Bobka
Olá
Uma pergunta
Com qual revelador de filme (até ISO 400) é possível obter boa nitidez e grão fino?
Atenciosamente
Gast
Sem dúvida com o ADOX XT-3.
Boa nitidez, grão fino, ecológico.
https://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/adox-xt-3-developer-zum-ansatz-von-1000-ml.html?gclid=Cj0KCQjwgO2XBhCaARIsANrW2X3bGy2Cj7H3MqIK-aazfnODxHbtc_6RIHBzvSY8niFB2lV9X6Cv2woaAg1sEALw_wcB
RalfMichael
Olá,
Além do ADOX, eu recomendaria também os três reveladores da Ilford: ID 11, Microphen e Perceptol. Infelizmente, são um pouco trabalhosos de preparar, mas, como vêm em pó, podem ser armazenados por muito tempo na embalagem original.
Atenciosamente, Ralf
ManfredAnzinger
Mas o Microphen e o Perceptol são reveladores bem específicos! O que se buscava era um revelador universal. E todos os reveladores mencionados precisam ser diluídos, sendo que o XT-3 é o que menos solta pó e o que se dissolve mais rapidamente. Também não é uma boa ideia experimentar todos os tipos de reveladores possíveis. O importante é, primeiro, ganhar experiência com um (1!) revelador e, com isso, otimizar seus próprios processos.
Wolf_XL
...também depende de quantos rolos você revela, em média. Se forem poucos por ano, não recomendo os reveladores em pó. Os pós em si têm uma durabilidade quase infinita, mas as soluções-mãe preparadas não. Nesse caso, eu recomendaria concentrados de revelador líquidos descartáveis, como RODINAL ou HC-110. Também tive boas experiências com o Ultrafin no que diz respeito à durabilidade.
Nordmar
Descobri o revelador de dois banhos, chamado BTTB. Tem validade ilimitada, já que os componentes são separados, e também apresenta um grão extremamente fino. No entanto, eu o uso em filmes de densidade e exposição normais. A receita pode ser encontrada na internet. Encontrei os produtos químicos na Moersch, mais precisamente na loja online de produtos químicos deles. É um pouco trabalhoso na preparação inicial, mas depois fica tudo tranquilo.
Para sua informação: deem uma olhada no YouTube e aqui no "Fotofreunde", eles fizeram uma série de testes de laboratório com ele.
Para nitidez e grãos nítidos, eu uso RODINAL (na câmera pinhole 6 x 6) com filme 400. Fica simplesmente melhor nesse tipo de câmera. Caso contrário (também 6 x 6), mas com tempos de exposição “normais” (por ser com lente) e filme 100, uso o BTTB.
Saudações calorosas do extremo norte da Baixa Saxônia