Photux
Olá a todos,
Meu Protectan acabou e, pelo que parece, também não está disponível no momento.
Como ele me parece bem caro para os ingredientes indicados, eu aceitaria uma alternativa. Li em alguns lugares que gás de isqueiro ou de acampamento funcionam e, pelo que entendi, deveriam funcionar mesmo, só que aí surge a questão de como aplicá-lo de forma segura e eficaz.
Como vocês resolvem isso? Vocês usam algum tipo de proteção contra oxidação? Acho que o assunto não era totalmente incontroverso, mas até agora eu preferia assim... afinal, não faz mal nenhum.
Em frascos plásticos de produtos químicos, também dá para simplesmente espremer o ar para fora, mas isso só funciona até certo ponto; no último terço, no máximo, fica difícil.
Atenciosamente,
Daria
Wolf_XL
Há muito tempo que uso gás de isqueiro de garrafas grandes. Seguro o bico de enchimento com um alicate de ponta, com a garrafa de gás virada de cabeça para baixo, coloco o conjunto sobre a abertura do frasco de produtos químicos, empurro a garrafa de gás para baixo e o gás entra no frasco. Também se poderia usar um maçarico de mão — isso teria a vantagem de permitir o uso dos cartuchos maiores de Camping_Gaz. As garrafas maiores e alongadas para fogões a gás também funcionam — só que elas contêm um gás com odor desagradável...
Pitt23
Na falta de Protectan, também uso gás de isqueiro ou de acampamento, na esperança de que ajude. Mas não tenho como comparar com outras alternativas.
É preciso ter cuidado: uma mistura de ar e gás como essa pode explodir. VENTILE BEM.
O que faço: no meu caso, o botão com mangueira de uma lata de WD-40 encaixa perfeitamente na lata de gás de isqueiro (Ronson). Com isso, dá para “injetar” o gás bem devagar em uma garrafa pequena. Para recipientes maiores (por exemplo, revelador de papel), um pequeno maçarico com cartucho de gás de acampamento ajuda; em vez do queimador, use um tubo curto e fino sobre o bico para deixar o gás fluir lentamente sobre o líquido no recipiente.
Curioso: com o tempo, as garrafas de plástico (por exemplo, Tetenal) podem, no entanto, ficar “menores” — é como se o gás na garrafa criasse uma pressão negativa, comprimindo a garrafa. (Uma Ultrafin T+ esquecida, cheia até 1/4, estava comprimida a quase 2/3 do volume após 4 anos; o Ultrafin ainda está em perfeitas condições.)
Talvez o gás e o revelador inicial do Tetenal-E6 não sejam compatíveis; será que o revelador cristaliza (ainda) mais rápido com isso?
Alguém tem mais experiências sobre o assunto, talvez também com CO₂ de cartucho?
Boa luz! Pitt
Sanug
Eu uso reveladores de uso único (ADOX FX-39 II e Fomadon LQN) e não utilizo Protectan; em vez disso, transfiro o concentrado para frascos de farmácia marrons de gargalo largo, com capacidade de 50 ml cada. Encho os frascos até a borda, o que permite colocar 60 ml em cada um, sem deixar espaço para ar. Também é importante guardar sempre os reveladores protegidos da luz.
Uma alternativa ao Protectan é encher com bolinhas de vidro. Mas acho isso muito trabalhoso. Os frascos de farmácia de vidro protegem os produtos químicos muito melhor do que um frasco de plástico e custam quase nada.
A solução de revelador em papel (ADOX NEUTOL NE) vai para uma garrafa de plástico marrom cheia até a borda, que eu aperto um pouco à medida que o nível diminui, para tirar o ar. Assim, a solução de revelador dura sem problemas meio ano.
lantau
Na câmara escura positiva, para volumes maiores, eu uso o “ar em lata”, que é vendido para limpeza de poeira na área de informática. A Media Markt e todas as outras lojas que vendem esse tipo de produto. Essas latas são cheias de butano, assim como o Protectan. Não é possível encher latas de metal com ar comprimido, pois elas não suportam a pressão necessária.
A vantagem do Protectan é a menor taxa de vazamento. Os “Duster” sopram com muito mais força, e com garrafas menores é preciso ter cuidado.
Como ex-químico, tenho grande apreço pelo gás inerte. É claro que é primitivo em comparação com as técnicas de laboratório. Aparelhos de vidro adequados para armazenamento e conexão a uma linha de vácuo/nitrogênio para retirar o ar e introduzir gás inerte seriam, naturalmente, o ideal. Também a desgaseificação por meio da passagem de nitrogênio/argônio através de soluções fotográficas por meio de uma frita seria, teoricamente, ótima para poder armazenar reveladores por tempo praticamente ilimitado. Com a tecnologia adequada, armazena-se no laboratório produtos químicos bem diferentes dos nossos inofensivos reveladores.