Heiko_W
Olá a todos,
Não consegui encontrar nada de concreto nas minhas pesquisas. Até agora, sempre revelei o Adox HR-50 com o FX39 na proporção 1+9 e os resultados foram satisfatórios. Entretanto, o XT-3 passou a ser o meu revelador principal. No entanto, não encontro nenhuma indicação sobre tempos de revelação com o XT-3/XTOL nem na ficha técnica do HR-50, nem (é claro) na antiga ficha técnica do XTOL. A única indicação que encontrei vem do Massive Dev Chart (9,5' a 20 °C e 1+1), mas sem indicação de fonte, por isso estou um pouco inseguro quanto a esse tempo.
Pergunta para todos e, especialmente, para a equipe da ADOX/FOTOIMPEX, já que ambos os componentes são da ADOX: quais seriam bons valores iniciais para o ADOX HR-50 e o ADOX XT-3 em 1+1 e 1+2?
Atenciosamente,
Heiko
matthias28
Oi.
Ainda não usei o HR-50, mas o XT-3 / Xtol é o meu revelador favorito.
1+2 é melhor do que 1+1
Entretanto, também já usei com 1+3 e é pelo menos tão bom quanto.
Revelei Foma 200 e Foma 400 com ótimos resultados — como eu esperava, já que faço fotos em preto e branco há décadas.
Por que você não experimenta?
Heiko_W
Olá, matthias28,
Preciso testar essa combinação. Estou procurando valores iniciais úteis/verificados. O Foma 200 no XT-3 também seria interessante; no FX39, achei a imagem muito granulada, o ATOMAL ficou bem melhor nesse caso, mas isso, na verdade, é assunto para outra conversa.
Atenciosamente, Heiko
Heiko_W
Olá,
uma breve atualização. Revelei um primeiro HR-50 em XT-3 1+1, por 9 minutos a 20 °C, tendo realizado a exposição com ISO 25. Os resultados estão bons até agora, a densidade está adequada (para o meu scanner) e a definição das sombras é boa. O que chama a atenção, porém, é o grão, no sentido de que, embora seja muito fino, também parece muito “pastoso”, “desgastado”, como em um revelador de grão fino. Não conheço isso do XT-3 e de outros filmes até agora.
Atenciosamente,
Heiko
Sanug
O HR-50 produz imagens com alto contraste. Uma diluição elevada ajuda a suavizar o resultado. Obtive resultados bastante satisfatórios com o XT-3 na diluição 1+3, 16 minutos, em banho de revelação Ilford.