fotorius
<p>Olá a todos,</p><p>Encontrei mais uma vez uma câmera, e dentro da bolsa havia uma Kodacolor II sem uso.</p><p>Infelizmente, ela não estava na embalagem de papelão, então não tenho certeza de que ano ela é.</p><p><br></p><p>Espero que alguém aqui entenda do assunto e possa me ajudar com a foto em anexo. Gostaria de saber se ela tem algum valor ou se posso usá-la sem medo.</p><p><br></p><p>Aqui estão as fotos: </p><p>https://drive.google.com/drive/folders/1wSaEPuIfeN-GMK8S5C5Fw8GJF3cZ46gR<br></p><p><br></p><p>Atenciosamente</p><p><br></p><p>fotorius.</p>
Wolfgg
Olá, fotorius,
O Kodacolor II representou, em sua época, um grande avanço na qualidade da imagem. Originalmente desenvolvido especialmente para câmeras de bolso, logo passou a ser procurado pelos usuários de formatos de negativo maiores. Quando ele ficou disponível em formato KB por aqui, em 1975, eu também fiz um teste de revelação imediatamente e os resultados foram simplesmente fantásticos.
Mais tarde, porém, descobriu-se que a estabilidade das cores era modesta; meus negativos daquela época estão hoje praticamente inutilizáveis. Infelizmente.
Seu filme já tem pelo menos 40 anos, então não dá para esperar muito mais. Mas como foi com esse filme que foi introduzido o processo C41, ainda usado hoje, você pode mandar revelá-lo nas conhecidas redes de drogarias. Basta realizar uma superexposição de um stop, e em algumas partes até dois stops, e se surpreender com o resultado.
Atenciosamente,
Wolfgang
RalfMichael
Olá, Fotorius,
Eu guardaria o rolo como decoração, na embalagem original, para a vitrine. Como já mencionei na última resposta, o rolo tem décadas de idade. Eu já tentei fazer isso uma vez: em uma câmera comprada no mercado de pulgas havia um rolo de 110 de bolso parcialmente exposto; tirei as quatro fotos restantes e mandei revelar.Isso foi possível, mas tanto as fotos antigas quanto as recém-tiradas não ficaram muito boas — um pouco escuras demais, com cores erradas e granulação muito grossa; na verdade, não deram para usar, mas foi só uma tentativa.
Atenciosamente, Ralf