Ralf Michael escreveu:
Olá a todos,
bem, em caso de dúvida, eu compraria um revelador novo, por exemplo, os mostrados acima, antes que um filme se estrague irremediavelmente. Afinal, não é tão caro assim. No entanto, o RODINAL da Agfa costumava realmente ter uma validade muito longa; há alguns anos, encontrei dois frascos de RODINAL (ainda de vidro) da minha época de escola, que na época tinham cerca de 20 anos; um estava aberto, o outro nunca tinha sido aberto. Revelei em ambos dois pedaços curtos de filme (apenas com fotos de teste), e funcionou perfeitamente.Antigamente, nos frascos de RODINAL também constava que o concentrado tinha validade ilimitada na garrafa fechada e, uma vez aberto, valia por 6 meses. Não sei se o RODINAL ainda tem a mesma fórmula hoje em dia; por precaução, eu não usaria o concentrado aberto por mais de 1 ano.
Atenciosamente, Ralf
O segredo eram os
frascos de vidro fechados ou com gás inerte. Em nossos excelentes frascos de plástico, eu estimaria no máximo 5 a 10 anos, mas apenas se forem frascos originais ainda fechados ou se tiver sido utilizado gás inerte.
O RODINAL aberto também não durava tanto tempo há 50 anos.
Conforme descrito no artigo cujo link está acima, as garrafas de vidro são insuperáveis. Em seguida, vêm nossas garrafas de PE-PA e PET.
Em termos de envio, as garrafas de vidro são, naturalmente, um pesadelo. Se descontarmos todo o RODINAL desperdiçado devido a garrafas de vidro quebradas durante o envio pelo correio, estamos em melhor situação hoje :-)
Atenciosamente,
Mirko