Jules
Olá a todos,
Há já uns bons seis meses que revelo meus próprios filmes em preto e branco e, até agora, sempre usei RODINAL.
Depois de ter me informado um pouco mais a fundo, gostaria de experimentar o Xtol para comparar, porque a) ele é considerado melhor para filmes vencidos (comprei alguns) e b) algumas vezes não fiquei muito satisfeito com o grão muito grosso, algo que o Xtol aparentemente faz melhor do que o RODINAL.
Mas, depois de ter reunido algumas informações sobre o Xtol, estou um pouco inseguro sobre como devo entender as instruções relativas à mistura e ao uso do revelador.
Por isso, tenho as seguintes perguntas:
1) Eu uso um tanque Jobo e, por isso, preciso de 250 ml de solução reveladora.
Apesar disso, preciso preparar soluções de 1 litro e usá-las até 15 vezes, como diz a ficha técnica da Kodak? Ou posso preparar quantidades menores de alguma forma?
2) Quando vocês usam a solução-mãe e a solução 1+1, como fazem isso? Vocês têm um frasco de revelador para a solução-mãe e outro para quando fazem a solução 1+1?
3) Qual é a diferença entre o XT-3 e o XTol? Depois de pesquisar um pouco, li que o XT-3 tem, na verdade, apenas vantagens em relação ao XTol, mas no site da Impex diz que só dá para revelar 10 filmes por litro, enquanto com o XTol dá para revelar 15 filmes (de acordo com a ficha técnica da Kodak).
Desde já, obrigado. Espero ter me expressado de forma relativamente clara,
Atenciosamente, Jules
p.s.: existe uma ficha técnica do XT-3? Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma. Se tiverem dicas sobre o XTol, ficaria muito grato.
Pitt23
Olá, Jules,
O XT-3 e o Xtol foram abordados em detalhes no site photrio.com. Dizem que o XT-3 funciona bem.
Minha experiência é com o Xtol.
Prepare o Xtol com água fervida, trabalhe com cuidado e, se necessário, guarde-o em recipiente hermético. Cuidado, pois podem se desenvolver vários tipos de bactérias...
Não utilize menos do que a quantidade mínima de 100 ml de solução-mãe por filme KB; para a diluição 1+1, são necessários 200 ml por filme.
A diluição 1+1 funciona bem e, nesse caso, é um revelador de uso único. Para grandes consumidores, recomenda-se regenerar a solução-mãe: consulte o manual de instruções.
Para começar, os tempos indicados no manual ou na “tabela de revelação massiva” são adequados; em caso de dúvida, é melhor revelar um pouco mais.
Boa sorte!
Boa luz! Pitt
MirkoBoeddecker
Olá, Jules,
No conjunto de seus parâmetros, o XT-3 é o melhor revelador em comparação com o RODINAL.
No entanto, o RODINAL tem vantagens imbatíveis, que você mesmo destaca em suas perguntas.
Entre elas estão o preço por revelação e a facilidade de dosagem, bem como a nitidez muito elevada combinada com um grão acentuado.
O XT-3, por outro lado, aproveita um pouco melhor a sensibilidade no revelamento padrão e proporciona nitidez com um grão comparativamente muito menor.
No entanto, ao preparar a solução em pó, você deve sempre utilizar todo o conteúdo da embalagem. Embora partamos do princípio de que a tecnologia Captura também permita preparar soluções parciais, isso (ainda) não está comprovado.
Como o orador anterior já sugeriu, você também pode usar a solução de 1 litro como “concentrado” e fazer retiradas parciais em incrementos de 150 ml (= 300 ml de solução de trabalho).
A solução-mãe deve ser mantida à prova de oxigênio. Para isso, você pode usar as garrafas originais de produtos químicos da ADOX, pois elas são herméticas. Após cada retirada, “expulse” o ar comprimindo a garrafa. Como alternativa, coloque em uma garrafa de vidro tantas bolinhas de vidro até que ela fique cheia.
Na verdade, isso é um pouco mais complicado do que deixar a solução-mãe em uma garrafa de 1 litro e revelar os 10 filmes um após o outro (com prolongamento a partir do 4º ou 5º filme).
O método com a solução-mãe funciona muito bem.
Você não deve misturar. Ou seja, você não deve começar a diluir uma solução-mãe que já tenha sido usada em filmes. É claro que tudo isso é possível (teoricamente), mas ninguém vai calcular os fatores a serem aplicados nesse caso. Portanto, sim, prepare uma solução-mãe e outra para a diluição, se for o caso. Normalmente, opta-se simplesmente por um ou outro método. Não vale a pena economizar no revelador e arriscar um filme (muito mais caro).
O fato de indicarmos apenas 10 rolos vem da mesma fonte. Seria possível revelar 15 rolos, mas quanto mais se aproxima do limite de uso, mais instável o sistema fica. Hoje em dia, isso é menos comum. Mas você também poderia revelar 15 rolos no XT-3. A indicação de 10 rolos é mais conservadora.
Atenciosamente,
Mirko
Jules
Ok, muito obrigado pelas respostas!
Isso me ajuda muito, obrigado :)
Abraços, Jules
tth-photo
Olá a todos,
Durante décadas, revelei filmes da Agfa com RODINAL.
Como, infelizmente, já não existem filmes da Agfa há muito tempo, passei a usar filmes da Ilford, ADOX e Foma.
Mas com o RODINAL o resultado não era tão bom.
Com o X-Tol, o resultado com os filmes da Ilford e da Foma é muito melhor do que com o RODINAL.
Diluição 1:1.
Agora vou usar apenas X-TOL.
Boa sorte,
Matthias
MirkoBoeddecker
Olá, Matthias,
Seria ótimo se você pudesse experimentar agora a nossa versão (aprimorada) do X-tol.
Atenciosamente,
Mirko
Jules
Olá, Mirko e Pitt,
achei que já tivesse enviado uma mensagem, mas, por algum motivo, ela não apareceu; por isso, agradeço novamente pelas respostas de vocês, que me ajudaram muito.
Abraços, Jules
tth-photo
tth-photo escreveu:
Olá a todos,
Durante décadas, revelei filmes da Agfa com RODINAL.
Como, infelizmente, já não existem filmes da Agfa há muito tempo, passei a usar filmes da Ilford, ADOX e Foma.
Mas com o RODINAL o resultado não era tão bom.
Com o X-TOL, o resultado com os filmes da Ilford e da Foma é muito melhor do que com o RODINAL.
Diluição 1:1.
Agora vou usar apenas X-TOL.
Boa sorte,
Matthias
Mirko Boeddecker escreveu
Olá, Matthias,
Seria ótimo se você pudesse experimentar agora a nossa versão (aprimorada) do X-tol.
Atenciosamente,
Mirko
Oi,
obrigado pela dica,
quando eu terminar todos os meus pacotes de X-Tol, vou testar o novo X-Tol de vocês.
Boa sorte
Matthias
tth-photo
Olá.
Acabei de testar o ADOX XT3.
A estabilidade do produto nos frascos marrons da Fotompex é muito ruim.
O Xtol da Kodak dura 6 meses ou mais nesses frascos.
O XT3 dura apenas algumas semanas neles.
Como isso pode ser?
Percebi que, quando o XT3 muda de cor, ele não pode mais ser usado.
ManfredAnzinger
tth-photo escreveu
que a durabilidade nos frascos marrons de farmácia da fotoimpex é muito ruim.
Os frascos marrons da FOTOIMPEX só servem como vasos de flores. Para armazenar reveladores de forma hermética, é melhor usar frascos de vidro “Aponorm” com tampa de rosca, que estão disponíveis a preços nada farmacêuticos, em tamanhos variados, na farmácia da esquina e sem nenhum custo de envio. Dessa forma, o XT-3 dura facilmente um ano, assim como o Xtol. Apesar de ser armazenado em frascos de vidro cheios, o XT-3 descolorou levemente (!), mas sempre revelou perfeitamente para mim.
Mais detalhes aqui: >>
Preparação e armazenamento de reveladores em pó
<<
Atenciosamente, Manfred
tth-photo
Muito obrigado pela dica.
tth-photo
Revelei um rolo de filme plano Foma 200 4x5 por 12 minutos com uma diluição de 1+3 usando o Xt3.
O resultado ficou muito bom.
A revelação com diluição 1+3 do filme Ilford HP5 por 18 minutos também ficou muito boa.
Sanug
Os frascos marrons de farmácia podem ser encontrados por preços ainda mais acessíveis em várias farmácias online. Basta digitar “frasco de boca larga” como termo de busca para encontrar esses práticos frascos de boca larga.
Eu sempre preparo o XT-3 com concentração dupla, ou seja, com metade da quantidade de água. Acho que isso melhora a durabilidade e, além disso, facilita o manuseio do kit de 5 litros. Ao diluir, é claro que é preciso fazer o cálculo correspondente.
O que também funcionou bem para mim foi dividir o pó. Embora isso não seja recomendado devido a uma possível separação de fases, eu o fiz mesmo assim após agitar bem e obtive bons resultados.
Alguém aqui tem experiência com o Adox HR-50 com XT-3 na diluição 1+1?