Moelfrax
Olá a todos,
Usei o revelador Adox XT-3 pela primeira vez. Após o meu primeiro revelamento, notei aglomerações de grãos em todos os meus negativos, que se destacam principalmente nas áreas claras. Preparei o revelador dentro da faixa de temperatura indicada e deixei repousar por alguns dias antes de usá-lo. O filme era o Ilford FP4+ e o ritmo de agitação foi de 30 segundos contínuos e, em seguida, 10 segundos a cada minuto completo (3 vezes). Normalmente uso o Kodak D76 e já utilizei vários outros reveladores, mas nunca tive essa formação de granulação.
Alguém tem alguma ideia se isso pode ser culpa do revelador ou talvez minha?
Muito obrigado desde já!
KlausWehner
Olá e sejam muito bem-vindos ao fórum.
Embora seja possível medir objetivamente a granulação por meio de um procedimento específico, a avaliação ainda está sujeita a influências subjetivas.
Um certo grau de granulação, ainda que leve, é bastante vantajoso na observação de imagens (analógicas).
Um grão muito grosso e, especialmente, irregular pode causar distúrbios, “rasgar” as estruturas da imagem e fazer com que as estruturas finas sejam perdidas.
Além disso, no aumento analógico, o contraste também desempenha um papel importante: com um baixo contraste do negativo, o grão é reproduzido de forma desproporcionalmente forte no aumento analógico.
No processamento digital, há vários efeitos que podem influenciar a granulação.
Portanto, não há uma resposta simples para a sua pergunta.
Talvez você possa postar uma imagem de exemplo? Mas mesmo isso tem um valor informativo limitado.
Você usa os negativos para ampliações analógicas ou trabalha de forma híbrida?
Tem certeza de que o contraste do negativo é suficientemente alto?
No final, resta apenas a sua avaliação subjetiva.
Talvez você possa experimentar outros filmes? Os filmes de cristal plano têm um grão ainda mais fino do que o clássico FP-4.
Atenciosamente,
Klaus
KlausWehner
Olá e sejam muito bem-vindos ao fórum.
Embora seja possível medir objetivamente a granulação por meio de um procedimento específico, a avaliação ainda está sujeita a influências subjetivas.
Um certo grau de granulação, ainda que leve, é bastante vantajoso na observação de imagens (analógicas).
Um grão muito grosseiro e, especialmente, irregular pode causar distúrbios, “rasgar” as estruturas da imagem e ocultar detalhes finos.
Além disso, no aumento analógico, o contraste também desempenha um papel importante: com um baixo contraste do negativo, os grãos são reproduzidos de forma desproporcionalmente forte no aumento analógico.
No processamento digital, existem vários efeitos que podem influenciar a granulação.
Portanto, não há uma resposta simples para a sua pergunta.
Talvez você possa postar uma imagem de exemplo? Mas mesmo isso tem um valor informativo limitado.
Você usa os negativos para ampliações analógicas ou trabalha de forma híbrida?
Tem certeza de que o contraste do negativo é suficientemente alto?
No final, resta apenas a sua avaliação subjetiva.
Talvez você possa experimentar outros filmes? Os filmes de cristal plano têm um grão ainda mais fino do que o clássico FP-4.
Atenciosamente,
Klaus
Moelfrax
Muito obrigado pela sua resposta,
talvez eu não tenha me expressado bem, mas não se trata da granulação do filme, e sim do fato de que, durante o revelamento, se formaram aglomerados de grãos que parecem partículas de poeira no negativo; algo assim eu nunca tinha visto nos últimos quase 20 anos, desde que comecei a revelar. E definitivamente não é poeira.
Moelfrax
[attachment=3442]
Muito obrigado pela resposta,
talvez eu não tenha me expressado bem. Não estou falando do grão em si, disso eu já estou ciente; afinal, eu mesmo revelo filmes há quase 20 anos. Mas, pela primeira vez, apareceram aglomerados de grãos nos meus negativos — pelo menos é o que me parece — que não consigo explicar. Parecem grãos de poeira, mas, na minha opinião, não são.
Na foto em anexo dá para ver melhor.
Talvez a minha lata estivesse submetida a contaminação; provavelmente terei que sacrificar um rolo de filme.
Atenciosamente, Frank
KlausWehner
Obrigado pela foto anexada.
Isso deixa o problema mais claro.
À primeira vista, parece quase poeira ou sujeira.
Portanto, você deve descartar essa possibilidade primeiro: examine os negativos com uma lupa, olhando de lado (contra a luz), para verificar se há partículas na superfície.
Mas presumo que se trate de um defeito que ocorreu dentro da emulsão.
Pode ser coincidência: os maiores artefatos aparecem principalmente nas partes mais escuras da imagem. Se isso se aplicar a todo o rolo, isso indica um erro no revelamento.
Há duas causas possíveis: um rolo com defeito ou um revelador com defeito.
Mas também é possível que o revelador não seja compatível com filmes específicos, embora funcione sem problemas com outros filmes.
Na verdade, isso só pode ser verificado através de novos revelamentos.
Você pode simplesmente revelar um pedaço de outro filme. Nesse caso, basta a parte inicial.
Da mesma forma, você poderia revelar novamente um pedaço do FP-4 existente em outro revelador. Mas talvez você já tenha obtido resultados com essa combinação no passado.
Assim, é possível delimitar o erro.
Uma observação detalhada do erro ao microscópio poderia eventualmente fornecer mais informações.
O que mais me chama a atenção: a imagem parece um pouco sem vigor.
O FP-4 é um filme rico em prata, que na verdade deveria proporcionar resultados brilhantes.
Se você quiser, posso dar uma olhada no defeito ao microscópio.
Para isso, basta um pedaço da parte inicial do filme revelado.
Ao mesmo tempo, seria possível medir a densidade nessa parte inicial. Suspeito que esse filme não esteja suficientemente revelado.
Entre em contato se precisar de ajuda.
Atenciosamente,
Klaus
Moelfrax
Muito obrigado pela resposta e pela sugestão.
Acho que encontrei o culpado. Na minha opinião, devem ser cristais de prata que devo ter introduzido do fixador, já que as contaminações também aparecem ao revelar um FP4+ em D76. Acabei de preparar um novo fixador e depois conto como foi.
A propósito, revelei o filme de acordo com as instruções do fabricante para o XTol: 10 minutos, agitando constantemente nos primeiros 30 segundos e, depois, a cada minuto completo, por 3 vezes.
[hr]
Aqui está outro exemplo:
KlausWehner
Obrigado pela foto.
Primeiramente, é preciso determinar se as manchas vieram do exterior para o filme ou se se trata de um defeito originado na emulsão.
Por favor, verifique primeiro se há partículas na superfície do filme.
(Com uma lupa, conforme descrito acima, ou limpando vigorosamente um pedaço do filme e/ou realizando a lavagem do filme).
Se for possível descartar uma causa externa, é preciso investigar outras causas.
Para mim, certos indícios (forma, tamanho e distribuição das manchas) apontam para um processo dentro da emulsão.
O próprio filme também pode ser considerado como fonte do defeito.
Mas, antes de tudo, a causa mais óbvia (contaminação externa) deve ser descartada com certeza.
Uma boa lupa e, eventualmente, um microscópio podem ajudar nesse processo.
Atenciosamente,
Klaus