highscore
Oi, pessoal
Acabei de comprar três rolos Orwo NP20 no eBay para conseguir os cartuchos de filme para minha Petri de meio-formato.
Como não gosto de desperdiçar, enchi o primeiro rolo rapidinho.
Revelei em R09 por 10 minutos (12 minutos teria sido melhor).
O resultado é interessante e assustador ao mesmo tempo.
Todas as fotos ficaram com uma espécie de padrão de teia de aranha.
Devido à data de validade 12/92, eu imaginei que só tivesse mais uns 15 DIN (restantes) e realizei a exposição de acordo com isso.
Mas parece que a radioatividade fez um belo trabalho aqui.
É uma pena, pois ele me parece ter um grão fino.
Se alguém tiver vontade de brincar com esses dois rolos de filme que sobraram,
eu envio o material por correio; caso contrário, vai para o lixo.
De qualquer forma, agora tenho meus três cartuchos vazios.
Atenciosamente,
Highscore
Sandro
Quando se revela os filmes Orwo NP com o revelador original, o resultado fica ótimo. Mesmo que já tenham 30 anos de exposição. ;-)
Toga
Os filmes Orwo NP 22 geralmente ainda estão em boas condições de uso.
tomsand
Então, dá para usar…? Se estiveram refrigerados o tempo todo, talvez ainda dê certo. Mas, mesmo assim, os filmes perderam sensibilidade e ganharam um véu de fundo. Se realiza a exposição do NP20 como 50 ASA e depois revelá-lo em D76 stock ou A49 stock ou F43 (Final) ou RODINAL 1:25 ou em ácido ascórbico 2 g/soda 5 g/metol 0,2 g (1:1) com tempos de revelação relativamente curtos, obtêm-se resultados de grão fino e utilizáveis. De todos os reveladores à base de fenidona, como o Xtol ou o Mikrophon, eu preferiria evitar usá-los com filmes sobrepostos dessa forma.
Gast
O padrão em forma de teia de aranha parece indicar que a emulsão secou e ficou quebradiça. Isso pode acontecer com filmes mais antigos. A tensão mecânica exercida durante o rebobinamento (na câmera ou na caixa de revelação) causa rachaduras na emulsão, que assumem essa aparência.