilm AHU
Kodak High Contrast Copy (era o antecessor do Technical Pan)
Atenciosamente, Wolfgang
Wolf_XL
...bem, o folheto informativo do Neofin Doku data mais ou menos do período entre 1984 e 1988... Naquela época, eu usava o Technical Pan de vez em quando. Mas, naquela época, eu era um ferrenho opositor do uso de tripé — por isso, o filme só era usado esporadicamente. Embora eu estivesse bastante satisfeito com os resultados...
Seja como for — ainda tenho Agfaortho 25 à venda por metro — por isso, só por diversão, vou montar o tripé e experimentar essa velha receita de novo. Agora tenho tempo, já que estou aposentado desde 1º de maio... :cool:
Restlicht
Wolf_XL escreveu
...
Seja como for, ainda tenho Agfaortho 25 em rolo — por isso, só por diversão, vou montar o tripé e experimentar essa velha fórmula de novo. Agora tenho tempo, já que estou aposentado desde 1º de maio... :cool:
Só dá para parabenizar pelos dois :at: :at: :at:
schorsch27
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo raro folheto informativo, Wolf.
Ainda bem que esperei; com os 5 minutos, eu tinha errado feio.
Não tenho certeza quanto ao fator de prolongamento devido à indicação beta-55: não tenho um ampliador de condensador, mas sim um ampliador colorido, no qual ajusto a gradação com os filtros de cor (Durst M 605).
Além disso, haveria ainda um segundo fator de prolongamento devido à exposição com 25 ASA.
Vocês acham que 35 minutos para o frasco dissolvido em 500 ml de água estariam ok? (1 minuto de repetição)? Não tenho experiência com o ritmo de 3 segundos, temo que haja formação de espuma.
Não se preocupem, não vou insistir com vocês por causa de eventuais especificações.
Atenciosamente, Markus
KlausWehner
Olá, Markus,
Existem alguns fatores de incerteza em relação ao seu projeto.
Não é muito fácil estimar a magnitude das correções necessárias para o tempo de revelação.
Para o seu aparelho de ampliação, você precisará de negativos com um gama de 0,8 a 0,9.
Para o meu próprio revelador, calculei o fator de prolongamento para o ajuste do contraste de 0,65 para 0,85 (cerca de 1,5 a 1,6). No entanto, você precisa de um aumento de contraste de 0,55 para 0,85. Para o meu revelador, isso resultaria em um fator de prolongamento da ordem de aproximadamente 3.
Infelizmente, tais fatores de correção não podem ser simplesmente transferidos 1:1 para outros reveladores.
A subexposição não pode mais ser corrigida posteriormente. Nas áreas de sombra, a subexposição causou perda de informação que você não pode mais recuperar no filme posteriormente.
Um aumento do tempo de revelação serve apenas para elevar um pouco as densidades das zonas médias.
Para o meu revelador, determinei um fator de prolongamento de 1,3. Mas não posso dizer se isso se aplica aqui.
Então, pode-se supor que o seu revelador tenha perdido atividade ao longo dos anos. Também para isso, poderia-se considerar um fator de prolongamento de magnitude indeterminada.
Uma ideia seria fazer um “revelamento de amostra”. Você corta um pedaço do filme e o revela com o tempo de revelação calculado (corrigido). Assim, você pode decidir se o tempo está adequado ou se são necessárias correções adicionais.
Também existe o risco de que o revelador já não revele mais (ou não revele suficientemente). Nesse caso, pelo menos você terá salvado o restante do filme.
Atenciosamente,
Klaus
schorsch27
Olá a todos,
Em primeiro lugar, agradeço a vocês pelas dicas detalhadas. Mas, com o sol da primavera se aproximando, não estou com vontade de ir à loja por enquanto.
Mas vou manter vocês informados aqui assim que tiver um resultado.
Fiquem bem até lá (e por muito mais tempo)!
Atenciosamente, Markus
schorsch27
Olá a todos,
não quero deixar de contar a vocês como a história continuou, pois tudo acabou sendo bem diferente:
No freezer da minha sogra, apareceram mais 3 rolos de filme AO novos, em embalagens neutras, dos anos 80. Mas como o único frasco de Neofin doku mencionado acima só dava para dois rolos e já tinha quase 40 anos, depois de dar uma pesquisada na internet, optei por mudar para o plano B:
Rodinaaaal! — o frasco aberto parecia ter uns 10 anos, ou seja, era bem mais recente.
Juntamente com um APX 100 (submetido a uma exposição de 100 ASA), coloquei o Agfaortho (25 ASA) mencionado no início na lata e dei aos dois uma diluição de RODINAL 1 + 100, na qual os agitei por 37 minutos a 20 graus Celsius (no primeiro minuto, em ritmo contínuo de 3 segundos, depois 3 vezes por minuto). Li em algum lugar que se deve adicionar um pouco de bicarbonato de sódio para suavizar, mas isso me pareceu arriscado demais por falta de experiência.
O resultado é uma revelação para o Agfaortho e o APX (que até agora eu sempre revelava com 200 ASA no Ilford ID 11). Nitidez fabulosa, entre o preto profundo e o branco puro, uma paleta de tons de cinza que quase se poderia chamar de colorida. E, mesmo assim, esse grão nítido, mas muito fino e tão analógico.
Estou um pouco encantado.
Atenciosamente,
Markus
schorsch27
Atualização após as primeiras ampliações: a questão da ampla gama de tons de cinza acaba se relativizando um pouco. Os negativos já estão um pouco escuros; em média, são necessárias 30 segundos com abertura f/8. Vamos ver como fica...
KlausWehner
Olá, Markus,
obrigado por ter examinado seus negativos com um segundo olhar, mais crítico, e com maior atenção.
Não se deve necessariamente esperar uma ampla gama de tons dessa combinação de filme e revelador.
Para isso, existem combinações mais econômicas.
Afinal, o filme foi feito justamente para suprimir, na medida do possível, todos os tons.
O RODINAL tem um pH muito alto e contém um álcali de ação extrema (hidróxido de potássio) em sua fórmula.
Este não é necessariamente o revelador que produz tons diferenciados.
A alta diluição faz com que simplesmente não haja substância reveladora suficiente para revelar o filme por completo.
Isso prejudica ainda mais todos os tons. A curva de gradação assume uma forma acentuadamente em S.
Para obter os melhores resultados possíveis, você precisa de um revelador capaz de produzir uma alta densidade máxima (no intervalo das densidades copiáveis).
Isso cria uma curva de gradação longa, na qual os tons podem se diferenciar melhor.
A curva de gradação deve ser o mais linear possível. Isso é conseguido por um revelador de alta atividade, que revele todos os tons de maneira uniforme.
Na minha opinião, o Neofin doku teria sido mais adequado.
De qualquer forma, é uma questão de equilíbrio.
Com mais tempo e material, seria possível adaptar melhor o revelador ao filme.
Atenciosamente,
Klaus