Carolus
Olá a todos,
Não só sou novo aqui no fórum, como também só há algumas semanas que revelo filmes em preto e branco em casa. Ontem, resolvi experimentar um Kodak T-Max 400. A revelação foi feita inicialmente com ADOX RODINAL (1+25), durante 6 minutos a 20 °C, utilizando o método de agitação Agfa. Não usei banho de parada. Apenas troquei a água completamente 3-4 vezes. A fixação foi feita com Adofix Plus (aprox. 4 minutos). Após a lavagem final e o tratamento de conclusão em Adoflo, o seguinte problema ficou visível: na borda de perfuração do negativo, notei uma estreita faixa roxa. A faixa tem uma cor semelhante à do líquido que eu despejo após o revelamento. Isso não aconteceu comigo ao revelar um ADOX CHS II ou um Agfa APX (novo). Qual poderia ser a causa? Muito obrigado desde já pelas dicas úteis!
Wolf_XL
...provavelmente fixado por tempo insuficiente e/ou enxaguado de forma não suficientemente intensa. Filmes de cristal plano, como o T-Max, exigem aproximadamente o dobro do tempo de fixação em comparação com os filmes convencionais. O tempo de fixação também depende do fixador utilizado e pode ser facilmente determinado por meio de um teste de clareamento (mergulhar um pedaço de filme no fixador e medir o tempo até que o pedaço de filme fique claro = tempo de clareamento). Em filmes convencionais, o tempo de fixação é igual ao dobro do tempo de clareamento; em filmes de cristal plano, deve-se considerar o triplo do tempo de clareamento.
Carolus
Obrigado pela observação. A borda colorida na faixa de perfuração que descrevi tem aproximadamente a mesma largura que a abertura na qual coloco o filme. Meu tempo de fixação foi de apenas cerca de 4 minutos, mantendo a lata (Jobo 1520) em constante movimento. Segui as instruções da embalagem do Adoxfix Plus. Até então, eu não sabia que filmes de cristal plano exigem um tempo de fixação mais longo. Já digitalizei os negativos e estou satisfeito com o resultado. Devo refazer a fixação de todo o rolo?
KlausWehner
Olá e seja muito bem-vindo ao fórum.
O Wolf já disse o essencial: todos os filmes de cristal plano geralmente precisam de um tempo de fixação mais longo.
Eu determinaria o tempo de fixação e o multiplicaria por 3.
O T-Max 400 apresenta uma coloração avermelhada. Se, após todo o processo de revelação, ainda restarem vestígios disso no filme, isso não é tão grave assim. Isso não traz nenhuma desvantagem.
Você descreve o caso em que a coloração permaneceu apenas parcialmente na borda. Isso indica uma irregularidade.
Talvez o volume de produto químico tenha sido insuficiente? Talvez o filme tenha entrado em contato com o carretel no local em questão?
À distância, não dá para dizer com certeza.
Minha dica: primeiro, enxágue o filme rapidamente, fixe-o novamente por tempo suficiente (talvez 7...8 minutos) e, em seguida, enxágue bem.
Conclusão: a coloração não é tão grave, a fixação provavelmente foi muito curta. Isso deve ser corrigido.
Atenciosamente,
Klaus
Carolus
Muito obrigado pela ajuda. Conforme sugerido, acabei de colocar o filme, que já estava cortado em tiras, novamente em um fixador por mais 8 minutos. As manchas na borda de perfuração desapareceram. Por fim, enxaguei novamente e passei o filme pelo Adoflo. Agora, os negativos devem manter sua qualidade pelos próximos anos.
KlausWehner
Tudo bem quando acaba bem :-)