Riotboy
<p>Olá, pessoal,</p><p>comecei a me interessar pela fotografia analógica há pouco tempo e revelo meus próprios filmes (formato 35 mm e médio).</p><p>Como quero experimentar o máximo possível de coisas diferentes, nos próximos dias vou fotografar e revelar um filme 110.</p><p>Como não encontro na internet nenhum carretel de revelação adequado, vou modificar um dos meus para que ele acomode o filme 110 (já que existem instruções suficientes para isso).</p><p>Vou revelar em um tanque Paterson.</p><p><br></p><p>Agora surge a dúvida: quantos mililitros de produtos químicos devo usar? Não quero desperdiçar usando demais, mas também não quero usar de menos.</p><p><br></p><p>Se algum de vocês tiver experiência com isso, ficaria feliz se pudessem compartilhar comigo.</p><p><br></p><p>Atenciosamente,</p><p>Riotboy</p>
Wolf_XL
O filme Pocket tem 16 mm de largura, enquanto o filme KB tem 35 mm — portanto, metade da quantidade de revelador indicada na embalagem para o revelamento de um filme KB deve ser suficiente para um filme Pocket...
RalfMichael
Olá, Riot Boy,
como o Wolf já mencionou, o filme 110 tem 16 mm de largura. Por isso, é claro que ele pode ser revelado em caixas para filme estreito de 16 mm (por exemplo, as caixas LOMO), mas essas geralmente são projetadas para comprimentos de filme consideravelmente maiores = maior consumo de produtos químicos.Tente conseguir uma caixa de revelação KB mais antiga, de segunda mão; algumas delas têm um ajuste das espirais para filme 16 mm/110, por exemplo, a caixa de revelação Quelle/Revue, que eu também já tive (o fabricante era a JOBO); nela era possível ajustar as espirais para filme em rolo 120, filme KB 135 e filme de bolso 110.
Atenciosamente, Ralf
mattes
Coloque a sua espiral no recipiente e encha com água até que ela fique coberta. Em seguida, transfira a água para um medidor. Você deve poder trabalhar com essa quantidade.
P.S.: O filme original de 110 tem 17 mm de largura.
Fosco