sfeisten
Olá, pessoal :-)
Nos próximos dias, serei o orgulhoso proprietário de um Leitz Focomator II!!!
Decidi restaurar esse pedaço da história da fotografia do zero.
Infelizmente, o aparelho não é muito conhecido nem fácil de encontrar na internet.
Peço a ajuda de todos:
Quem tem documentos, manuais, fotos, informações ou qualquer coisa sobre o Focomator II da Leitz?
Nem mesmo o Museu Leitz tinha nada sobre essa joia :-(
Agradeço pela ajuda e colocarei fotos em breve, assim que esse aparelho incrível chegar ao meu sótão…
Um grande abraço e boa luz sempre,
Sami
KlausWehner
Olá, Sami,
Há muitos anos, eu também restaurei um aparelho de ampliação de grande formato.
Foi um projeto que exigiu muitas horas de trabalho — muito mais do que se imaginava inicialmente.
Se o seu objetivo é obter um aparelho em perfeito estado de funcionamento para o seu trabalho prático em laboratório, provavelmente existem opções mais racionais.
Se o seu objetivo é restaurar adequadamente um equipamento histórico, então tempo, trabalho e dinheiro não devem ser fatores determinantes. Caso contrário, o resultado será insatisfatório e o esforço não valerá realmente a pena.
Provavelmente, o equipamento está equipado com um “foco automático”: quando você altera a escala de ampliação, a nitidez é ajustada automaticamente.
Isso é muito prático, mas é bastante complexo do ponto de vista mecânico e só funciona com a única lente para a qual a curva de controle foi ajustada individualmente.
Na prática, isso significa que você só pode ampliar com a lente disponível. Se você busca os melhores resultados de ampliação possíveis, uma lente de ampliação moderna seria, no entanto, muito útil.
Nesse caso, você é forçado a fazer um compromisso.
Um projeto bonito e atraente. Mas ajuda muito avaliar todas as consequências com antecedência.
Atenciosamente,
Klaus
sfeisten
Olá, Klaus,
É, já imaginei que fosse assim :D A gente planeja esses projetos, mas eles geralmente acabam sendo bem diferentes... e também demoram mais.
Você tem razão, dá para fazer de forma mais eficiente. Só que qual foi o seu motivo para a restauração e você se arrependeu? :shy:
Eu quero usá-lo de verdade, mas também acho muito emocionante mexer e restaurar um aparelho desses! Além disso, é um verdadeiro veterano e merecia um pouco de atenção.
Obrigado pela dica: “Tempo, trabalho e dinheiro não importam muito. Caso contrário, o resultado é insatisfatório e o esforço não vale realmente a pena.” É bom sempre lembrar disso em projetos como esse! Talvez eu escreva isso bem grande num cartaz na parede em frente ao lugar onde vou colocar o aparelho: “Tempo, trabalho e dinheiro não importam!”
Sobre a observação sobre trabalhar com o foco automático: Já ouvi isso várias vezes, mas também havia uma suposição de que uma Elmar 50 ainda poderia funcionar. Bem, o Focomator II vem com uma Focotar. Elas são, na verdade, bem boas e de qualidade aceitável, não são? Eu ainda não tive nenhuma nas mãos...
Em qual aparelho você trabalhava naquela época, Klaus?
Atenciosamente,
Sami
KlausWehner
Olá, Sami,
O aparelho de ampliação que restaurei naquela época era um Agfa 9x12 com condensador.
Naquela época, a oferta de aparelhos de ampliação de grande formato em bom estado era muito escassa.
Fiquei impressionado com a mecânica muito robusta e bem projetada e tive grande satisfação em deixá-lo novamente em pleno funcionamento.
Além disso, adaptei o aparelho para uma fonte de luz fria difusa.
Foi com ele que ampliei meus primeiros negativos de grande formato.
Mais uma observação sobre sua lente de ampliação.
É claro que a Focotar mencionada era uma lente excelente naquela época.
Mas, na área da óptica, houve avanços realmente significativos nos últimos 50 anos.
Hoje, uma boa lente de ampliação moderna terá um desempenho visivelmente superior ao da sua histórica Focotar.
A Focotar ainda produzirá resultados satisfatórios.
Mas com uma lente moderna, o resultado seria um pouquinho melhor.
Desejo-lhe muita satisfação na restauração!
Talvez você possa nos contar, algum dia, como ficou o resultado do trabalho?
Atenciosamente,
Klaus
Urnes
Olá, Sami,
A lente original é, em geral, uma Focotar 50 mm f/4,0. Deve ser essa que vem com o aparelho. Dá para trabalhar bem com ela. No entanto, você notará uma diferença se usar uma lente de ampliação mais moderna, como a Schneider Componon 50 mm f/2,8 (é possível, mas sem foco automático, por falta de uma curva de foco adequada). Há alguns anos, consultei a Leitz e lá me disseram que a lente padrão da Focomat moderna (acho que era a Focotar 40 mm f/2,8; mas não me leve ao pé da letra, pois nunca testei pessoalmente) também se adapta à curva das Focomats antigas.
Se surgirem mais perguntas sobre a restauração, é só perguntar. Ah, e caso você tenha a ideia de usar lâmpadas mais potentes do que as indicadas, porque as de 75 W (?) são muito fracas. O aparelho, em princípio, aguenta, mas a lâmpada não. Ela simplesmente superaquece se ficar muito tempo na esfera e acaba queimando. Antigamente, isso não era um problema tão grande, quando as lâmpadas ainda eram baratas e fáceis de encontrar.
Atenciosamente, Sven.