Infelizmente, não tenho experiência pessoal com o kit de revelação SCALA.
Mas, ao determinar tempos de revelação iniciais desconhecidos pelo método “convencional” — com seus cinco a seis banhos (Dokumol como revelador; meu filme principal é o Fomapan R100) —, tentei primeiro me orientar pelos valores conhecidos para esse filme em outros reveladores e, a partir disso, deduzir os tempos adequados.
Exemplo prático
: para dois Agfapan APX100 antigos (com validade vencida há mais de 14 anos) que estavam no meu congelador, comparei os tempos antigos para o APX100, retirados do manual do kit Tetenal, com os tempos indicados ali para o Plus-X-Plan.
Se necessário, consultei também a tabela do kit de revelação Foma.
Em seguida, tirei de uma tabela o tempo do Plus-X-Pan para o “meu” revelador inicial atual e, a partir disso, deduzi um tempo para o APX 100.
Uma regra prática: o revelador inicial da Tetenal era, com o Plus-X-Pan, aproximadamente duas vezes mais rápido que o meu revelador atual. Então, também dobrei o tempo do Tetenal para o Agfapan.
Acertou em cheio :thumbs-up: . Os dois APX 100 vencidos em 2009 ficaram ótimos.
(Observação: com o APX 100 atual, o revelamento reverso não deve mais levar a resultados utilizáveis.)
É claro que é preciso levar em conta a sensibilidade ISO do filme: O antigo APX 100 deveria ser submetido à exposição a ISO 200/24 DIN ao ser revelado com o kit Tetenal.
Admito: tudo isso é um método de tentativa e erro — mas eu também não sabia de nada melhor.
Segundo exemplo, desta vez, por causa da escassa base de dados, digamos, um pouco aleatório
: Eu queria descobrir o tempo de revelação inicial do filme infravermelho Rollei ISO 400/27 DIN. Como se sabe, trata-se de um filme negativo.
O Plus-X-Pan serviu como “filme de referência”:
No “meu” revelador, o Plus-X-Pan precisaria ficar 7 minutos em banho para a revelação reversa.
No D-76, ele precisaria de cerca de 6 minutos para o revelamento negativo.
No D-76, o Rollei infravermelho precisaria de 10 minutos e 50 segundos.
Então, concluí que o Rollei infravermelho precisaria de cerca de 12 minutos e 40 segundos no “meu” revelador inicial.
Como valor de referência, 12 minutos realmente se mostraram adequados.
No entanto, com filme infravermelho, não dá para evitar os testes: com filtro de 720 nm, obtém-se um fator de prolongamento de cerca de 40 — mas, para motivos importantes, faço sempre uma série de exposições.
Nos primeiros filmes de teste, por engano, eu os superexposi em uma ou duas aberturas. Nesse caso, o tempo adequado de revelação inicial ficou mais próximo de 9 a 9 minutos e meio.
Voltando ao candidato
Fomapan 100R no conjunto ADOX SCALA
, seguindo esse método:
O único processo para o qual encontro dados sobre os dois filmes é
o de Klaus Wehner
:
já
foi
discutido aqui no fórum
há anos. Talvez isso ajude você.
Vale ressaltar: a temperatura lá é de 22 graus!
O ADOX SCALA 160, segundo Wehner, precisa de 19 minutos para a sensibilidade nominal e 22 minutos para ISO 200/24 DIN.
O Fomapan R100, para ISO 200/24 DIN, precisa de 11 minutos e 30 segundos. Ou seja, metade do tempo para a mesma sensibilidade.
No processo Adox SCALA, encontro para o Adox SCALA 160 a 24 (!) graus 8 minutos.
Então
, poderia
-se tentar com o Fomapan a 24 graus com pouco mais de 4 minutos.
Mas
: eu só recomendaria 24 graus para o Fomapan a título de teste. Consequentemente, eu me basearia nas curvas de temperatura/tempo de revelação anteriormente contidas nos manuais da Ilford, reduziria a temperatura do processo para 20 graus e prolongaria o tempo de revelação inicial de acordo.
Último passo: o tempo calculado até agora se aplicava a ISO 200/24 DIN. Para a sensibilidade nominal ISO 100/21 DIN, eu reduziria um pouco o tempo. Um valor de referência, deduzido a partir de tempos conhecidos para “meu” processo, seria um quarto mais curto.
O melhor é usar um pedaço de filme com uma série de exposições de talvez cinco ou seis fotos de um motivo sem problemas de contraste. Eu faria a superexposição e a subexposição em passos inteiros de abertura, de duas aberturas abaixo até duas aberturas acima.
Sobre o
banho de branqueamento
:
No caso do banho de branqueamento com permanganato de potássio, após alguns contratempos, comecei a retirar o filme da lata e a verificá-lo imediatamente após o escoamento. Ele deve estar amarelo-limão.
Explicitamente: não devem mais ser visíveis manchas da cor de fezes... hum, marrom-escuras desagradáveis.
Se ainda houver algumas — não entre em pânico! Você pode continuar o clareamento por mais alguns minutos — e, na fase experimental, eu tentaria isso primeiro.
Muitas vezes, porém, o banho de branqueamento está esgotado. Nesse caso, coloque o filme de volta na lata, prepare um novo banho de branqueamento com calma e clareie por mais quatro ou cinco minutos. Até agora, isso resolveu tudo, e foi possível prosseguir com o banho de fixação e o banho de clarificação.
Para a primeira tentativa com o Fomapan R100, talvez eu começasse com o tempo do Adox SCALA 50: 4 minutos, se não me engano.
Se isso não for suficiente na verificação, veja acima: talvez prolongar por mais dois minutos.
A propósito: pode-se ler que, quimicamente, é quase impossível clarear por tempo demais. Isso coincide com minhas experiências. No entanto, eu limitaria o tempo de branqueamento ao mínimo se estivesse lidando com uma emulsão sensível.
O filme infravermelho Rollei é um desses casos: ele precisa ser tratado como um ovo cru — caso contrário, a emulsão se solta :flushed-face: . Enxágue e mexa com cuidado e, acima de tudo, não deixe no branqueador por muito tempo.
Percebe-se que o banho de branqueamento com permanganato está no fim, no máximo, durante a lavagem posterior: quando a coloração rosada da água escoada da lata começa a desaparecer visivelmente mais cedo do que com um banho de branqueamento novo.
Na minha prática (tanque Jobo 1510, cerca de 230 ml de líquido com a lata girando manualmente durante os banhos), com o banho de branqueamento fresco, ela ainda é levemente visível após o segundo enchimento da lata para lavagem (10 inclinações em cada). Com o banho de branqueamento usado, ela já desapareceu completamente.