GBoos
Olá,
como se faz para colocar um rolo de filme 35mm Fomapan em uma espiral Paterson sem que ele fique completamente preso a cerca de 40 cm do fim?
Hoje e anteontem, precisei de cinco tentativas em cada ocasião, e em um dos casos só consegui cortando o filme cinco fotos antes do fim.
?
Isso nunca aconteceu comigo antes, nem com filmes Ilford nem com Agfa.
Atenciosamente,
Gregor
Magirus
Olá
Por favor, verifique se o carretel está nivelado ou se há algum defeito
Isso aconteceu comigo com a Jobo.
Eu também uso as caixas AP, que são parecidas.
Atenciosamente, Bernd
grommi
Olá, Gregor, alguns filmes têm uma torção forte em torno do eixo de enrolamento, e isso também costumava fazer com que eles ficassem presos no meu aparelho. Desde que passei a dobrar com força os primeiros centímetros entre o polegar e os outros dedos — e, no caso de filmes particularmente rígidos, quase a dobrá-los para trás —, eles deslizam sem o menor problema.
€
Talvez isso ajude você também.
Sandra
Oi, Gregor,
Primeiro, as perguntas de sempre: o carretel estava 100% seco? E suas mãos também? Você estava usando luvas (de algodão ou descartáveis)?
Independentemente do tipo de filme usado, ele “desliza” melhor no carretel de plástico se você lubrificá-lo de vez em quando com grafite, bem delicadamente. Pega um lápis bem apontado ou uma lapiseira e passa-a levemente ao longo das espirais — não aplique grafite em excesso, senão o excesso vai acabar no filme ;) Funciona muito bem. Fora isso, é claro, sempre limpa bem as espirais de resíduos de agentes umectantes. Se não, essa substância se acumula e pode causar outras surpresas desagradáveis...
Talvez você já saiba de tudo isso, já que esses não foram seus primeiros filmes, mas isso me veio espontaneamente à mente.
Depois dos filmes Foma, você voltou a enrolar filmes de outros fabricantes sem problemas? Seria interessante saber se o problema está no filme Foma ou se a causa deve ser procurada em outro lugar.
Atenciosamente
Sandra
Sandra
Urnes
Normalmente, funciona melhor se você cortar a aba do filme em linha reta e, em seguida, cortar os dois cantos da ponta do filme em ângulo. Se, mesmo assim, o filme ficar preso na ponta, bata levemente com a palma da mão nos lados esquerdo e direito da espiral até que ele se solte.
€
Atenciosamente, Sven.
GBoos
Parece que esse é um fenômeno bastante comum.
Vou testar todas as dicas, mas, no momento, não tenho nenhum filme em rolo para revelar.
Muito obrigado.
Estou curioso para ver o que vai acontecer quando colocar um filme em rolo nos carretéis pela primeira vez; amanhã vou receber uma Zeiss Ikon Nettar.
€
Atenciosamente, Gregor
Urnes
No caso dos filmes em rolo, você também deve cortar os cantos. Assim fica mais fácil. É claro, no escuro.
Atenciosamente, Sven.