MirkoBoeddecker
Outras sugestões, por favor, na resposta.
AxelSchumann
Certamente se refere ao revelador de três banhos Colortec E-6, não é?
Atenciosamente, Axel Schumann
AndreasPassian
Mas o mais importante para mim seria o Protectan – gás de proteção. Pela minha experiência, ele também é muito procurado entre meus conhecidos que trabalham com fotografia analógica.
MirkoBoeddecker
Axel Schumann escreveu:
Certamente se refere ao revelador Colortec E-6 de três banhos, não é?
Claro :winking-face: — exatamente esse.
Schwarzweißdenker
1. O Protectan (já mencionado) é, pelo que sei, gás de isqueiro. Bastaria, portanto, disponibilizar um bico pulverizador adequado com saída em mangueira, que pudesse ser acoplado às garrafas de gás de isqueiro comuns no mercado.
2. Mirasol 2000 Antistatic. Além de componentes bactericidas (que o Adoflo II também possui), contém componentes fungicidas que protegem a emulsão contra o ataque de fungos.
3. No caso do Neofin (já mencionado), não considero tanto a formulação digna de ser preservada (o ADOX FX-39, pelo que sei, é semelhante ao Neofin), mas sim a embalagem: uma ampola para o enchimento de uma lata (500 ml, com fatores de diluição para outros tamanhos comuns). Interessante para iniciantes e laborantes ocasionais que não querem se preocupar com a validade de embalagens abertas. Também para reveladores que são usados apenas ocasionalmente, veja a documentação anterior do Neofin. Talvez até mesmo como uma linha de produtos: revelador padrão, de grão fino, de nitidez, revelador com maior aproveitamento da sensibilidade.
Produtos Tetenal descontinuados:
4. Repolisan para tratamento de filmes arranhados
5. Limpador de tanque para remoção de resíduos
6. Porta-tiras de teste. Com ele, era possível expor cinco tiras de teste na mesma posição em uma folha de 10 x 15 cm
Gast
Andreas Passian escreveu:
“O mais importante para mim, porém, seria o Protectan – gás protetor. Pela minha experiência, ele também é muito procurado entre meus conhecidos que praticam fotografia analógica.
Protectan e Ultrafin Plus seriam a minha escolha.
AxelSchumann
Sobre o ponto 2: Tenho obtido bons resultados com o Tetenal Colortec C41, preparando porções de 500 ml cada. Pela minha experiência, a solução dura mais de 6 semanas.
Para isso, utilizo o revelamento clássico em lata para filmes coloridos 120 (500 ml) e 135 (250 ml), agitando a 30 °C. Até agora, uma preparação sempre revelou
8 filmes com boa qualidade, na minha opinião. Assim, consegui revelar 16 filmes coloridos em meio ano.
Sobre o ponto 3: O que significa “desvantagem: controle de temperatura”?
Rolf-Werner
Para mim também, o primeiro que me vem à cabeça é o Protectan.
Depois, os kits C41, embora eu ache que os pós sejam melhores para o uso amador por causa da durabilidade. No meu caso, pelo menos, geralmente encontro tempo para trabalhar na Duka de forma espontânea e de última hora. Por isso, até agora sempre encomendo de acordo com a disponibilidade e espero poder usar o produto em breve. Da última vez, porém, se passaram dois anos até que eu realmente pudesse usar o kit Tetenal de 1 litro, com uma sensação estranha no estômago... Ainda funcionou bem, mas nunca se sabe.
Pequenos kits de pó de 1 litro, que poderiam vir em embalagens com cinco unidades para atender a uma demanda maior, seriam mais fáceis de gerenciar para mim. Assim, eu também não precisaria me preocupar com os concentrados depois de abertos (normalmente, espera-se um preço por litro melhor para uma quantidade maior, caso contrário, não faria sentido). Muitas vezes, porém, precisa-se de apenas 500 ml ou menos — portanto, sachês ainda menores também não seriam uma má ideia.
E, pelas mesmas razões, gostaria de ver o RA4 em pó, caso isso seja tecnicamente viável.
Atenciosamente,
Rolf
MirkoBoeddecker
Rolf-Werner escreveu:
Para mim também, o primeiro que me vem à cabeça é o Protectan.
Depois, os kits C41, embora eu ache que o pó seja melhor para o uso amador por causa da durabilidade. No meu caso, pelo menos, geralmente encontro tempo para trabalhar na Duka de forma espontânea e de última hora. Por isso, até agora sempre encomendo de acordo com a disponibilidade e espero poder usar o produto em breve. Da última vez, porém, se passaram dois anos até que eu realmente pudesse usar o kit Tetenal de 1 litro, com uma sensação estranha no estômago... Ainda funcionou bem, mas nunca se sabe.
Pequenos kits de pó de 1 litro, que poderiam vir em embalagens com cinco unidades para atender a uma demanda maior, seriam mais fáceis de gerenciar para mim. Assim, eu também não precisaria me preocupar com os concentrados depois de abertos (normalmente, espera-se um preço por litro melhor para uma quantidade maior, caso contrário, não faria sentido). Muitas vezes, porém, precisa-se de apenas 500 ml ou menos — portanto, sachês ainda menores também não seriam uma má ideia.
E, pelas mesmas razões, gostaria de ter RA4 em pó, caso isso seja tecnicamente viável.
Atenciosamente,
Rolf
Pesar pequenas quantidades de pó é, infelizmente, extremamente trabalhoso e caro de produzir. Não existem máquinas para isso (exceto por uma construção especial inviável financeiramente).
Isso significa que, por mais tentadores que sejam os saquinhos de pó, teríamos que cobrar tanto por eles que o preço acabaria sendo pouco atraente (custos de mão de obra representam cerca de 3/4 do preço).
Com produtos químicos líquidos, a situação é diferente. Nesse caso, existem máquinas e é possível envasar rapidamente até mesmo pequenas quantidades.
A Magic Box tinha apenas 250 ml — não fazemos esse tipo de produto, mas kits de meio litro seriam uma alternativa, envasados em concentrados de 100 ml.
Além disso, o C-41 RTU pode ser estabilizado por até 24 meses (com conservantes adequados).
Mas ninguém pergunta sobre isso. Alguém tem experiência com RTU (ReadyToUse)?
Isso me parece ser a melhor opção exatamente para esse caso de uso.
Rolf-Werner
Nunca me deparei com RTU. Isso já existiu? Pelo menos eu nunca tive nada assim.
Você quer dizer, já pronto para uso, por exemplo, em frascos de 500 ml? O preço seria o mesmo da quantidade correspondente de concentrado? Bem, no caso de um banho duplo, um pacote teria o mesmo peso de um conjunto de RA4, eu acho. Senão, acabaria pesando bastante, não é?
Atenciosamente,
Rolf
MirkoBoeddecker
Rolf-Werner escreveu:
“Nunca me deparei com RTU. Isso já existiu? Pelo menos eu nunca tive nada assim.”
Você quer dizer, já pronto para uso, por exemplo, em garrafas de 500 ml? O preço seria o mesmo da quantidade correspondente de concentrado? Bem, no caso de um banho duplo, um pacote teria o mesmo peso de um conjunto de RA4, eu acho. Senão, acabaria pesando bastante, não é?
Atenciosamente,
Rolf
Exatamente isso seria, por exemplo, um litro de solução de trabalho já preparada e estabilizada de forma a durar. Assim, você tem um ano para revelar seus 8 a 10 filmes.
Para aplicações ocasionais, é perfeito, pois mesmo 500 ml preparados com Colortec “pediria para ser trocado” após 4 a 5 filmes em 4 a 6 semanas.
Para mim, isso já seria demais (para cores).
MirkoBoeddecker
[quote="Axel Schumann"]
Sobre o ponto 3: O que significa “Desvantagem: regulação da temperatura”?
[/quote]
Os concentrados podem ser diluídos com água à temperatura adequada. As soluções-mãe precisam ser levadas “de alguma forma” à temperatura de trabalho...
matthias28
Olá.
Protectan
e Repolisan para melhorar películas riscadas
Tiras de teste para banho de fixação: medidor de acidez, ref. 4596
Obrigado pela pesquisa
Rolf-Werner
Mirko Boeddecker escreveu
Rolf-Werner escreveu:
Nunca me deparei com RTU. Isso já existiu? Pelo menos eu nunca tive nada assim.
Você quer dizer, já pronto para uso, por exemplo, em garrafas de 500 ml? O preço seria o mesmo da quantidade correspondente de concentrado? Bem, no caso de um banho duplo, um pacote teria o peso de um conjunto de RA4, eu acho. Senão, isso acabaria pesando bastante, não é?
Atenciosamente,
Rolf
Exatamente isso seria, por exemplo, um litro de solução de trabalho pronta e estabilizada de forma a durar. Assim, você tem um ano para revelar seus 8 a 10 filmes.
Para aplicações ocasionais, é perfeito, pois mesmo 500 ml preparados com Colortec “clamam” por reposição após 4 a 5 filmes em 4 a 6 semanas.
Para mim, isso já seria demais (para cores).
Ah, sim, se isso for possível, eu acharia ótimo — desde que não encareceria desnecessariamente o processo, tanto na produção quanto no envio.
Saudações,
Rolf
Franky
"RTU" (nunca tinha ouvido falar desse termo :-) para C41 em 500 ml também me parece ótimo! É exatamente a quantidade ideal para um amador, se fosse para revelar 5 ou 6 filmes em 12 meses.
Franky
Agora, não tenho mais dificuldade em controlar a temperatura, depois que descobri o método com o Sous-Vide-Stick. Com ele, dá para controlar tudo muito bem no banho-maria.
MirkoBoeddecker
Franky escreveu
"RTU" (nunca tinha ouvido falar desse termo :-) para C41 em 500 ml também seria ótimo! É exatamente a quantidade ideal para amadores, se fosse para revelar 5 ou 6 filmes em 12 meses.
RTU vem da química de laboratórios especializados. Na verdade, isso existia ou existe em todos os lugares e simplifica o processo. A diluição e a preparação inicial são dispensadas, então há menos chance de errar :winking-face:
JürgenRiebl
O que mais sinto falta é do produto químico RA4 para o processamento à temperatura ambiente na bandeja.
MirkoBoeddecker
Jürgen Riebl escreveu:
O que mais sinto falta é do RA4 Chemistry para o processamento à temperatura ambiente na bandeja.
:hundred-points: já estamos trabalhando nisso há dois anos. Isso já precisava ser resgatado há muito tempo ;-)
AxelSchumann
Franky escreveu:
“Agora acho que a regulação da temperatura não é mais um problema, depois que descobri o uso do bastão de sous-vide. Com ele, dá para controlar tudo muito bem no banho-maria.”
Concordo com isso. Eu também uso um Sous-Vide-Stick para o revelamento de filmes coloridos em lata no banho-maria e para controlar a temperatura dos produtos químicos, por exemplo, a 30 °C.
Basta experimentar um pouco para ajustar a temperatura correta no Sous-Vide-Stick, que fornece exatamente a temperatura desejada no banho-maria.
Por isso, em vez do Colortec C-41, eu também me daria bem com a versão 3 (soluções de preparação estabilizadas).
A discussão aqui se sobrepõe ao
renascimento do
Theodor Teichgräber.
Dá para juntar as duas? EDIT: Já está feito.