Kebeker
Saudações do Canadá,
(Estou usando um software de tradução; por favor, desculpem a qualidade da linguagem)
Estou adorando fazer experiências com meu rolo de 30 m de CMS 20 II e diversos reveladores fotográficos, e em breve também vou experimentar o ADOTECH 4. Gostaria de saber se o uso de água desmineralizada (por osmose) em vez da água destilada recomendada pode causar problemas no revelamento do CMS 20 II. A água desmineralizada não contém íons dissolvidos, mas pode conter contaminações orgânicas da garrafa plástica, o que poderia alterar as propriedades do filme revelado.
Por outro lado, há alguma vantagem em usar água “nanopura” para o processamento do CMS (água com resistividade de 18 megaohms por centímetro quadrado)?
Estou torcendo pela ADOX e mal posso esperar para ver o que vem a seguir.
Wolfgg
Olá,
minhas medições, realizadas há alguns anos, revelaram os seguintes valores de condutividade em uS/cm:
água destilada do supermercado 3
neve derretida 5
água de osmose 10 (membrana nova)
água da chuva 18
água da torneira 500
Portanto: uma membrana de osmose nova remove 98% dos sais da água da torneira. Se eu fosse você, testaria isso. Fotografe o mesmo motivo em dois pequenos pedaços de filme e revele um com revelador preparado com água destilada e outro com revelador preparado com água de osmose. Minha suposição: se a membrana de osmose ainda estiver boa, você não vai notar diferença.
Saudações ao Canadá
Wolfgang