Infelizmente, não tenho experiência pessoal com o kit de revelação SCALA.
Mas, ao determinar tempos de revelação iniciais desconhecidos pelo método “convencional” — com seus cinco a seis banhos (Dokumol como revelador; meu filme principal é o Fomapan R100) —, tentei primeiro me orientar pelos valores conhecidos para esse filme em outros reveladores e, a partir disso, deduzir os tempos adequados.
Exemplo prático
: para dois Agfapan APX100 antigos (com validade vencida há mais de 14 anos) que estavam no meu congelador, comparei os tempos antigos para o APX100, retirados do manual do kit Tetenal, com os tempos indicados ali para o Plus-X-Plan.
Se necessário, consultei também a tabela do kit de revelação Foma.
Em seguida, tirei de uma tabela o tempo do Plus-X-Pan para o “meu” revelador inicial atual e, a partir disso, deduzi um tempo para o APX 100.
Uma regra prática: o revelador inicial da Tetenal era, com o Plus-X-Pan, aproximadamente duas vezes mais rápido que o meu revelador atual. Então, também dobrei o tempo do Tetenal para o Agfapan.
Acertou em cheio :thumbs-up: . Os dois APX 100 vencidos em 2009 ficaram ótimos.
(Observação: com o APX 100 atual, o revelamento reverso não deve mais levar a resultados utilizáveis.)
É claro que é preciso levar em conta a sensibilidade ISO do filme: O antigo APX 100 deveria ser submetido à exposição a ISO 200/24 DIN ao ser revelado com o kit Tetenal.
Admito: tudo isso é um método de tentativa e erro — mas eu também não sabia de nada melhor.
Segundo exemplo, desta vez, por causa da escassa base de dados, digamos, um pouco aleatório
: Eu queria descobrir o tempo de revelação inicial do filme infravermelho Rollei ISO 400/27 DIN. Como se sabe, trata-se de um filme negativo.
O Plus-X-Pan serviu como “filme de referência”:
No “meu” revelador, o Plus-X-Pan precisaria ficar 7 minutos em banho para a revelação reversa.
No D-76, ele precisaria de cerca de 6 minutos para o revelamento negativo.