MirkoBoeddecker
Devido à situação atual da divisão de fotoquímica da Kodak, segue aqui um breve resumo.
O que aconteceu até agora:
No âmbito do processo de falência de 2012, a Kodak separou sua divisão de produtos de consumo e a transferiu como “ativo” para seu principal credor (o fundo de pensão de seus ex-funcionários em Harrow/Reino Unido).
Isso inclui os direitos de distribuição e as marcas de todos os filmes, papéis fotográficos, produtos químicos fotográficos, quiosques fotográficos etc.
O fundo de pensões ficou muito satisfeito por conseguir algo da falência e, a partir daí, administrou a Alaris da maneira como os funcionários públicos costumam fazer. Preservando o patrimônio, avessos ao risco e com pouca emoção, para dizer de forma cautelosa.
Em 2018, tudo foi administrado de tal forma que entrou na zona de prejuízo (embora não houvesse como dar conta de tantos pedidos), a ponto de toda a estrutura ter sido colocada sob uma espécie de escudo de proteção do Reino Unido (uma espécie de administração especial). Isso foi ótimo para os administradores, é claro, pois agora eles não precisavam mais correr riscos e podiam continuar administrando muito bem; o dinheiro caía do céu, vindo dos cofres do Estado, sempre que geravam prejuízo.
Depois disso, eles se propuseram a se livrar de tudo de alguma forma. Em uma primeira ação, a divisão de fotoquímica, papel colorido e quiosques fotográficos foi vendida em 2020 para uma holding chinesa chamada Sino-Promise.
Isso não foi nada mau, pois os chineses já haviam adquirido anteriormente duas antigas fábricas da Kodak na China para fabricar papel fotográfico.
Na época, recebemos uma carta da Alaris informando que a divisão de fotoquímica havia sido vendida e que não poderíamos mais fazer pedidos. A química colorida, porém, continuaria sendo fabricada na China e poderia ser comprada em breve pelo investidor chinês.
É claro que isso nos deixou em alerta (como? o quê? Cores e o preto e branco?) e começamos imediatamente a reprojetar os produtos químicos para preto e branco da Kodak e a implementá-los em nossa própria produção. Além disso, registramos a tradicional marca D-76, pois a consideramos “essencial para o sistema”, como se costuma dizer hoje em dia quando algo precisa ser “salvo”.
Para nossa grande surpresa, porém, após 6 meses, os produtos químicos em preto e branco da Kodak voltaram a ser oferecidos. No entanto, eram de baixa qualidade, o que causou diversos problemas.
Lançamos então o XT-3 como uma versão aprimorada do X-Tol, já que foi com esse revelador moderno que surgiram os maiores problemas.
A Sino-Promise, porém, conseguiu resolver a situação e voltou a colocar temporariamente no mercado produtos químicos da Kodak de boa qualidade (novamente fabricados pela Tetenal).
Em seguida, reduzimos as atividades relacionadas à Kodak e nos concentramos em implementar todos os nossos produtos químicos em nossa própria fábrica, já que a nova Tetenal parecia ser uma empresa bastante instável.
Em dezembro de 2022, a empresa de produção da Tetenal entrou em falência, provavelmente definitiva. Com isso, o mercado carece atualmente de toda a capacidade de produção para os produtos químicos da Tetenal, Kodak e Ilford.
Desde fevereiro de 2023, estamos em condições de fabricar com segurança toda a linha de produtos químicos ADOX em nossas próprias instalações. Somos totalmente independentes de todos os outros participantes do
mercado.
Há duas semanas, fomos informados de que a Sino-Promise interromperia a venda de todos os produtos químicos fotográficos da Kodak. Todos os pedidos foram cancelados. Veremos o que isso significa exatamente — talvez agora outra empresa compre esses produtos?
De qualquer forma, vamos acelerar o ritmo e, além do Xtol (XT-3), lançaremos imediatamente também o D-76.
Assim como o XT-3, em uma versão aprimorada: sem borato, mais solúvel e com Captura.
Ainda não posso dizer se seremos capazes de atender a toda a demanda esperada nos próximos meses. Estamos atualmente ampliando a automação no envase e contratamos dois novos funcionários.
De qualquer forma, não custa nada estocar alguns produtos químicos para os próximos meses. Especialmente no caso dos produtos químicos para revelação colorida, já existem lacunas no estoque.
Estamos fazendo o que podemos.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
A propósito, aqui também é possível fazer perguntas ou deixar comentários.
ChristianS
Mirko Boeddecker escreveu:
A propósito, aqui também é possível fazer perguntas ou comentar.
Olá, Mirko,
Muito obrigado por nos dar uma visão dos bastidores. Isso tem muito valor, considerando todos os artigos sensacionalistas que só dão palpites e inundam a internet.
Gostaria de aceitar a oferta de fazer perguntas e, por isso, acabei de me registrar. Meu interesse é a química das cores, especialmente aqui o (como parece hoje em dia) menino-mau E-6. Além dos fornecedores que você mencionou em sua postagem, há ainda a Fuji Hunt e a Bellini. Eu achava que ambas eram fabricantes, portanto, não afetadas pela falência da empresa de produção por trás da Tetenal & Co. Estou errado?
Qual é a sua avaliação sobre o futuro do E-6 em geral e, caso isso vá muito além do tema propriamente dito do tópico, sobre a disponibilidade desses reveladores?
Atenciosamente,
Christian
PS: Seria ótimo se houvesse tiras de teste E-6 à venda para usuários particulares. Parece que nem mesmo os pacotes habituais de 50 unidades estão mais disponíveis.
Klaus_H
Olá, Mirko,
Não tenho nenhuma pergunta sobre os produtos químicos da Kodak, mas sim um comentário sobre um produto da ADOX, o ATOMAL 49.
Como você escreve no artigo introdutório deste tópico, a ADOX agora tem o controle total e a fabricação da fotoquímica ADOX em casa própria. Respeito — o que essa pequena loja de fotografia de Berlim se tornou!
O ATOMAL 49, em sua forma atual, não se destaca, quando preparado, por sua durabilidade e atividade constante.
O problema com a perda de atividade do produto químico logo após a data de preparação, o que, na diluição 1+1, leva a constantes ajustes do fator de prolongamento do tempo de revelação (palavra e tanto), é incômodo. Se o ajuste (Uwe Pilz escreveu algumas postagens na web sobre isso) for negligenciado, um filme pode ser arruinado muito rapidamente. (De onde eu acho que tirei essa experiência?)
Resumindo: o ATOMAL é um revelador importante. Ele merece uma reformulação que o torne tão confiável quanto era na época da formulação de dois componentes. Naquela época, o revelador ainda podia ser usado após dois meses com tempos de revelação constantes na diluição 1+1 e proporcionava resultados consistentes ao longo desse período.
Atenciosamente,
Klaus
MirkoBoeddecker
Christian S. escreveu
A propósito, aqui também é possível fazer perguntas ou comentar.
Olá, Mirko,
Muito obrigado por nos dar uma visão dos bastidores. Isso tem muito valor, considerando todos os artigos sensacionalistas que só dão palpites e inundam a internet.
Gostaria de aceitar a oferta de fazer perguntas e, por isso, acabei de me registrar. Meu interesse é a química das cores, especialmente aqui o (como parece hoje em dia) menino-mala do E-6. Além dos fornecedores que você mencionou em sua postagem, há ainda a Fuji Hunt e a Bellini. Eu achava que ambas eram fabricantes, portanto, não afetadas pela falência da empresa de produção por trás da Tetenal & Co. Estou errado?
Qual é a sua avaliação sobre o futuro do E-6 em geral e, caso isso vá muito além do tema propriamente dito do tópico, sobre a disponibilidade desses reveladores?
Atenciosamente,
Christian
PS: Seria ótimo se houvesse tiras de teste E-6 à venda para usuários particulares. Parece que nem mesmo os pacotes habituais de 50 unidades estão mais disponíveis.
Tanto a Fuji quanto a Bellini têm capacidade de produção própria. No entanto, pelo que sei, apenas a Fuji possui uma certificação REACH para CD4.
Isso significa que apenas a Fuji pode produzir quantidades significativas de produtos químicos para revelação. Aqui, a Tetenal deixa uma lacuna.
Para o mercado amador, porém, provavelmente seria possível produzir uma quantidade suficiente mesmo sem a certificação.
Nosso próximo passo é o pó C-41.
A propósito, você esqueceu da Jobo. Eles não fabricam isso na Europa, mas disponibilizam para vocês.
MirkoBoeddecker
Klaus_H escreveu
: Olá, Mirko,
Não tenho nenhuma pergunta sobre os produtos químicos da Kodak, mas sim um comentário sobre um produto da ADOX, o ATOMAL 49.
Como você escreve no artigo introdutório deste tópico, a ADOX agora tem o controle total e a fabricação da fotoquímica ADOX em sua própria fábrica. Respeito — o que essa pequena loja de fotografia de Berlim se tornou!
O ATOMAL 49, em sua forma atual, não se destaca, quando preparado, por sua durabilidade e atividade constante.
O problema com a perda de atividade do produto químico logo após a data de preparação, o que, na diluição 1+1, leva a constantes ajustes do fator de prolongamento do tempo de revelação (palavra ótima), é incômodo. Se o ajuste (Uwe Pilz escreveu algumas postagens sobre isso na web) for negligenciado, um filme pode ser arruinado muito rapidamente. (De onde eu acho que tirei essa experiência?)
Resumindo: o ATOMAL é um revelador importante. Ele merece uma reformulação que o torne tão confiável quanto era na época da formulação de dois componentes. Naquela época, o revelador ainda podia ser usado após dois meses com tempos de revelação constantes na diluição 1+1 e fornecia resultados consistentes ao longo desse período.
Atenciosamente,
Klaus
Olá, Klaus,
Nós mesmos fabricamos a química em pó desde 2015. Naquela época, a Calbe havia descontinuado a produção porque isso se tornara muito minucioso para eles.
A fabricação de produtos químicos também não é o nosso maior desafio. O revestimento de emulsões fotossensíveis é muito mais complexo.
Mas voltando ao assunto. O ATOMAL 49 está no topo da lista para uma melhoria na fórmula.
Atenciosamente,
Mirko
ChristianS
A propósito, você esqueceu da Jobo. Eles não fabricam isso na Europa, mas disponibilizam para vocês.
É verdade. Até pouco tempo atrás, como o país de fabricação é o Japão, eu achava que a Fuji estava por trás disso. Mas quando segurei o kit nas mãos, percebi que as proporções da mistura são completamente diferentes das do kit da Fuji e que provavelmente se trata de outro fabricante.
Gast
Que ótima notícia!
Com o ATOMAL, o XT-3 e o D-76, todas as minhas necessidades em termos de reveladores estariam atendidas.
Se vocês tivessem ainda um rolo de filme em rolo de 400 no catálogo, eu poderia dispensar outros fabricantes.
Atenciosamente,
Wolfgang
Klaus_H
Mirko Boeddecker escreveu
... A questão da produção química também não é o nosso maior desafio. ...
O ATOMAL 49 está no topo da lista para uma melhoria na fórmula...
Olá, Mirko,
É bom saber que o ATOMAL está avançando (talvez no “ritmo alemão”?).
Sobre o tema dos filmes em rolo, tenho as seguintes perguntas:
- Qual é a situação atual da produção de filmes em rolo?
- Haverá um filme em rolo da ADOX compatível com infravermelho?
Atenciosamente,
Klaus
MirkoBoeddecker
Klaus_H escreveu
... A questão da produção química também não é o nosso maior desafio. ...
O ATOMAL 49 está no topo da lista para uma melhoria na fórmula...
Olá, Mirko,
é bom saber que o ATOMAL está avançando (talvez no “ritmo alemão”?).
Sobre o tema dos filmes em rolo, tenho as seguintes perguntas:
- Qual é o andamento da produção de filmes em rolo?
- Haverá um filme em rolo da ADOX compatível com infravermelho?
Atenciosamente,
Klaus
Estamos fazendo o que podemos, mas esperamos que seja a um ritmo maior do que o da Alemanha. Afinal, isso parece estar mais para trás do que para frente.
Sobre a produção de filmes em rolo, escrevi algo no outro fórum.
Mas sim, o HR-50 também deve ser lançado em rolo (pseudo-infravermelho).
RudiausWien
Apenas para informação:
Enviei uma consulta à Tetenal sobre as perspectivas futuras do Tetenal Colortec-C41 e recebi a seguinte resposta em 17 de abril de 2023:
"......está previsto voltar a disponibilizar os produtos da série Colortec a partir de junho."
No entanto, ao ler o artigo detalhado do Mirko (muito obrigado por isso!), surgem-me algumas dúvidas.
Aparentemente, a ação da Tetenal já estava planejada há mais tempo, pois agora fica claro o motivo pelo qual a Norderstedter Chemiewerke se tornou uma sociedade limitada (GmbH) em meados de 2022: para levá-la à falência sem manchar novamente o nome da Tetenal 1847.
Atenciosamente, Rudi
Klaus_H
...
Mas voltando ao assunto. O ATOMAL 49 está no topo da lista para uma melhoria na fórmula.
...
Olá, Mirko,
já há alguma novidade a esse respeito? O ATOMAL é descrito no site da ADOX como um processo em duas etapas.
Além disso, de acordo com a embalagem do ATOMAL apresentada, o prazo de validade foi estendido para 6 a 8 semanas.
Isso ainda é um projeto para o futuro ou já é realidade?
Atenciosamente,
Klaus
Kunibert
Muito obrigado pelas informações sobre a situação atual dos fabricantes de produtos fotoquímicos.
Além disso, gostaria de saber como estão as coisas em relação aos filmes coloridos.
Algumas notícias na internet e também um comunicado de imprensa da própria Fujifilm levam a crer que a produção lá está paralisada.
A Ferrania parece não conseguir se recuperar.
A Wolfen/Orwo é opaca e também parece estar em uma situação precária.
Silberra? Enquanto as sanções contra a Rússia permanecerem, provavelmente não veremos esses produtos por aqui.
Muitos filmes indicam que não estão disponíveis no momento. E filmes negativos coloridos que até recentemente eram baratos custam hoje pelo menos dez euros, com tendência de alta.
Há outros fabricantes à vista e, em caso afirmativo, entre eles há algum que possa garantir qualidade e produção estáveis a longo prazo? Como a ADOX se posiciona nesse aspecto?
Na minha opinião, são necessários alguns filmes coloridos baratos para possibilitar a fotografia analógica também a jovens de baixa renda, ou seja, à nova geração.
MirkoBoeddecker
Kunibert escreveu:
Muito obrigado pelas informações sobre a situação atual dos fabricantes de produtos fotoquímicos.
Além disso, gostaria de saber como estão as coisas com os filmes coloridos.
Algumas notícias na internet e também um comunicado de imprensa da própria Fujifilm levam a crer que a produção lá está paralisada.
A Ferrania parece não conseguir se recuperar.
A Wolfen/Orwo é opaca e também parece estar em uma situação precária.
Silberra? Enquanto as sanções contra a Rússia permanecerem, provavelmente não veremos esses produtos por aqui.
Muitos filmes indicam que não estão disponíveis no momento. E filmes negativos coloridos que até recentemente eram baratos custam hoje pelo menos dez euros, com tendência de alta.
Há outros fabricantes à vista e, em caso afirmativo, entre eles estão aqueles que podem garantir qualidade e produção estáveis a longo prazo? Como a ADOX se posiciona nesse aspecto?
Na minha opinião, são necessários alguns filmes coloridos baratos para possibilitar a fotografia analógica também a jovens de baixa renda, ou seja, à nova geração.
Não posso falar sobre concorrentes, mas sim sobre a ADOX e sobre filmes coloridos em geral. Pelo que sei, existem atualmente três fabricantes em todo o mundo capazes de produzir emulsões coloridas:
Kodak em Rochester
Polaroid em Mohnheim (antiga Inoviscoat, antiga Agfa)
Fuji no Japão, mas eles se limitam a processos de filme instantâneo, como o Instax
Não tenho conhecimento de outros fabricantes.
Nós, na ADOX, ainda não chegamos a esse ponto. Ainda não é certo quando poderemos fabricar filmes coloridos e a que preço.
Podemos anunciar o HELIOS com relativa certeza, mas ele também se baseia em matérias-primas de uma empresa que não fabrica mais filmes coloridos.
Atualmente, estamos na fase de desenvolvimento de novas emulsões — o caminho ainda é longo.
O desenvolvimento e a fabricação de um filme colorido com a consistência e a qualidade mencionadas são tarefas para empresas com mais de 1.000 funcionários.
Uma empresa assim é uma ilusão, considerando o nível atual do mercado e os custos de mão de obra nos países do G20.
Existem exceções nos casos em que empresas dão continuidade diretamente ao legado dessas grandes empresas, por exemplo, a Polaroid, que mantém a tecnologia da Agfa.
A Ferrania também tem (teoricamente) chances, e nós também as temos. Um preço adequado para um filme colorido com a qualidade descrita situa-se, no nível de vendas atual, em cerca de 50 euros. Esse seria o preço que se pagaria em qualquer outro setor por um produto dessa complexidade — para volumes de vendas dados. A razão pela qual tais preços não foram cobrados até agora residia na concorrência destrutiva no setor em geral e entre a Fuji e a Kodak em particular, com o resultado de que ambas as empresas viveram de suas reservas em suas divisões de filmes (desgaste do capital humano e do parque de máquinas). A Fuji acabou por desistir e a Kodak enfrenta agora o problema de não conseguir mais dar conta da demanda, uma vez que tanto as instalações de produção estão desgastadas quanto não há mão de obra qualificada disponível (o processo de formação leva facilmente três anos ou mais). Entretanto, os preços estão se aproximando de um nível de mercado justo, o que permite aos fabricantes restantes realizar os investimentos necessários. Ainda precisamos esperar para ver onde (e quando) se estabelecerá um equilíbrio. Talvez eu esteja fora da realidade com meus 50 euros, mas quando vejo o que se ganha com assentos sanitários ou materiais isolantes e as migalhas que a indústria fotográfica recolhe em comparação, algo não está certo. Quase não há mais mão de obra e, se se quer ter alguma, é preciso oferecer algo a ela. Isso não dá certo com 5 euros por rolo. Preços assim só funcionam se a gente pretender fechar as portas em breve.
Por isso, não concordo que haja necessidade de mais rolos baratos.
Atualmente, já poderíamos cobrar 30 euros por um filme colorido, se é que tivéssemos algum...
Kunibert
Mais uma vez, obrigado pelas informações, Mirko. Sem a tecnologia antiga dos antigos gigantes da fotografia, a fotografia analógica não funcionaria de forma alguma. Isso não se refere apenas à tecnologia de fabricação de produtos químicos e filmes, mas também à tecnologia de captura e de câmara escura. E essas tecnologias já têm algumas décadas de existência.
Se os processos de produção, com tudo o que isso implica, são tão caros que as vendas de filmes, produtos químicos e papéis — hoje muito menores do que antigamente — não geram o faturamento necessário para oferecer alguns filmes coloridos de boa qualidade e ainda assim acessíveis, surge a questão de qual a influência disso no recrutamento de novos talentos. Muitos adolescentes e estudantes interessados em tecnologia retrô, mas com pouco dinheiro, provavelmente não poderão mais se dar ao luxo desse lazer. E muitos mais velhos também estão desistindo. No meu círculo de conhecidos, que inclui alguns fotógrafos, o clima é de que ainda se quer usar os filmes que estão na geladeira. Mas quando eles acabarem, não vão mais comprar novos filmes coloridos. Surge, então, a questão das perspectivas para a fotografia analógica como um todo. Que clientes com poder ou disposição para pagar restarão e garantirão de forma sustentável as vendas necessárias?
Por falar em dinheiro. “Quase não há mais mão de obra e, se se quiser ter, é preciso oferecer algo a ela.”
A Polaroid está procurando atualmente, para Monheim, funcionários de produção para 40 horas por semana em dois turnos, por 2.600 € brutos. Desse valor, restam cerca de 1.780 € nas faixas de imposto 1 e 2. Quem se mudar para lá para esse tipo de trabalho pagará, como aluguel por um apartamento de dois quartos com cerca de 65 m², cerca de 600 a 800 € sem despesas. A isso somam-se pelo menos mais 250 € para despesas acessórias, luz e aquecimento. Não sobra muito para outras despesas. E trabalhar 40 horas em dois turnos provavelmente fará com que muitos desistam.
É compreensível, portanto, que os fabricantes precisem de mais dinheiro. Mas se os preços subirem a ponto de tornar a fotografia analógica cara demais para muitos, eles vão desistir. É certamente difícil para os fabricantes e o comércio não darem um passo em falso nessa caminhada na corda bamba, especialmente porque ninguém tem uma bola de cristal confiável que permita vislumbrar o futuro.
Dieter_Wilhelm
Para mim (e talvez para outros também), um kit químico (C41 ou E6) no formato de um litro é o ideal.
Outra questão é a disponibilidade do revelador T-MAX.
Além da facilidade de uso, por que eu poderia substituí-lo (Ilford DD-X?)
E o fixador T-MAX (remoção do véu rosa), por que eu poderia substituí-lo?
Atenciosamente, Dieter
ChristianS
: Pelo que sei, atualmente existem três fabricantes em todo o mundo capazes de produzir emulsões coloridas:
(...)
A Fuji, no Japão
,
mas eles se limitam a processos de filme instantâneo
,
como o Instax
Olá, Mirko,
isso significa que a Fujifilm realmente não fabrica mais filmes coloridos? A informação é confiável? Afinal, só se ouve rumores sobre isso.
Atenciosamente,
Christian
RudiausWien
Dieter_Wilhelm escreveu:
Para mim (e talvez para outros também), um kit químico (C41 ou E6) no formato de um litro é o ideal.
Outra questão é a disponibilidade do revelador T-MAX.
Além da facilidade de uso, por que eu poderia substituí-lo (Ilford DD-X?)
E o fixador T-MAX (remoção do véu rosa), por que eu poderia substituí-lo?
Atenciosamente, Dieter
Em uma postagem em maio, relatei que a Tetenal respondeu a uma consulta sobre a série Colortec (C41, E6) informando que a data de entrega prevista era 23 de junho. A resposta chegou rapidamente na época (em 24 horas).
Então, há cerca de três semanas, enviei outro e-mail perguntando e até hoje não recebi resposta. Para mim, parece que eles estão fingindo que não existem ou já fecharam as portas.
Atenciosamente, Rudi
ausJENA
A ADOX tem planos de reproduzir o antigo xarope HC110 e relançá-lo no mercado?
MirkoBoeddecker
De JENA: O xarope HC-110 está disponível novamente desde 2025.
Gast
ausJENA escreveu
: A ADOX tem planos de reproduzir o antigo HC110 e relançá-lo no mercado?
Para quê?
Afinal, ainda existem o Ilford HC e o Bellini Euro HC.
Embora o preço de 74 € da Ilford seja um verdadeiro absurdo.
Sem falar que hoje em dia existem reveladores muito melhores do que o HC-110.