wolfi0815
Olá a todos,
como vocês fazem quando estão viajando? Revelam os rolos de filme no local ou levam-nos para casa sem revelar?
Não tenho experiência em saber por quanto tempo um filme pode ficar sujeito à exposição, mas sem ser revelado, sem que isso o prejudique. E como fica a questão da temperatura quando viajo para o sul?
Muito obrigado por compartilharem suas experiências
Wolfi
RalfMichael
Olá, Wolfi,
Pelo que sei, os filmes em preto e branco não são sensíveis a isso. Nos últimos anos, em que tenho fotografado menos do que antes, costumo deixar tanto filmes em preto e branco quanto coloridos na câmera por semanas a fio, e isso não causa nenhum dano, desde que a temperatura da casa esteja normal.Nos anos 70, eu era ainda mais despreocupado: em passeios de bicicleta, eu usava regularmente filmes (na maioria em preto e branco), principalmente Ilford Pan F e FP 4, e simplesmente guardava os filmes na mochila ou na bolsa da bicicleta, muitas vezes submetidos à exposição por algumas semanas em qualquer clima, sem tomar precauções especiais.Isso não prejudicou os filmes. Por volta de 1975 ou 1976, em um verão bastante quente, também usei filmes de diapositivos (Fuji), que receberam uma exposição ao calor do verão por até duas semanas na bolsa da bicicleta; esses diapositivos mantêm as cores estáveis até hoje.(Apenas como observação: também os Kodachrome 64 e os filmes de largura reduzida (8/16 mm) Kodachrome 25 mantêm as cores estáveis até hoje, após mais de 40 anos, ao contrário de alguns filmes Revuechrome (Fonte) dos anos 60. Na minha opinião, os filmes expostos podem, portanto, ser guardados por 2 a 3 meses em uma lata à prova de luz.